Para garantir um bom manejo do rebanho, é importante se atentar às práticas de  administração dos medicamentos nos animais. O tipo de aplicação dos produtos em bovinos variam de acordo com o liquido aplicado, a ação desejada do medicamento, as condições e tamanho dos animais.

Quais os tipos de administração dos medicamentos?

No cuidado com a saúde do rebanho, é necessário ter uma estratégia de esforços que incluem vacinações, vermifugações e tratamentos periódicos. Para cada caso há uma forma ideal de realizar a administração dos medicamentos. Podem ser realizadas aplicações por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea.

Quando realizar cada tipo de aplicação?

Via intravenosa (IV):

A aplicação via intravenosa é aquela realizada diretamente na corrente sanguínea do animal. Essa forma de administração dos medicamentos é indicada em casos que precisem do efeito rápido do produto, por possibilitar a distribuição imediata do produto. Outra vantagem da aplicação IV é a possibilidade de trabalhar com volumes maiores, em infusão lenta.

Via intramuscular (IM):

A administração dos medicamentos via intramuscular é realizada diretamente na musculatura. Com absorção relativamente rápida, é indicada para aplicação de volumes moderados, sendo muito utilizada em casos de antibióticos e também algumas vacinas e anti-inflamatórios.

Via subcutânea (SC):

A aplicação por via subcutânea é feita diretamente abaixo da pele do animal. Esse método é ideal para a administração dos medicamentos que precisam ser absorvidos de forma lenta e contínua. É indicado para as principais vacinas que devem ser aplicadas nos bovinos.

Você sabe qual a agulha ideal para cada tipo de administração dos medicamentos?

administração dos medicamentos 2

 

Via intravenosa (IV):

A aplicação IV é feita com agulhas descartáveis. Geralmente em calibração 40×12 ou 40×10. O tamanho e calibre das agulhas podem variar, dependendo da viscosidade e volume do medicamento.  Esse método é o mais indicado para anti-inflamatórios e antipirético.

Via intramuscular (IM):

A agulha para aplicação IM deve ser hipodérmica. Para a escolha da agulha ideal da administração dos medicamentos via intramuscular, é preciso levar em conta a profundidade desejada para a injeção, o tamanho do animal e as características do produto.

As injeções intramusculares são mais profundas, ou seja, necessitam de agulhas mais longas. Quanto mais viscosidade tiver o produto, maior é o calibre da agulha. Um calibre comum para as aplicações intramusculares é 25×15.

Dica: A aplicação intramuscular não pode ser mais que 5 ml. Quando for acima de 5 ml, é importante que seja dividida em duas aplicações, revezando o lado de aplicação.

Via subcutânea (SC): 

Na aplicação SC também são utilizadas agulhas hipodérmicas. Para atingir a região entre o couro e o músculo do animal, é importante escolher agulhas de tamanhos intermediários, pois as muito longas aumentam o risco de uma injeção intramuscular indevida. Alguns calibres muito utilizados para administração dos medicamentos e principalmente para vacinas são 12×18 ou 15×15.

Dica: O local ideal de aplicação é na tábua do pescoço ou atrás da paleta, onde se pode puxar facilmente a pele solta.

banner

Cuidados:

Antes de qualquer aplicação, seja ela feita via intravenosa, muscular ou subcutânea, é indispensável que haja a correta assepsia para evitar infecções. Para evitar reações indesejáveis, é importante também um bom manejo e boa contenção dos animais no momento da aplicação.

Leia atentamente a bula dos produtos e aplique a dosagem indicada para o peso do animal, seguindo a forma de aplicação indicada pelo laboratório. Conte com a orientação do médico veterinário de sua confiança!

Na Agroline você encontra a linha completa de aplicadores, seringas, agulhas e acessórios para vacinar ou medicar seus animais, confira: clique aqui!

Artigo escrito com orientação do médico veterinário Diego Felipe Martins Vieira

Diego Campo Grande