A larva da mosca-varejeira (Dermatobia hominis), popularmente conhecida como berne em seu estágio larval, é um parasita que, após se reproduzir, deposita seus ovos na pele dos animais. Quando eclodem, os ovos originam as larvas que penetram e passam a se alimentar de tecido vivo, criando nódulos sob a pele.

As moscas preferem épocas e ambientes úmidos; por isso, é importante manter o local de criação ou sua residência sempre limpos e arejados, para evitar o aparecimento de moscas.

Em rebanhos, é muito comum o gado se contaminar enquanto está pastando sob a sombra de árvores onde habitam os insetos. As moscas aproveitam a oportunidade para pousar no dorso e depositar seus ovos nos animais.

A infecção pode causar, nos animais afetados, nódulos, cada um com uma larva em seu interior, originando assim a infiltração bacteriana e formação de abscessos subcutâneos. A doença é mais comum em propriedades rurais, mas pode ocorrer em ambientes urbanos e residenciais. Ataca praticamente os animais de sangue quente, como o boi, porco, cachorro, cavalo, búfalo e até mesmo o homem.

Para os pecuaristas, portanto, o berne apresenta grande risco à produção de leite, couro e carne, além de ocasionar o retardo no crescimento do gado e predisposição a várias doenças, o que pode gerar uma perda econômica significativa. Continue a leitura e veja como tratar e evitar em sua propriedade!

 

O que fazer para matar berne?

O tratamento dos animais afetados pelo berne ocorre geralmente a partir do aparecimento de lesões abertas, quando o pecuarista pode ver claramente os efeitos causados pelo berne.veterinário examina rebanho

Retirada da larva e tratamento da ferida

Quando acometido pela larva, a primeira atitude a tomar é retirar a larva do orifício para evitar complicações como a formação de abscessos e o aparecimento de outras infecções.

Para fazer isso, é preciso fechar o orifício para matar a larva e depois retirá-la com a ajuda de uma pinça. Depois, a melhor saída é realizar a esterilização química ou física, utilizando mosquicidas.

Veja também: quais os melhores suplementos para o gado!

Mosquicidas

Existem diversos tipos de produtos mosquicidas que podem ser muito úteis no combate dos principais agentes causadores do berne.

 

É possível encontrar mosquicidas granulados que podem ser aplicados por pulverização localizada, por exemplo, e sem grandes efeitos residuais. Os brincos mosquicidas, muito comuns na pecuária, e também as fitas pegas moscas, mais indicadas para ambientes residenciais ou pequenas propriedades rurais.

No nosso blog temos um conteúdo com informações mais detalhadas sobre os melhores mosquicidas para você!

mosquicida agita

Endectocidas

Os endectocidas são medicamentos antiparasitários muito eficazes contra parasitas internos e externos nos animais.

 

Nesta classe de medicamentos estão as avermectinas, que, segundo estudo feito por pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios — Instituto de Zootecnia, são os endectocidas com maior eficácia no controle do berne.

Medicamentos como a ivermectina, abamectina e doramectina são altamente eficazes no controle das larvas das moscas-varejeiras.

O melhor método de controlar o aparecimento do problema é evitar que moscas ‘rondem’ o animal constantemente. Mantendo o gado, cachorros e porcos, por exemplo, sempre limpos. Assim, fica mais fácil evitar o aparecimento das infecções.

Endectocida pearson

Nestes casos preventivos, os combatentes mosquicidas são ótimas ferramentas que podem ajudar a manter o rebanho saudável e livre dos parasitas.

Recomendações de uso dos medicamentos

Antes de optar por um ou outro tipo de medicamento para o tratamento do berne, é fundamental consultar um médico veterinário. Ele poderá ajudar não só a tratar o problema, como implantar um programa de controle de parasitas.

 

Esse controle, tem a função de reduzir a ocorrência dos insetos no rebanho, amenizando os custos com tratamento e prejuízo na produtividade. Além disso, é necessário que os aplicadores sejam instruídos corretamente para fazer o manejo correto dos medicamentos, evitando desperdícios e ineficiência do tratamento.

veterinários checam o gado

Prevenção de berne: como proceder para evitar as moscas

O principal fator para o surgimento das moscas-varejeiras são as condições de acúmulo de lixo, lama, fezes e outras matérias orgânicas. No caso de propriedades produtoras, a remoção e tratamento de esterqueiras, biodigestores e piscinas de decantação é essencial para o controle de diversos tipos de insetos parasitários.

Evitar esse tipo de condições ajuda a prevenir não só o berne, mas outros ectoparasitas que podem transmitir doenças potencialmente nocivas para rebanhos e animais domésticos.

No caso dos animais de médio e grande porte de produção, a nutrição também é um fator preponderante para manter a imunidade do rebanho fortalecida, diminuindo as chances de adoecimento.

Sal mineral, sal proteinado, virginiamicinas e tratamentos com homeopatia veterinária são alternativas que ajudarão a manter a saúde dos animais em dia, garantindo a produtividade e afastando os parasitas.

Outra condição muito comum em rebanhos e animais domésticos são as bicheiras. Muito parecidas com o berne, são mais agressivas pois se alimentam do tecido em grupos, e podem criar galerias dentro do animal, penetrando até nos músculos.

Saiba as causas, tratamentos e produtos indicados para as bicheiras. Continue acompanhando nossos conteúdos. A Agroline está sempre buscando o melhor em soluções veterinárias para você!