Os defensivos de pastagem têm grande importância na agricultura de precisão, para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Para garantir a produtividade e eficiência do controle, é preciso realizar o uso dos defensivos de forma adequada. Você sabe os cuidados que deve seguir para garantir a segurança na aplicação?

Qual a importância dos cuidados com os defensivos de pastagem

A utilização dos defensivos de pastagem exige certos cuidados. Os produtos apresentam um grande potencial de contaminação, não somente ao ambiente, mas para o ser humano. Desta forma, o trabalhador, ao manusear e aplicar defensivos agrícolas, deve estar bem informado e observar as práticas que visam a sua segurança.

O sucesso na aplicação de defensivos de pastagem caracteriza-se por levar a molécula do produto até o alvo de interesse.  O objetivo é fazer com que o produto alcance seu alvo. Uma aplicação incorreta dos defensivos pode ser responsável por um resultado negativo. O prejuízo pode ser muito grande. Além do custo desnecessário com o produto, pode contaminar o trabalhador e o meio ambiente.

A medição da dosagem dos defensivos de pastagem até o momento em que este é colocado dentro do tanque do pulverizador são etapas que exigem muita atenção, pois o trabalhador está manuseando o produto concentrado.

O processo de aplicação de defensivos de pastagem tem um grande potencial de contaminação do trabalhador. O produto encontra-se espalhado em uma grande área através de pequenas gotas de água. Durante a pulverização, o líquido pode sofrer a ação do vento e entrar em contato com o corpo do trabalhado.

Saber os períodos de correta aplicação e expiração do produto é de extrema importância para a pulverização ser bem sucedida.

O uso dos EPIs

O uso dos equipamentos de proteção individual, também chamados de EPIs, é de fundamental importância. Devem ser utilizados para evitar o contato e absorção do produto pelo corpo do trabalhador.

As principais vias de contaminação são, a via oral (boca), dérmica (pele), respiratória (nariz) e ocular (olhos). Para garantir a proteção do trabalhador rural durante o manuseio e aplicação de defensivos agrícolas, é obrigatória a utilização de EPI.

Itens como boné árabe, jaleco, luvas, botas, viseira facial, respirador com filtro de carvão, avental e calça são essenciais.

4 dicas de segurança na aplicação dos defensivos de pastagem

1° Todas as informações referentes aos defensivos de pastagem, estão especificadas no rótulo, bula e Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ). Essas informações devem ser sempre conhecidas e respeitadas.

2° Em nenhum momento os defensivos de pastagem podem entrar em contato com alimentos ou estar em locais sem identificação e proteção adequada.

3° O produto e dose a serem utilizados, bem como demais informações necessárias para a pulverização, devem sempre ser determinados por um Engenheiro Agrônomo ou Técnico responsável.

4° Em caso de contaminação por defensivos de pastagem lave a região contaminada com muita água corrente e limpa. Procure imediatamente um médico, levando o rótulo e a bula do produto utilizado.

O primordial é a segurança! Seguir as 4 recomendações favorece, para que além do sucesso da aplicação, o trabalhador possa chegar em casa, depois de um dia de trabalho, abraçar sua família e ter um ótimo descanso.

Artigo escrito por Vinicius Ribeiro Machado

Vinicius Bataguassu