Quer legumes fresquinhos para a sua casa, retirados diretamente de uma horta? Para boas colheitas em uma horta é preciso que ela seja bem cuidada em todos os momentos de sua plantação.

Uma das principais tarefas que você precisa se preocupar é em relação ao adubo de sua horta. Você já conhece as principais maneiras de como fertilizar as sementes de hortaliças presentes em seu solo? Se ainda não, pode ficar tranquilo!

Separamos os 3 principais adubos para hortas que poderão ajudar em sua produção. Confira!

1. Adubação mineral NPK para as hortas

A adubação mineral ocorre por meio dos extratos de minérios ou o refino de petróleos. O NPK em específico, é um adubo muito conhecido entre os produtores. Ele é formado por três diferentes compostos que contam com funções distintas uma da outra.

Quando falamos em NPK, precisamos pensar nos seguintes compostos: o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K). Antes de você pegar as suas ferramentas de jardim e começar a mexer com sua terra, conheças as funções de cada um desses componentes.

Funções dos componentes do NPK

O nitrogênio fica responsável de estimular o crescimento das raízes, caules e folhas, além de estimular a brotação de novas mudas.

Já o fósforo, auxilia na formação da clorofila e ajuda a planta a absorver melhor todos os elementos férteis presentes na terra — influenciando na qualidade final dos produtos de sua horta.

Por último e não menos importante, temos o potássio, que fortalece os tecidos vegetais e cria mais resistência para as hortaliças, contra a seca.

Tríade perfeita, não acha? Existem alguns tipos de fertilizantes NPK que podem ser usados em sua horta e trazer bons resultados para sua plantação. Conheça os principais deles aqui no blog da Agroline!

NPK 10-10-10

Os três números a frente de seu nome indicam a quantidade de cada elemento do NPK — nitrogênio, fosforo e potássio — presentes em sua fórmula respectivamente.

O NPK 10-10-10 possui uma fórmula equilibrada, com a mesma quantidade de todos os elementos em sua composição. Por ser mais básico, o NPK 10-10-10 é ideal para ser utilizado em hortaliças mais adultas, que estão precisando de uma força em seu crescimento.

NPK 4-14-8

O NPK 4-14-8 conta com um maior teor de fósforo e potássio, isso faz com que ele seja muito importante para o crescimento de todas as hortaliças — e também para as árvores frutíferas. Ele é essencial para que as folhagens de sua horta se desenvolvam mais rápido e com uma maior qualidade

Uma ótima opção para fertilizar as sementes plantadas dentro de casa.

NPK 8-8-8

Por possuir uma composição mais fraca do que as demais, o NPK 8-8-8 é ideal para as mudas mais delicadas e frágeis — como: hortelã, salsinha e cebolinha, por exemplo. Sua fórmula equilibrada consegue garantir crescimento e fortalecimento para as plantas.

NPK 15-15-20

Quando pensamos em hortas e plantações hidropônicas, a fórmula de NPK mais indicada para isso é a 15-15-20. Por ser rica em potássio, ela é excelente para o desenvolvimento da hidroponia.

Como usar o adubo NPK em uma horta: entenda qual o momento certo!

Para usar o adubo NPK em sua horta, é preciso que você conheça a necessidade que cada planta possui para receber os nutrientes. Isso por que em alguns períodos do ano as plantas precisam de mais adubo do que os outros.

Normalmente, a melhor época para usar o NPK, são os períodos chuvosos. Isso por que essa é uma época onde as plantas e hortaliças não precisam de muito adubo, simplificando o processo de fertilização.

Quando em estados climáticos diferentes, o mais ideal é optar pelos adubos orgânicos! Conheça os principais deles aqui em nosso blog!

2. Adubação orgânica com húmus de minhoca

Uma das opções de adubo orgânico é o húmus de minhoca. Ele é formado a partir das transformações biológicas dos resíduos orgânicos.

O fertilizante pode trazer várias vantagens para a sua horta, como exemplo:

  • Equilibra o PH do solo;
  • Melhora a frutificação;
  • Oferece mais resistência para o solo;
  • Eleva a quantidade do nível de cálcio, influenciando na correção do solo;
  • Corrige a toxidez do solo;
  • Garante umidade para à terra.

Por esses e muitos outros motivos, o húmus de minhoca é um dos adubos mais utilizados em hortas comunitárias e também pessoais.

3. Adubação orgânica com esterco de gado

O esterco de gado é outro composto orgânico excelente para a adubação da terra. A técnica de adubação com esterco está presente há muito tempo e a maioria dos produtores de hortaliças a utilizam.

Isso por que, além de ela ter um ótimo custo beneficio — por ser produzida com fezes bovinas — ela ainda é uma das maneiras mais práticas de fertilizar o solo.

Algumas de suas principais vantagens são:

  • Dá mais nutriente para as plantas;
  • Retém maior quantidade de água;
  • Mantém a temperatura do solo equilibrada.

Quer coisa melhor do que isso? A matéria orgânica é tudo que uma horta precisa!

Como curtir o esterco para adubar uma horta?

Para aplicar o esterco em sua horta, é necessário que antes disso ele seja curtido. A maneira mais simples para fazer essa tarefa, é montar um pilha com todas as fezes coletadas e as umedecer diariamente. É muito importante ressaltar que o material deve ser mexido pelo menos a cada dois dias.

Após 30 dias realizando o mesmo processo, seu esterco já está pronto para ser utilizado!

Esses são os três métodos de adubações mais conhecidos no mundo dos agricultores, e são a melhor opção para a cultivação de verduras e hortaliças.

Se você quer continuar aprendendo mais sobre a terra em que você produz, continue acompanhando o blog da Agroline! Aqui compartilhemos vários conteúdos para o seu agronegócio. Continue nos acompanhando!