Trissulfin: para que serve e quando medicar os pets

Você percebeu que o seu pet está com um comportamento estranho? O gato pode está com diarreia, o cachorro com um quadro de vômito. Saiba que esses sintomas podem indicar a presença de alguma bactéria no organismo do animal!

O primeiro passo é consultar rapidamente um médico veterinário. Apenas ele vai pode dizer exatamente o que seu animal de estimação está passando, pois existem inúmeras infecções bacterianas possíveis.

A notícia boa é que existe uma medicamento capaz de combater um grande variedade de bactérias: o Trissulfin. Ele é indicado para doenças como DRC, colibacilose, pasteurelose, diarreia branca, gogo, ronqueira, espirro, tifo aviário, pulorose, coriza infecciosa e infecções primárias e secundárias.

Entenda abaixo para que serve o Trissulfin para cachorros, gatos e galinhas:

O que é o Trissulfin?

O Trissulfin é indicado para tratamento de doenças causadas por bactérias. Ele é visto como um medicamento de ação forte. Por isso, para não prejudicar o organismo, as doses devem ser pequenas e aplicadas em intervalos de tempo grandes.

Esse medicamento combate a ação de agentes bacterianos como:

  • Echerichia coli;
  • Klebsiella pnemoniae;
  • Proteus vulgaris;
  • Staphylococcus pyogenes;
  • Cytoisospora canis.

Esses agentes são responsáveis por desencadear diversas doenças em animais domésticos e de fazenda. As principais incluem:

  • Infecção na pele;
  • Infecção do trato urinário;
  • Infecção em outros órgãos;
  • Infecção no aparelho digestivo,
  • Infecção intestinal.

Entretanto, o animal pode apresentar sintomas ainda mais graves como problemas cardíacos, sangue na urina e hemorragia.

O quadro mais grave é o de septicemia, que é quando o organismo fica tão debilitado que perde a capacidade de reagir ao tratamento, possivelmente resultando no falecimento do bichinho.

Trissulfin em pó Ouro Fino

Veja também – Como tratar otite canina: sintomas e cuidados

Para que serve Trissulfin para cachorros?

Em cães, o Trissulfin é útil no tratamento de doenças respiratórias e intestinais. O remédio possui uma dupla ação que ainda é potencializada devido à presença dos compostos ormetoprim e sulfadimetoxina. Essas substâncias tornam a ação do Tissulfin 20 vezes mais eficaz!

Como dar Trissulfin para cachorro?

O remédio deve ser adminstrado via oral em cães com intervalos de 24 horas. A recomendação é que a primeira dose tenha uma proporção de 160 miligramas por quilo. Nos demais dias, a indicação é que a dose seja reduzida pela metade.

Por exemplo: se o animal tiver 10 quilos, a primeira dose será de 1,6 gramas. A partir do segundo dia, a medicação deve cair para 80 miligramas por quilo.

O tratamento deve ser realizado durante 21 dias.

veterinária sorri enquanto atende golden retriever

Veja também – Alimentos para cães: saiba o que não pode dar para seu pet comer

Para que serve o Trissulfin para galinhas?

Em galinhas, o Trissulfin é indicado para o tratamento de doenças causadas pelas bactérias Salmonela gallinarum, Escherichia coli, Salmonela enteritidis e Pasteurella multocida.

Esses organismos podem causar doenças como cólera aviária, tifo e colisepticemia. Por isso, o tratamento com o medicamento é essencial.

Como usar Trissulfin em galinhas?

A dose pode ser administrada durante três dias. Entretanto, caso a medicação seja feita na ração, o tratamento leva até 10 dias. Aqui, o Trissulfin também deve ser administrado de forma oral e considerando o peso da ave.

Assim, a orientação é que seja dado 1 grama para cada 3 quilos do animal.

galinhas laranjas

Veja também – Como tratar gôgo em aves domésticas

Posso usar Tissulfin para tratar gatos?

Sim. No caso dos felinos , o remédio é orientado especialmente para cuidar de doenças respiratórias. O uso mais comum é para bronquite provocada pela bactéria Pasteurella multocida.

Como usar o medicamento nos felinos?

O Tissulfin 400 mg é ideal para animais de pequeno porte. A dosagem tem um esquema parecido com o que acontece nos cães.

No primeiro dia, são dois comprimidos de 400 miligramas cada, para cada 5 quilos corporais. A partir do segundo dia, a dosagem cai pela metade.

A aplicação é por via oral e deve ser feita durante 21 dias.

gato laranja e branco no veterinário

Veja também – Vacina para cães e gatos: conheça os benefícios

Qual o princípio ativo do Trissulfin?

Cada sachê em pó de 100 g de Trissulfin contém 2 g de Trimetoprim, 10 g de Sulfametoxazol e 100 g de Veículo q.s.p.

  • Compre Trissulfin Pó 100 Gramas aqui.

Já a versão injetável de 50 ml do Trissulfin contém 2000 g de Sulfametoxazol, 400 g de Trimetoprim e 10000 ml de Veículo q.s.p.

  • Compre Trissulfin Injetável 50 Ml aqui.

Esses valores foram coletados com base nos produtos da Ouro Fino Saúde Animal.

Linha de medicamentos Trissulfin da Ouro Fino

Quanto tempo demora para o Trissulfin fazer efeito?

A eficácia do medicamento depende da particularidade de cada tratamento. Como é indicado para tratamento de diversos tipos de microorganismos bacterianos, os efeitos dependem da sensibilidade de cada um deles ao Trissulfin.

Além disso, depende da aplicação correta das medidas determinadas pelo médico veterinário. Por isso, siga todas as orientações correamente.

Nesse texto, você viu com o Trissulfin pode ser um grande aliado na hora de cuidar da saúde de pequenos animais como cães, gatos e galinhas quando infectados por bactérias. Entendeu ainda como fazer o tratamento e que cada caso deve ser tratado de forma diferente.

Além disso, não deixe de consultar o médico veterinário antes de tomar qualquer decisão.

Esperamos que este material tenha sido útil e que te ajude a cuidar do seu animal de estimação da melhor forma! Abaixo, separamos outros posts do nosso blog que podem te interessar, confira:

10 cuidados especiais com os cachorros no inverno

Conheça as principais doenças que afetam os cachorros no verão

Diarreia canina: causas, sintomas e tratamentos