A castração das gatas e cadelas é uma fase muito importante na vida dos pets. O procedimento é necessário para evitar gestações de risco, doenças graves e o abandono de filhotes de ninhadas indesejadas. A cirurgia da castração, no entanto, pode apresentar complicações, então muitos donos buscam alternativas para garantir a saúde de seus animais. O Anticion é uma opção para esse caso, ele funciona como um anticoncepcional para gatas e cadelas.

O que é o Anticion?

O medicamento, a base de Acetato de medroxiprogesterona, é um potente inibidor do estro, ou seja, funciona como contraceptivo para gatas e cadelas.

anticion-2

Confira no site da Agroline

Em quais casos devo usar o Anticion?

Ele é indicado principalmente em casos que o animal tenha propensões à complicações na gestação ou apresentem riscos cirúrgicos para a castração.

Como aplicar?

A aplicação deve ser realizada via subcutânea. Dê preferência para locais pouco visíveis como a parte interna do flanco ou da coxa do animal.

Quando eu posso aplicar?

O medicamento deve ser aplicado durante o anestro, quando o animal não tem atividade sexual ou manifestação do cio. Acontece no período de “puberdade” do pet, ou depois do parto.

Em cadelas, geralmente é aplicado no 4º ou 5º mês após o primeiro cio ou 1 a 2 meses após o parto. Já em gatas, o indicado é aplicar 2 a 4 semanas após o cio , 15 a 20 dias após o parto ou uma semana após o desmame dos filhotes.

FIQUE ATENTO! A aplicação do Anticion é contraindicada nos períodos de proestro, estro e metaestro. Para identificar a fase do cio de seus animais, procure um médico veterinário de sua confiança.

Quanto tempo dura o efeito? Quando deve reaplicar?

O reaparecimento do cio depende de vários fatores. A resposta individual ao tratamento, a alimentação, época do ano, condição física do animal, possíveis enfermidades e convivência com outras fêmeas influencia muito na duração do efeito do medicamento. No geral tem variação de 5 a 22 meses

Em cadelas, o medicamento deve ser reaplicado entre 5 à 6 meses. Já nas gatas, o ideal é aplicar a cada 4 meses para o tratamento contínuo. De acordo com as indicações do veterinário.

É seguro? Quais são os riscos?

É muito importante realizar o acompanhamento com o médico veterinário durante todo o tratamento.  O medicamento pode provocar  alterações de pigmentação ou diminuição de pelo no local da aplicação além do aumento de mamas e produção láctea em algumas raças específicas. Nesses casos, é indicado suspender o tratamento.

O monitoramento do tratamento contínuo é necessário para realizar o exame clínico, para diagnosticar um possível desenvolvimento de nódulos mamários ou outras reações ao tratamento progestacional.

Leia atentamente à bula e converse com o veterinário para identificar o melhor uso do tratamento para evitar possíveis danos à saúde do animal.

Eu posso fazer o cruzamento depois do tratamento?

O Anticion não é indicado para fêmeas destinadas à reprodução, pois existem alguns riscos. O cruzamento, porém, é sim possível. Depois da suspensão do tratamento, o recomendado é acasalar as fêmeas somente após o retorno do segundo cio.

Onde eu encontro Anticion?

Você pode comprar no site da Agroline ou em uma das lojas físicas, em Campo Grande, Dourados e Goiânia.