A úlcera gástrica em suínos é uma das principais causa de morte nestes animais, principalmente nas fêmeas. Você sabia que os porcos possuem uma predisposição para desenvolverem doenças gástricas? Isso acontece pois eles possuem o “quadrilátero esofágico”, é uma porção aglandular que fica no estômago do animal, essa região é muito sensível e não produz muco, assim fica desprotegida.

Causas da úlcera gástrica em suínos e como prevenir

Além da predisposição dos animais, fatores como a alimentação e o estresse influenciam na formação de úlcera gástrica em suínos.

É muito importante se atentar ao manejo desses animais, evitar situações traumáticas e diminuir o estresse, principalmente para as fêmeas.  Situações como baias superlotadas, transporte exaustivo, ambientes inadequados, jejuns e falta de acesso aos comedouros podem ser evitadas para que a doença não ataque os porcos.

O fornecimento e composição da ração também estão diretamente ligados à doença. Evite rações muito finas e dê preferência para as fareladas. Opte por compostos de aveia e cevada, esses grãos são melhores do que o milho ou o trigo, por exemplo. Não deixe os animais em jejum por muito tempo. Não faça mudanças na rotina de alimentação dos suínos.

Consequências

A úlcera gástrica em suínos pode causar desde a perda de peso até a morte súbita dos animais. A doença afeta diretamente a suinocultura e é a principal causa de mortalidade nas granjas. Os custos com medicação e o prejuízo causado pela perda de animais atinge diretamente os produtores, por isso é melhor investir na prevenção, com boas práticas de manejo.

Medicação

Caso a prevenção não seja suficiente, ou seus animais já apresentam as úlceras gástricas, você pode realizar um tratamento com anti-inflamatório. O Maxicam é um medicamento à base de meloxicam, indicado para o uso em casos de úlceras pois tem o efeito antiinflamatório e analgésico, minimizando as úlceras.

Este medicamento bloqueia processo inflamatório e não afeta a produção de protetores gástricos, mesmo quando utilizado em tratamentos a médio e longo prazo.

úlcera gástrica em suínos

Tem na Agroline

Você encontra o Maxicam no site da Agroline. Procure um veterinário de confiança para indicar o melhor uso do medicamento em seus animais.