O gado é um animal muito produtivo quando se trata de pecuária, à medida que fornece carne e leite que podem ser comercializados e oferecer um ótimo retorno financeiro aos produtores pecuaristas.

Nesse contexto, existe uma grande procura pela produção de leite devido ao alto consumo de laticínios no país, o que faz com que cada vez mais produtores busquem pela criação de bovinos leiteiros.

No entanto, é preciso se atentar a alguns cuidados para que o animal possa se desenvolver da maneira correta e conseguir ser mais produtivo. Além disso, existem diversos tipos de ordenha do leite que irão variar de acordo com cada animal e confinamento.

Se você está pensando em investir em atividades pecuárias, é importante conhecer certas medidas e passos a serem trabalhados para que ocorra uma produção mais elevada desse leite e você consiga o melhor retorno financeiro possível. Entenda abaixo!

O que é gado leiteiro?

É um tipo de gado composto por raças bovinas que conseguem realizar a produção de leite para consumo humano. Os animais conseguem alimentar sua cria normalmente, mas o seu leite também funciona para a comercialização.

O leite produzido pelo gado leiteiro é considerado um subproduto que está inteiramente dependente da dieta e função reprodutiva do animal.

Logo, é muito importante que você eleve a qualidade da dieta de seu gado para que ele consiga produzir leites com parâmetros (sabor, textura, composição etc.) bons.

Os gados leiteiros se alimentam de forma muito específica e sua rotina é dividida em três etapas: as vacas se alimentam durante 8 horas por dia, repousam por uma média de mais 8 horas e, no tempo restante, fazem a ruminação dos alimentos.

O processo de ruminação do gado ocorre quando ele regurgita o que comeu na boca para que possa mastigá-lo novamente, desta vez com mais calma. Assim, o alimento consegue ser melhor digerido e todas as suas propriedades nutritivas são reaproveitadas pelo organismo do animal.

Principais raças de gado leiteiro

Existem diversas raças de gado leiteiro e cada uma delas possui suas particularidades, apresentando qualidades de leite diferentes. Vai depender da genética e condições que o criador proporciona ao animal. Conheça as principais:

Pardo Suíço

O gado pardo suíço consegue produzir, em média, 2.500 kg em 200 dias de lactação. É uma clássica raça que vem sendo criada há muito tempo e pode ser usada para produção de carne, porém é mais usada na produção de leite.

A espécie possui altos índices de fertilidade e longevidade e por isso é ótima para fins leiteiros.

Holandesa

A raça de gado holandês produz, em média, de 6 a 10 mil kg em 300 dias de lactação.

Trata-se da raça mais encontrada no mundo e possui uma tendência a produzir mais leite. Uma característica marcante dessa espécie é que ela é bastante rígida em relação a seu conforto, manejo e clima.

Jersey

A Jersey tem a capacidade produtiva de 3.500 a 5.500 mil kg em uma média de 305 dias de lactação.

A raça tem uma fácil adaptação a climas variados, possui alta fertilidade, é considerada a segunda melhor raça para produção leiteira e seu leite possui altos índices de proteína e gordura.

Zebo Leiteiras

Essa raça indiana possui várias subespécies de vacas, é muito resistente e se adapta com facilidade a diversos climas e alimentos. É subdivida em três raças:

  • Sindi: essa raça consegue se adaptar a regiões secas e com pouca alimentação. Sua produção média de leite é de 2.266 kg em 250 dias de lactação.
  • Guzerá: a raça Guzerá possui uma fácil adaptação a diversos climas e ambientes e possui uma produção média de leite de 2.071 kg em 270 dias de lactação.
  • Gir: uma raça muito conhecida por possuir temperamento dócil e ter produção média de leite de 777 kg em 286 dias de lactação.

Girolando

Essa raça possui uma ótima média de produção de leite com 5.061 kg em 283 dias de lactação.

Ela surgiu do cruzamento da raça zebuína Gir com a raça holandesa. A vantagem dessa raça é que ela começa a produzir leite cedo e possui muita longevidade. Além disso, a espécie possui um ótimo custo.

Quanto custa manter uma cabeça de gado leiteiro?

Em média, o valor investido em cada vaca destinada à produção de leite é de R$5.000 e esse investimento pode trazer um ótimo retorno aos pecuaristas, que podem fazer uso da produção do leite e também do carne desse gado, eventualmente.

No entanto, saiba que a criação e manejo de gado leiteiro podem variar de acordo com diversos fatores que influenciam no momento de criação e no valor final, propriamente dito, do gado leiteiro.

Cabe ao produtor dar a devida atenção para o local em que o manejo de gado ocorrerá para que ele tenha um crescimento mais saudável e seu bem-estar seja mais elevado e ainda calcular seu investimento em equipamentos de leiteria.

Assim, também é possível evitar alguns gastos com doenças e promovendo mais qualidade ao animal e, consequentemente, ao seu subproduto: o leite.

Esperamos que tenha gostado dessas informações. Aproveite sua leitura para conferir nosso post com dicas para aumentar a produção de leite de seu gado. Obrigado por sua leitura e nos vemos no próximo conteúdo. Até lá!