O verão vem acompanhado da estação de chuvas e de calor intenso. Assim como os seres humanos e os outros animais, é preciso ter cuidados especiais com os cavalos no verão. Os equinos são animais sensíveis que precisam de atenção redobrada. 

A variação na temperatura afeta diretamente o organismo e o comportamento dos equinos, por isso é preciso estar atento à todas as mudanças e necessidades dos cavalos no verão. Diferente de nós, humanos, os cavalos não têm muita alternativa para se aliviarem do calor sozinhos, por isso, é responsabilidade do dono poder disponibilizar uma condição confortável para o animal.

Veja também: Cinco cuidados com o rebanho no calor excessivo. Confira!

Hidratação dos cavalos no verão

Para amenizar o calor, é importante que seus cavalos tenham água fresca sempre a disposição. Além de refrescante, a água é importantíssima para manter a hidratação do animal. Nessa época, o consumo de água é muito maior, e a falta de água pode acarretar vários problemas além da desidratação, como danos gástricos, por exemplo.

cavalos se hidratando

Confira as opções de bebedouros disponíveis no site da Agroline

DICA: Distribua bebedouros, principalmente se você possui vários animais. É importante realizar a limpeza dos bebedouros e se certificar que a água não está quente.

Cuidado com o sol

É importante que os cavalos, principalmente os que ficam muito tempo ao ar livre, tenham sempre disponível um espaço para descansar. Os equinos podem desfrutar das sombras das árvores para o descanso, mas a sombra varia de acordo com a luz do sol, e nas horas mais quentes do dia, podem não ser suficiente.

Por isso, é sempre melhor manter os animais em um local coberto, como um galpão, ou até mesmo nas baias. Deixe o momento ao ar livre para as horas menos quentes do dia, como no começo da manhã e fim de tarde. O ideal é alternar o tempo no pasto e na baia.

cavalo na sombra

DICA: Se optar por deixar seus animais na baia, certifique-se de manter o local bem arejado. Janelas bem localizadas e até o uso de umidificadores podem resolver o problema e amenizar a temperatura do local.

Você sabia? 

A pele nos cavalos também podem sofrer queimaduras de sol. Os animais com mais tendência de queimadura são os que possuem pelagem e focinhos claros, falhas no pelo ou cicatrizes.

Reduza as atividades

Os equinos são animais de grande porte, por isso, sua atividade muscular libera muito calor. Assim, os animais acabam sofrendo muito com o calor e a transpiração quando realizam atividades que em outras condições seriam rotineiras.

Se possível, dê um descanso para seus cavalos no verão. Diminua o ritmo e procure realizar as tarefas em horários com a temperatura mais amena.

DICA: Se você continuar com as atividades rotineiras do animal, principalmente a monta, atente-se aos cuidados com o casco. As ferraduras são indispensáveis para que os cascos não queimem no chão quente.

ferradura-filete-1-jk

Confira as opções de ferraduras disponíveis na Agroline

banner 2 equinos

Alimentação

Com a redução das atividades, é preciso lembrar de alterar a quantidade de alimentos oferecidos para os animais.

cavalo comendo

Se o cavalo comer demais, pode acabar desenvolvendo um sobrepeso, pois a energia adquirida nos nutrientes não será gasta adequadamente.

Cuidado com os pelos

Os pelos do cavalo são a proteção natural do animal. A pelagem protege o equino do frio e do sol. No entanto, em temperaturas mais quentes, é importante tosquiar o animal para que o pelo não retenha o calor.

DICA: O ideal, nesse caso, é tosquiar sem cortar o pelo muito rente ao corpo do animal, para que os pelos ainda possam proteger do sol.

O banho também é um grande amigo dos cavalos no verão. A água fresca deve ajudar a diminuir a temperatura corporal do animal, principalmente após exercícios.

cavalo tosado

Comece o banho do cavalo molhando principalmente o pescoço e o peito e em seguida o resto do corpo.  Raspe a água do corpo do cavalo e repita o banho quantas vezes for necessário. Desta forma, poderá refrescar o animal.

DICA: Conheça a linha de higiene para cavalos disponível na Agroline.

Afastando as moscas

Nessa época é comum que os ectoparasitas se proliferem cada vez mais, por causa do calor e umidade que são condições ideais para que moscas e carrapatos se reproduzam.  Esses insetos podem até parecer pequenos e inofensivos, mas todo proprietário sabe que podem causar grande incômodo aos animais.

banner equino

Veja também:  Dicas para eliminar carrapatos de seu cavaloComo evitar moscas em seu cavalo.