O parto das vacas prenhas é um momento muito delicado, tanto para a saúde do bezerro quanto da vaca. Um problema nessa situação pode gerar inúmeros prejuízos, principalmente em vacas leiteiras. Para evitar complicações, o Placentex é uma opção bastante utilizada, que facilita a expulsão da placenta e a secreção do leite.

O que é o Placentex?

placentex-2

É um medicamento injetável a base de ocitocina sintética. A ocitocina é um hormônio produzido naturalmente na porção posterior da hipófise. O Placentex possui  as mesmas propriedades farmacológicas da ocitocina natural.

A ação

A ocitocina possui ação seletiva diretamente na musculatura lisa do útero e dos alvéolos mamários. Isso significa que o hormônio faz a estimulação da atividade muscular, auxiliando na contração uterina e na ejeção do leite sem afetar o  peristaltismo intestinal, nem o sistema circulatório.

Indicação

O Placentex é indicado principalmente para casos de atonia uterina, e retenção de placenta ou leite.

O que é a retenção de placenta?

A retenção da placenta acontece quando a membrana placentária não se desprende do útero da vaca e há uma falha na eliminação da membrana. Geralmente, em uma recuperação normal, a expulsão da placenta acontece nas primeiras 12 horas depois da expulsão do feto.

Quando acontece a retenção, a placenta chaga a ficar retida em torno de sete dias. Isso prejudica o processo de involução uterina, atrasando a recuperação do animal e ainda facilitando a ocorrência de infecções.

As principais causas são fatores estressantes, como as  más condições de manejo, alimentação desequilibrada, além de anormalidades na duração da gestação.

Como o Placentex auxilia durante o parto?

O medicamento também pode ser utilizado durante o parto, para facilitar as contrações uterinas, encurtando o período de expulsão do feto.

Deve ser aplicado durante o parto normal por meio da injeção subcutânea para aumentar a atividade muscular.

Procure um veterinário de sua confiança para auxiliar e acompanhar o processo para realizar os partos com segurança.

Como auxilia na produção leiteira?

Além de auxiliar durante o parto e expulsão da placenta, acelerando o processo, o Placentex também age nos alvéolos mamários,  promovendo um esvaziamento mais completo do úbere.

Em casos de retenção do leite, aplique o medicamento em injeção subcutânea após o parto. Logo depois, de 5 a 10 minutos, inicie lenta e progressivamente a ordenha.

Acesse o site da Agroline para comprar o Placentex. Leia atentamente a bula.