Você sabe o que é Hidroponia? A palavra tem origem no grego, dos radicais hydro = água e ponos = trabalho. É um sistema de cultivo que não utiliza o solo. Quer saber como funciona? Continue lendo para saber mais!

O que é Hidroponia?

Hidroponia é uma técnica de produção de hortaliças que não utiliza o solo. O cultivo é realizado em estufas, onde o solo é substituído por uma solução nutritiva, que circula em um sistema hidráulico, suprindo as plantas dos nutrientes necessários ao seu desenvolvimento diretamente nas raízes das hortaliças.

O plantio é realizado em estufas
O plantio é realizado em estufas

Origem do sistema hidropônico:

A origem do sistema que utiliza apenas a água para nutrição das raízes é incerta, mas com certeza muito antiga.  Os historiadores que estudam as origens da agricultura acreditam que sistemas como o hidropônico existem desde a época da Mesopotâmia, e descrevem, por exemplo, o famoso jardim suspenso da Babilônia. Outros cultivos parecidos são descritos também na antiga China e no Império Asteca.

Foi em 1940 que o termo Hidroponia foi utilizado pela primeira vez. O Dr. Willian Frederick Gericke, da Universidade da Califórnia, realizou estudos de fisiologia, crescimento e desenvolvimento das plantas cultivadas fora do solo. Ele cultivou frutas, cereais, flores e tubérculos em larga escala e apresentou um trabalho no qual aprimorou a técnica e definiu um nome para esta ciência.

Vantagens da hidroponia

Entre as vantagens da utilização de um sistema hidropônico de cultivo, podemos destacar por exemplo, uma melhor qualidade de produção, redução da mão de obra, diminuição do tempo de cultivo e do uso de defensivos, além do aproveitamento correto de água e nutrientes pelos vegetais.

Como funciona?

Uma das formas de cultivo hidropônico é realizada em três fases: germinação, berçário e crescimento final.

Germinação ou Maternidade:

A fase inicial de formação de mudas é geralmente feita num local separado e ocupa pouco espaço. As sementes peletizadas são plantadas e germinadas em placas de espuma fenólica.

hidroponia-01

Berçário:

Na segunda fase do cultivo hidropônico acontece a replantação da espuma fenólica para os berçários. É nesse momento que o cultivo começa a receber a solução nutritiva.

hidroponia-02

É também na fase de berçário que é feito o controle de qualidade. As plantas que não se desenvolveram bem, não serão transplantadas para a etapa final.

Crescimento:

A última etapa é a de crescimento final, onde as plantas vindas do berçário ficarão até atingirem o ponto de colheita. Cada variedade de hortaliça tem o seu próprio tempo de crescimento, que depende das peculiaridades e necessidades nutricionais de cada planta.

hidroponia-03

Depois da colheita as plantas são higienizadas e preparadas para distribuição no mercado.

O que é a solução hidropônica?

As soluções hidropônicas são compostas, basicamente, de água pura e fertilizantes solúveis, que são os minerais dissolvidos. Assim é possível controlar a quantidade de nutrientes dos quais dependem cada espécie cultivada.

hidroponia-04

Para que essas soluções sejam eficientes devem ser submetidas a condições adequadas de temperatura, oxigenação, pressão osmótica e pH.

Hidroponia na Agroline

A Agroline possui uma linha completa de hortifruti, inclusive tudo o que você precisa para começar o seu cultivo hidropônico. Aqui você encontra desde as melhores sementes para cultivo profissional, até a espuma fenólica, além de defensivos, adubo foliar e todos os nutrientes para a solução hidropônica.

Fale com o nosso técnico e tire todas as suas dúvidas: Fábio do Nascimento – (67)3321-8988