Quando se trata de cavalos, as condições físicas e a disciplina adequada são fundamentais para seu desempenho e saúde. Um equino considerado com boa forma é aquele que sempre está em atividade, assim como nós seres humanos. Por isso é importante estar atento à nutrição do animal. Uma boa forma de garantir a resistência e muscular do equino, é a utilização do suplemento para cavalo.

Um cavalo sem atividade que estimule sua resistência muscular e cardiovascular tem mais chances de desenvolver lesões e outras complicações. Por este motivo, manter o animal em exercício é um estímulo fundamental que faz toda a diferença para que ele seja forte e saudável.

Por onde começar?

É sempre importante lembrar que se seu cavalo não está acostumado com uma rotina de atividades, comece devagar. Assim, gradativamente você poderá manter o ritmo desses trabalhos.

suplementos-para-cavalos-02Comece a suplementação dos seus animais ainda durante a fase de crescimento. Para garantir que seus potros se desenvolvam com força e resistência. O suplemento para cavalo Aminomix Potros é indicado para o auxílio ao perfeito crescimento e desenvolvimento de potros. Contém todos os macro e micronutrientes fundamentais para a formação do tecido músculo-esquelético, maximizando o potencial genético de cada animal de modo eficaz e seguro.

Uma boa forma de começar as atividades com seu cavalo é fazendo trilha. O fato de você trotar com o animal é a maneira mais adequada de melhorar seu desempenho físico. Montar diariamente é aconselhável, mas você deve tomar cuidado com o tempo em que o deixa na baia para depois montá-lo por longos períodos. Sempre o mantenha em atividade, mesmo que seja por uma breve caminhada.

Veja também: 7 motivos para usar aminomix

Cuidado com a exaustão…

Manter a rotina de atividades do cavalo é importante, assim como cuidar para que ele não fique exausto. Não é indicado que o animal faça exercícios todos os dias de forma que o deixe sem fôlego. Além de se cansarem de rotinas repetitivas, a exaustão e o excesso de atividades causam lesões e todo seu desempenho e a resistência podem vir por água abaixo.

Para mantê-lo corretamente descansado, o animal deve ter de 1 a 2 dias de folga na semana. Cada raça é diferente, então lembre-se que colocar um cavalo em boa forma e manter esse desempenho leva um tempo, então, acima de tudo, seja paciente.

suplementos-para-cavalos-03

Em muitas ocasiões, principalmente no caso de exercícios intensos e de curta duração, que exigem explosão muscular, a circulação sanguínea não consegue prover todas as fibras musculares de oxigênio para a produção de ATP.  Por isso é importante repor a creatina em animais que treinam.

Preste bastante atenção nas reações e no corpo de seu animal. É importante você sempre olhar suas patas e ver se ele não precisa de suplemento para os cascos, devido ao desgaste das atividades.

Fique atento aos sinais que seu cavalo dá, através de sua respiração e a temperatura de seu corpo. Após as atividades, você pode esfriá-lo para diminuir os riscos de uma possível cólica.

Atendendo a todas essas dicas, além de saudável, seu cavalo construirá uma resistência que dificilmente poderá prejudicá-lo fisicamente.

A importância do suplemento para cavalo

Além do preparo físico de seu animal, você não pode deixar de alimentá-lo de forma correta. Além do feno e grama de boa qualidade, uma boa alimentação deve ser com bons suplementos.

suplementos-para-cavalos-04

Glicopan é um suplemento que auxilia no estímulo do apetite, ganho de peso e melhora a performance muscular.

O suplemento para cavalo tem nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal, aprimoramento do desempenho e também garantem a força muscular. Ele deve ser usado tanto para acrescentar vitaminas e aminoácidos à alimentação diária do animal, quanto para repor os nutrientes perdidos em exercícios frequentes.

Confira mais produtos para equinos em nosso site

Você pode se programar para montar um treinamento que envolva a nutrição e a atividade física de seu cavalo, podendo consultar um veterinário que trabalhe com a fisiologia do animal. Desta forma, os resultados são notados e, cada vez mais, a preocupação com possíveis lesões futuras diminuem significativamente.

Veja também: Creatina para cavalos, conheça as vantagens

E por fim, divirta-se com seu cavalo e avalie se o mesmo também está se divertindo. O objetivo é sempre criar uma parceria com seu animal.