Se existe uma coisa que todo mundo deveria ter em algum canto da sua residência é uma plantação de flores ou hortaliças.

Isso porque, de acordo com o UNC Health, um sistema de saúde da Carolina do Norte composto por médicos e profissionais, a jardinagem pode oferecer diversos benefícios para aqueles que a praticam.

Neste post, você pode conhecer todas as vantagens da atividade e descobrir quais são as melhores e mais fáceis sementes para plantar. Confira!

1. Alface

Se não for a planta mais fácil de ser cultivada, a alface com certeza é uma delas. Isso porque as sementes da hortaliça tendem a se adaptar em todos os espaços.

Alface plantada em um sistema hidropônico

Os cuidados exigidos por ela são simples. As sementes precisam de iluminação, pois utilizam muita luz solar para se desenvolver. O solo precisa estar sempre úmido, mas nunca encharcado.

Se você mora em uma região com temperaturas entre 10º e 24º, certamente a plantação de alface será bem produtiva. Prepare as suas ferramentas de jardinagem e aposte nessa hortaliça simples e fácil de cultivar!

Funcionário da Agroline segura lata de sementes de alface Lucy Brown

2. Cenoura

Plantar cenouras não é nada difícil: com as sementes em mãos, prepare a terra, deixando-a bem soltinha – se der para acrescentar solo matéria orgânica no solo, melhor ainda! Na hora de plantar, deixe cerca de 10 cm entre as sementes.

Assim como a alface, plante a semente de cenoura em um local que receba bastante luz solar! Se ela estiver em uma terra boa recebendo bastante iluminação, em cerca de 120 dias você poderá retirá-las do solo e aproveitá-las.

Mãos puxando uma cenoura madura da terra

3. Tomate

Quem não gosta de uma salada de tomate? A fruta é saborosa e combina com praticamente tudo! Além do mais, ela pode ser plantada durante todo o ano em regiões de clima ameno (que variam entre 15º e 25º).

Se você tem pequenos vasos ou sequer um canteiro, o tomate é uma ótima opção, pois ele não precisa de grandes áreas para se desenvolver. Assim como as cenouras, boa parte dos tomates ficam prontos com 4 meses de plantio!

Plantações de tomates

4. Rúcula

Um vegetal verde-escuro bem característico que é rico em vitaminas A e C! A rúcula possui diversas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo uma semente perfeita para cultivar em qualquer ambiente.

Para possibilitar um crescimento saudável e efetivo do vegetal, a recomendação é plantá-lo em vasos e hortas caseiras em solo de textura média e que seja rico em matéria orgânica. S

e esses detalhes forem combinados com temperaturas entre 15 e 20 graus, você certamente colherá folhas prontas para consumo em 40 dias após o plantio.

Plantação de rúcula

5. Cebolinha

Extremamente vantajosa para a saúde, a cebolinha é uma planta rica em nutrientes e agentes antioxidantes – sem contar que ela é pouco calórica.

Para cultivá-la, deixe uma distância de pelo menos 15 centímetros entre as sementes e regue-as bastante, pois a cebolinha precisa de solo úmido para se desenvolver. Assim como as outras sementes, após 120 dias você já pode colher a planta.

Plantação de cebolinha em potes

Vale mencionar que as cebolinhas são um dos principais alvos da formiga-cortadeira. Então, se você for iniciar um cultivo da planta, não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre como se livrar da formiga-cortadeira.

6. Hortelã

A famosa planta medicinal e aromática é perfeita para começar o seu jardim. Além do cultivo ser fácil, é possível plantá-la em pequenos espaços, como jardineiras e vasinhos – desde que sejam furados no fundo.

Para otimizar o desenvolvimento da planta, você pode elaborar camadas. A primeira será para drenagem, com argila expandida e carvão vegetal. A camada superior pode ser feita de terra com substrato para posicionar as mudinhas.

Mãos seguram folhas de hortelã

Vale mencionar que a hortelã também gosta de iluminação e calor! E já que estamos no assunto, que tal descobrir o motivo dos insetos surgirem mais no verão? Confira nosso post!

7. Orégano

Um dos temperos mais utilizados na cozinha, o orégano é uma ótima recomendação de plantio fácil e simples. Para cuidar da planta, considere que ela precisa receber luz solar direta – quanto mais luz, mais aromáticas serão as folhas.

A terra para cultivo deve ser drenada e fértil, apesar do orégano conseguir crescer em solos menos produtivos.

O mesmo vale para a temperatura ambiente. Normalmente, recomenda-se que ele seja cultivado entre 21º e 25 °C. Porém, também pode se desenvolver em temperaturas que vão de 5º a 30°C.

Percebe-se a facilidade de plantar orégano, não é mesmo?

8. Abóbora

Para plantar abóbora, não é necessário muita coisa. Basta espaço e sementes de qualidade! Além disso, assim como a maioria dos plantios, é necessário que o cultivo de abóbora seja realizado em uma área que receba a luz solar.

A irrigação deve ser realizada durante todo o processo, porque o solo não pode secar em nenhum momento.

Se você optou pela cabotiá, ela estará pronta após 95 ou 100 dias do plantio. Já as outras levam cerca de 130 a 150 dias para amadurecer.

Funcionário da Agroline segura pacore de sementes de abóbora

9. Agrião

Um ótimo auxiliador do fígado e dos rins, o agrião também pode ajudar a reduzir níveis de ácido úrico e combater a tuberculose e o raquitismo.

Para cultivar o vegetal, plante-o com espaçamentos de 15 cm de uma semente para a outra.

Outra característica da planta é que ela adora água, então pode regá-la sem medo. Após a semeadura, é possível colher o agrião em 80 dias.

Ah, e uma informação que vale a pena mencionar é que o agrião pode ser cultivado por anos!

Homem confere mudas de agrião em sistema hidropônico

10. Violeta

Agora chegou o momento das flores! Para começar a nossa lista, temos a violeta. Por possuírem raízes pequenas, elas são excelentes para serem desenvolvidas em vasos de tamanho reduzido.

Sobre o cultivo, a luminosidade é necessária para o seu crescimento. Entretanto, as violetas não devem ficar expostas ao sol, pois pode haver danos às folhas da flor.

Para regá-las, existe um pequeno truque: não molhe as folhas, jogue a água diretamente no solo, senão pode manchar as pétalas.

11. Hibisco

Dois motivos fazem com que a flor de hibisco esteja nessa lista: a sua beleza e seu fácil cultivo, pois ela floresce o ano todo. Essa planta está entre as flores fáceis de cuidar, principalmente, por ter cuidados rápidos – apesar de terem que ser feitos diariamente.

Por serem cultivadas em vasos, elas são perfeitas para completar um jardim que recebe bastante luz solar. Em ambientes externos, elas florescem ainda mais.

As regas precisam manter o solo úmido, especialmente nos meses mais quentes.

Ah, não podemos sair sem mencionar as propriedades culinárias e medicinais do hibisco: ele é um agente diurético, anti-hipertensivo e até mesmo antimicrobiano.

12. Margarida

Recomendada para ser plantios externos e internos, a margarida está na nossa lista por ser bela e simples de cultivar.

Em jardins, é difícil encontrar um conjunto de flores que são mais bonitos. Já em ambientes internos, sua versatilidade é o que realmente importa, pois podem ser plantadas em floreiras e vasos de plantas.

O solo que a margarida será cultivada precisa ser drenável. Outra questão importante é que a luminosidade influencia no crescimento das flores, assim elas devem tomar pelo menos uma vez ao dia.

Quanto ao clima, as plantas brancas com o botão amarelo gostam de calor e evitam o frio.

Já decidiu qual semente vai plantar? Encontre as melhores opções na Agroline para comprar sementes online!

Vantagens de ter cultivar hortaliças e plantas

Entre os principais benefícios que o ato de praticar a jardinagem traz, podemos citar:

  • Pode contribuir indiretamente para a saúde cardíaca

Cavar, plantar e capinar são ações que podem ajudar o organismo a queimar calorias e que, consequentemente, fortalecer o coração.

  • Reduz os níveis de estresse

Os sintomas de depressão e ansiedade podem ser reduzidos com pequenas hortas.

Isso porque a atividade oferece maneiras de se concentrar em algo único: fortalecer a plantação. Com isso em mente, os níveis de ansiedade são consideravelmente reduzidos em momentos difíceis.

  • Você mais feliz

Quem diria que terra embaixo da unha seria uma coisa positiva? Pois é! Ao mexer diretamente no solo, você pode ter o contato com uma bactéria saudável que pode aumentar os níveis de serotonina e reduzir a ansiedades, a Mycobacterium vaccae.

  • Mais força e disposição física

Cavar, plantar e arrancar não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É preciso força para realizar essas atividades, isso significa que a jardinagem pode treinar e aumentar a força das mãos.

  • Melhores níveis de vitamina D

A produção de vitamina D do nosso organismo acontece quando há o contato direto com a luz solar. Como a jardinagem é uma atividade normalmente praticada em ambientes externos, recebemos mais vitamina D.

Assim, a jardinagem promove o equilíbrio mental e corporal, além de reduzir os níveis de cansaço.

  • Alimentação mais saudável

Se você montou um jardim de hortaliças, está prestes a colher vegetais, ervas ou frutas. Isso quer dizer que você terá produtos frescos que não tiveram contato com pesticidas, aumentando ainda mais a qualidade das suas refeições.

  • Família unida

É comum que a jardinagem seja uma tarefa individual. Porém, quando envolve a família, ela é ainda melhor, uma vez que todos os benefícios mencionados podem ajudar familiares.

Caso queira continuar lendo sobre plantações, veja só outros posts relacionados do nosso blog:

Como acabar com infestação de lesmas e caramujos africanos

8 dicas para fazer e cuidar de sua horta em casa

Cortador de grama: descubra qual é o ideal para você