As doenças respiratórias estão entre as mais comuns entre os cavalos. As complicações no sistema respiratório podem ser simples alergias, infecções bacterianas ou em estado mais avançado como as doenças crônicas. As doenças pulmonares atingem os cavalos geralmente em decorrência do mau manejo e é uma das principais causas de afastamento de animais atletas.

Monitorar a saúde respiratória equina garante uma boa qualidade de vida aos seus cavalos. Além disso, pode proteger o seu haras, sítio ou baía de prejuízos que podem ser, na melhor das hipóteses, financeiros!

Se você quer manter seus cavalos saudáveis e manter as doenças respiratórias longe da sua propriedade, este post é para você. Fique por aqui e descubra quais são os tipos, como evitar e mais.

Quais são os tipos de doenças respiratórias em cavalos?

As doenças respiratórias que atingem os cavalos podem ser passageiras, como resfriados, ou mais sérias, como a pneumonia ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Veja quais são os principais tipos dos males respiratórios em equinos:

Gripe

Assim como os humanos, os cavalos também têm gripe. Essa doença também é chamada de Influenza Equina. Causadas por vírus, as gripes e resfriados são comuns, mas podem levar a quadros de pneumonia.

Os principais sinais da doença são a mudança de apetite, a presença de corrimento nasal, febre e tosse.

Nesse caso, o cavalo fica bastante debilitado e deve ser poupado de grandes esforços físicos. Como o vírus é contagioso, o mais indicado é separar o animal doente dos demais.cavalo marrom

Se você se interessa por equinos, veja o nosso post sobre cavalo musculoso!

Alergias ou Pulmoeira

Os cavalos podem ser alérgicos à poeira ou a fungos – é muito comum entre as doenças respiratórias. Os animais alérgicos podem tossir no estábulo ou até durante os trabalhos e treinos.

O animal não costuma ter febre nessas condições, mas pode apresentar corrimento nasal. A respiração do cavalo fica mais acelerada.

A alergia é uma condição permanente para os animais doentes, mas pode ser controlada com boas práticas de manejo. É importante manter as baias e estábulos limpos e deixar o cavalo ao ar livre o maior tempo possível.

Outras doenças, mais sérias, possuem os mesmos sintomas. Por isso, é necessário ter um diagnóstico de um veterinário de sua confiança.

Por falar na busca por ajuda profissional, lembre-se que existem outros males que podem atingir seus equinos. Dessa maneira, confira as nossas dicas para eliminar carrapatos dos cavalos!

Doenças respiratórias causadas por bactérias

A infecção bacteriana também atinge o sistema pulmonar dos equinos. A Gurma ou Garrotilho é uma doença causada pela bactéria Streptococcus cusequi que é altamente contagiosa.

Os sintomas incluem febre alta, pus nas narinas, falta de apetite e descoramento. O animal infectado também pode desenvolver abcessos na região do pescoço e mandíbula.

Chame o veterinário na primeira suspeita da doença para que ela seja diagnosticada em um estado menos grave. O tratamento geralmente é feito com antibióticos que devem ser indicados pelo médico.

Por serem doenças de grande contágio, separe o animal infectado dos demais animais e não utilize os mesmos equipamentos no manejo.

Está gostando deste post? Veja quais os principais tipos de selas para cavalos!

Doença pulmonar obstrutiva crônica

A doença pulmonar crônica é uma síndrome alérgica e inflamatória que atinge principalmente os equinos mais velhos.

A DPOC, como é chamada a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, pode ser causada pelo agravamento de infecções virais, pela constante exposição a fatores alergênicos como pó, ácaros e fungos e também pela pré-disposição genética de algumas raças de cavalo.

Os principais sintomas são a mudança de comportamento, anorexia, cansaço extremo, hipertrofia muscular, tosse, febre, corrimento nasal, mudança no ritmo da respiração e as mucosas do animal podem ficar em tons azulados.

Com essa doença crônica, o animal fica mais fragilizado e pode ter outras doenças respiratórias. Ele fica mais propenso a ter infecções bacterianas e irritação na traqueia.

Como evitar doenças respiratórias em cavalos?

A principal causa de todas as doenças respiratórias está no manejo e na má qualidade do ar nas baias. Logo, é importante manter estábulos limpos e livres de poeira e agentes alérgicos. Tire os animais do local quando for realizar a limpeza para evitar que eles inalem a poeira no ar.

Dê atenção aos meses mais secos do ano. Neles, há a maior possibilidade dos animais respirarem pó.

Além disso, camas feitas de materiais como palha, feno, farelo ou serragem podem prejudicar o animal, pois podem irritar as vias nasais do animal.homem dando banho em cavalo

Veja também: Como cuidar corretamente dos cavalos no verão

Medicamentos para tratar doenças respiratórias em cavalos

Procure sempre um médico veterinário para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento para cada tipo de doença. Na Agroline, você encontra antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos para tratar gripes e corrimentos nasais.

Veja algumas opções:

Anti-inflamatório

Uma boa opção de anti-inflamatório é o Banamine injetável. O qual atua como analgésico e antitérmico, também. Ele é capaz de reduzir a febre rapidamente. Ele pode levar o animal à cura e retomar as atividades normalmente, desde que se respeite o período de carência.

banamine injetavel

Antibiótico

Caso a infecção seja bacteriana primária ou secundária, o ideal é usar o antibiótico Borgal. No caso dos cavalos, ele é usado para tratar pneumonias e demais doenças respiratórias. Além de combater enterites, nefrites, abcessos, piodermites, cistites, mastites e onfaloflebite.

borgal inejtavel

Mucolítico

Os equinos também precisam de um bom expectorante. Por isso, o Aliv V, da Agener, é perfeito para quem quer diminuir ou eliminar a viscosidade das secreções pulmonares nos cavalos. Ele é ideal para tratar bronquites, broncopneumonias agudas e crônicas!

aliv v

Por falar em medicamentos, entenda a importância de vermifugar seu cavalo!

Quando o cavalo tosse o que pode ser?

Em geral, a tosse em cavalos está relacionada com alergias à poeiras ou fungos. Contudo, é preciso dar atenção especial caso esse sintoma se repita. A tosse pode representar uma doença séria como pneumonia.

Por esse motivo, é fundamental cuidar bem dos cavalos. Durante o inverno, os cuidados com os equinos devem ser redobrados. Então, mantenha sempre o contato com o seu veterinário de confiança e melhore a qualidade de vida dos cavalos.

Como tratar gripe equina?

A principal forma de tratar a gripe equina é com o uso de mucolíticos, vitamina C, expectorantes, analgésicos e antitérmicos. Além disso, deve-se manter o animal em repouso e isolado dos demais para evitar o contágio.

Como curar tosse de cavalo?

O ideal para curar uma tosse frequente é consultar o veterinário de confiança. Ele poderá passar os medicamentos ideais para cada caso. Entre eles podem ser broncodilatadores, antibióticos e afins.

Para proteger os seus animais, lembre-se de não medicá-los por conta própria. O acompanhamento de um profissional é crucial para evitar problemas futuros ou mascarar eventuais doenças.

As doenças respiratórias em cavalos podem ter muitas causas. Elas podem ser virais, bacterianas ou crônicas. Por esse motivo, é fundamental ter um médico veterinário de confiança que fará os exames necessários para diagnosticar cada caso.

Prezar pela qualidade de vida dos nossos animais é extremamente importante. Veja nosso post sobre suplemento para cavalos e saiba como ajudar na vitalidade do seu animal!