A pecuária sustentável é uma abordagem inovadora que vem ganhando cada vez mais espaço e tem como principal objetivo equilibrar a criação de animais com a preservação do meio ambiente.

Basicamente, a prática da pecuária sustentável consiste em encontrar soluções para minimizar os impactos negativos do trabalho com animais de produção no meio ambiente, além de buscar formas mais responsáveis de criar gado leiteiro ou de corte.

Vamos entender melhor o que é a pecuária sustentável, quais são as vantagens e exploraremos algumas das principais dúvidas sobre o assunto. Acompanhe.

O que é pecuária sustentável?

A pecuária sustentável é baseada em princípios de produção que visam reduzir o consumo de recursos naturais e diminuir o impacto da atividade no ecossistema da propriedade, além de minimizar a emissão de gases de efeito estufa, por exemplo.

Para isso, o produtor precisa se adaptar e fazer o uso eficiente da terra, água e energia da sua propriedade, de maneira a garantir o bem-estar dos animais sem comprometer a qualidade do solo e da água.

Existem técnicas inovadoras que ajudam a encontrar essas soluções e a pecuária sustentável pode oferecer muitas vantagens, equilibrando as necessidades da produção com a preservação do meio ambiente.

administradando uma dose de roboforte, para aplicar no gado

Como combinar pecuária e sustentabilidade?

A combinação da pecuária com a sustentabilidade pode ser alcançada através da implementação de práticas e técnicas adequadas. Uma abordagem eficaz e muito popular entre os produtores é a adoção do sistema de Produção Integrada Agropecuária-Floresta (ILPF).

Esse sistema integra a criação de animais com a rotação de culturas, permitindo a diversificação de produção da propriedade e ajudando a reduzir os impactos no solo. A ILPF é um sistema que promove a sustentabilidade econômica, ambiental e social da propriedade, garantindo um ecossistema harmonioso e produtivo.

Outra prática para ter uma pecuária sustentável é usar créditos de carbono. Produtores que adotam práticas sustentáveis, como o manejo adequado dos pastos, a utilização de sistemas de tratamento de dejetos e a redução do desmatamento, podem comercializar esses créditos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando uma renda adicional para a propriedade.

Quais as vantagens de ter uma pecuária sustentável na sua propriedade?

A implementação de um modelo de pecuária sustentável pode trazer uma série de vantagens para você, produtor, e também para o meio ambiente ao redor da propriedade. A principal vantagem da prática é permitir a otimização dos recursos utilizados no processo de produção animal, resultando em maior eficiência e redução de custos a médio e longo prazo.

Outra vantagem deste tipo de abordagem é o cuidado com o solo, que ajuda a prevenir a degradação e a erosão, resultando em maior produtividade e qualidade da pastagem.

Como implantar um modelo de pecuária sustentável na sua propriedade?

A criação de gado de maneira sustentável é baseada em três pilares principais: a proteção do meio ambiente, a sustentabilidade econômica da propriedade e o bem-estar dos animais.

Para implantar um modelo de pecuária sustentável na sua propriedade, é necessário começar avaliando a adequação da sua terra para este modelo de criação. Depois, você precisará desenvolver um plano de gestão para compreender diversos aspectos importantes das mudanças:

1. Descobrir as melhores práticas para cada raça de gado

Entender as características, as necessidades e a suscetibilidade das principais raças de gado é fundamental para encontrar as melhores práticas de pecuária sustentável específicas para o seu rebanho.

Você pode adotar novas práticas na alimentação do gado, na destinação e manutenção correta dos dejetos, no fornecimento de água e em muitas outras possibilidades conforme a rotina e os cuidados com os animais.

2. Crie um plano de alimentação e nutrição saudável para o rebanho

A alimentação e a nutrição adequadas são essenciais para a saúde e o bem-estar dos animais. Para criar um plano de alimentação e nutrição sustentável, é importante avaliar a qualidade dos alimentos disponíveis e considerar a possibilidade de cultivar forragens, trabalhar com o pastejo rotacionado e produzir grãos na propriedade para garantir tudo o que o rebanho precisa.

3. Implemente práticas de pastagens sustentáveis na sua propriedade

As práticas sustentáveis garantem a preservação do meio ambiente e a saúde dos animais. Certifique-se de que suas práticas, métodos e tipos de pastagem estão consonantes com a preservação do solo, da vegetação e da água da região.

A rotação é um método eficiente que ajuda a garantir que o solo e a vegetação se recuperem entre os diferentes períodos do ano. Isso ajuda a manter a produtividade do pasto e reduzir a necessidade de custos com insumos externos.

4. Garanta o bem-estar dos animais com a pecuária sustentável

O bem-estar dos animais é uma parte importante da criação de gado sustentável. Certificar-se de que os animais tenham acesso a abrigo adequado e a água limpa e fresca em todos os momentos e garantir que o rebanho seja manuseado com cuidado e de forma digna em todas as fases da criação, principalmente na administração dos medicamentos, é um dos princípios desta abordagem.

5. Encontre formas de gerenciar os resíduos de forma sustentável

A gestão de resíduos e subprodutos da pecuária é um ponto muito delicado dos sistemas de produção. Para ter uma conduta sustentável, é preciso investir em equipamentos e aderir a técnicas que garantam um gerenciamento de forma segura e responsável, sem agredir o meio ambiente.

Entre os processos que você pode considerar estão a compostagem do esterco e a utilização de subprodutos para alimentação de outros animais ou para a produção de energia, por exemplo.

Pecuária de precisão e pecuária 4.0: modelos sustentáveis de produção

A pecuária 4.0 e a pecuária de precisão são conceitos revolucionários que estão usando a tecnologia para ajudar as propriedades a gerenciar melhor os rebanhos e a produção em geral.

As tecnologias avançadas, como drones e inteligência artificial, são utilizadas para monitorar e otimizar a produção animal. Essas ferramentas permitem o acompanhamento preciso da saúde dos animais, ajudando no controle da alimentação e da suplementação bovina, na redução dos custos com medicamentos e consequentemente dos problemas da produção.

Esse gerenciamento preciso dos recursos e processos contribui significativamente para a redução do impacto ambiental. Incorporando mais algumas práticas como a administração eficiente dos recursos hídricos e de energia, a pecuária sustentável passará a fazer parte do dia a dia das suas terras.

Desafios e soluções para uma pecuária mais sustentável

Embora a pecuária sustentável apresente inúmeros benefícios, existem desafios a serem superados para a implementação em larga escala. Um dos principais pontos é a conscientização e a capacitação dos produtores, que muitas vezes podem enfrentar dificuldades na adoção de novas práticas.

Outro desafio é a falta de infraestrutura e o alto custo dos equipamentos necessários para a implementação do método. Os investimentos em alta tecnologia e as pesquisas e desenvolvimento de técnicas que possam melhorar a eficiência da produção ainda não estão acessíveis para todos.

Por isso, é fundamental que produtores, veterinários, agrônomos e todos os envolvidos na cadeia produtiva se conscientizem da importância da pecuária sustentável e busquem maneiras de implementar práticas mais responsáveis. Somente dessa forma, poderemos construir um futuro mais verde, onde a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente caminhem lado a lado.

Saiba mais sobre as práticas e técnicas que podem ser adotadas para tornar a sua produção mais responsável e confira nosso post sobre os principais aspectos da inseminação artificial em bovinos. Boa leitura!