Quem cria gado em sua fazenda com certeza já ouviu falar na prática de confinamento de gado, não é mesmo? Isso acontece porque a prática está se tornando cada vez mais comum em nosso país, principalmente por conta dos benefícios claros que ela traz para a produção.

Quem domina a técnica e faz a sua aplicação bem feita, consegue otimizar os níveis de engorda do gado e contribuir para o mercado consumidor de carne quando a oferta fica mais escassa. Logo, os ganhos econômicos a partir dessa prática são quase sempre garantidos, o que gera grandes vantagens para o negócio pecuário.

Para te ajudar com esse assunto, nós criamos um guia completo e simplificado sobre o confinamento de gado no blog da Agroline. Aqui, mostraremos para você o que é essa prática, suas vantagens e desvantagens, os custos de manutenção e o tempo médio para a engorda do boi. Acompanhe:

O que é e para que serve o confinamento de gado?

Em termos básicos, o confinamento de gado é uma prática caracterizada pelo isolamento de um determinado lote de gado em uma área restrita, onde o fornecimento de alimento é feito por cochos e o de água por meio de bebedouros.  Ali, o gado poderá comer e beber a vontade, o que faz com que seu processo de engorda seja acelerado. Para implementar esse sistema, normalmente os proprietários dos lotes constroem currais em uma parte reservada especialmente para o confinamento do gado.

O uso desse método de engorda é mais comum em períodos de seca, quando a pastagem começa a ficar escassa e o fornecimento de alimento pelos cochos se torna a maneira mais prática de alimentar o gado com a qualidade que o lote merece.

Além disso, é nesse período de seca que o fornecimento de gado para o mercado açougueiro diminui e, assim, a prática de confinamento se torna uma ótima solução para continuar fornecendo seus animais e se destacar dos concorrentes de mercado, além de ganhar mais dinheiro, visto que o preço da arroba costuma ficar elevado nessa temporada.

Existem casos de produtores que preferiram implantar o sistema de confinamento em outras fases da criação do rebanho, o que também é completamente possível. Para além da criação saudável durante os períodos de seca, o confinamento de gado pode ser usado para isolar e tratar de vacas antes e depois de partos, para recriar os bezerros no cocho e para aliviar o pasto, quando a vegetação precisa se recuperar.

bezzeros

Entendendo as vantagens e desvantagens do confinamento de gado

Como toda prática, o confinamento de gado apresenta benefícios claros e, também, algumas desvantagens se comparado com a criação do gado livre pelo pasto. Portanto, cada produtor deve considerar os dois pesos antes de tomar a decisão pela implementação do sistema. Para te ajudar com isso, listamos abaixo algumas das principais vantagens e desvantagens do confinamento do gado:

Quais são as vantagens do confinamento de gado?

O principal benefício do confinamento do gado, como você já pôde entender acima, é o processo de engorda no período de seca, o que garante a venda do boi em um período em que a arroba está mais lucrativa. Mas, além disso, outras vantagens claras do sistema são:

  • a recuperação do pasto quando este estiver escasso;
  • possibilidade de usar as áreas de pasto para outras produções ou rebanhos menores;
  • aumento da produtividade na engorda do gado;
  • vendas mais rápidas, com um rápido retorno econômico;
  • aumento na produção e na qualidade das carcaças dos bois, que terão uma camada de gordura mais padronizada;
  • possibilidade de aproveitar o esterco do confinamento de gado como um adubo de alto desempenho nas lavouras da propriedade;
  • otimização de recursos, como o uso de maquinários e o da mão de obra que é muito mais focado e eficiente.

Quais são as desvantagens da criação por confinamento?

A maior e principal desvantagem do sistema de confinamento de gado é a maior taxa de propagação de doenças entre os gados. Afinal, os animais passarão a viver em isolamento, de forma muito mais próxima um dos outros. Por esse motivo, os pontos de atenção que os proprietários de gado devem ter antes de implementar o confinamento são:

  • o aumento de doenças respiratórias entre o gado;
  • níveis de estresse elevados nos animais;
  • maior agitação;
  • sodomia.

Entretanto, todos esses pontos podem ser contornados de uma forma positiva, se você e sua equipe manterem cuidados constantes com a saúde dos animais. É o que comentamos em outro post aqui do blog, em que falamos sobre as principais doenças respiratórias bovinas. Acesse o texto e faça sua leitura para entender mais sobre isso!

ebecd56e-dd10-429d-ba97-97441078e301

Quanto tempo leva para engordar um boi em confinamento?

Para muitos, essa é a pergunta de ouro! Se o confinamento de gado acelera o processo de engorda do gado, todo produtor quer saber exatamente quanto tempo é otimizado com o sistema, não é mesmo?

Para determinar quanto tempo leva para engordar um boi, diferentes fatores entram na conta, como: a raça do boi, a nutrição a que ele é submetido, os níveis de consumo de água e a idade do animal. Portanto, considere esses fatores na hora de fazer suas contas. A média de engorda nas propriedades brasileiras vai de 1,5 a 2 quilogramas por dia. Ou seja, o aumento de uma arroba em, no máximo, 10 dias!

Qual o custo de manutenção de um animal em confinamento?

Depois de conhecer os altos níveis diários de engorda do gado em confinamento, todo produtor faz sempre a segunda pergunta: e qual é o preço para manter esse sistema?

Mais uma vez, a resposta vai depender diretamente da realidade que você tem em sua propriedade. Na hora de calcular seus custos, leve estes fatores em consideração:

  • o próprio preço do boi;
  • os valores gastos com a nutrição do lote;
  • e os valores fixos gastos diariamente com estrutura, maquinário, cuidados com o gado e mão de obra.

Para fazer a soma, a sugestão é considerar 70% do preço do boi, 20% dos custos de alimentação e 10% dos custos fixos. A soma de todos esses valores será, aproximadamente, o valor de custos que você terá para manter cada cabeça de gado em seu confinamento.

Os cuidados com os animais que gerarão custos durante o confinamento são, principalmente, relacionados ao tratamento e prevenção de doenças. Para entender mais sobre esses procedimentos, recomendamos que faça a leitura do post “Cuidados necessários no confinamento de gado”.

effffbf3-636a-4403-9018-738a12f0b2cb

Atentar-se à prevenção de doenças do gado é essencial!

Como deu para perceber, o principal risco da prática de confinamento na criação de bois está relacionado com o aumento do taxa de doenças. Ainda assim, esse não é um fator que te impede de colocar o sistema em prática, até porque os ganhos costumam ser muito mais relevantes do que as perdas.

Portanto, se quiser começar a criar o seu gado no confinamento, não deixe de prestar atenção aos cuidados relacionados à prevenção de doenças. Para te ajudar com isso, também temos o conteúdo perfeito! Continue os estudos conferindo o nosso apanhado de principais doenças de confinamento dos bovinos, em que comentamos também sobre as maneiras de tratamento e de prevenção.

E é isso! Agora você já entende muito mais sobre o confinamento de gado do que antes da leitura desse conteúdo, certo? Nós da Agroline esperamos que sim! E se gostou desse conteúdo, convidamos você a continuar por aqui em nosso blog e conferir as outras dicas que selecionamos para aumentar o sucesso de produtores de gado como você!

Nos vemos nos próximos posts, até lá!