A intoxicação por plantas é a terceira maior causa da mortalidade de bovinos no Brasil. Hoje existem cerca de 90 tipos de plantas tóxicas, vamos mostrar algumas das mais temidas em nosso país.
Erva de rato (ou cafézinho): é a doença que mais afeta o rebanho brasileiro, cerca de 80%. Uma de suas características é ser uma planta muito palatável, o animal não precisa sentir fome para comer. Algumas das regiões mais afetadas são: Mato Grosso, Goias, Pará e Amazonas.
A intoxicação age diretamente no coração, causando a chamada “morte súbita”, por isso muitas vezes é confundida com acidente ofídico (picada de cobras).
Asclepia (Paininha ou Oficial de Sala): A Paininha é muito confundida com a Erva de Rato, porém apesar de possuir princípios tóxicos ela não provoca mortes. Não é palatável, mesmo com fome, é raro o animal não consumir essa planta.
Mascagnia(Coerania ou Cipo Prata): Também causa morte súbita, atinge o coração e provoca parada cardíaca. É encontrada em todo território do Brasil, porém tem grande incidência no Rio Grande do Sul. Se torna muita chamativa e palatável para os Bovinos, principalmente em épocas de seca.
Tetrapterys (Cipó ferro ou Cipó Rruão): Causa insuficiência cardíaca congestiva, com edemas. Também causa aborto se afetar vacas prenhas e emagrecimento progressivo. Presente em todos os estados da região Sudeste. Mesmo na seca a planta se mantém verde, atraindo os animais.
Samambaia do Campo: Muito comum em todo Brasil, normalmente é ingerida quando se inicia a brotação, provoca sangramento na bexiga, hematuria, por isso se confundem com leptospirose, pois o animal começa a urinar sangue. Nestes casos, antes de iniciar o tratamento, deve-se verificar na propriedade se não existem muitos focos da planta.
A intensidade da intoxicação depende de qual planta foi ingerida e da quantidade da planta ingerida pelo animal, na maioria dos casos é necessário que o animal coma muitos arbustos para ficar em estado crítico de intoxicação, por isso a importância de cuidar bem de todo pasto.
Os períodos mais propícios são nas épocas de secas, quando as plantas ficam muito atrativas, é onde deve-se tomar cuidado redobrado.
Como tratar?
Assim que verificado a intoxicação, um tratamento muito eficaz é utilizar o Bioxan, uma fonte enérgica que ajuda a reabilitar o animal, usando em conjunto com Hepatoxan, um anti-tóxico com proteção hepática, que vai ajudar o animal a se alimentar mais rápido. Para ter um melhor resultado, o tratamento deve ser iniciado assim que diagnosticado o problema. As dosagens vão variar com o peso do animal.
Para garantir a segurança de seu animal, entre em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado.
Aproveite nossas dicas e previna-se de prejuízos.
Ficamos à disposição para mais dúvidas.
20 comentários
Eu trabalho na área a mais de quarenta anos, sempre usei e indiquei produtos Ouro Fino, estão sempre acompanhado a evolução científica da área e sempre me deram bons resultados na terapia aplicada
Tem algum antitóxico preventivo que pode ser colocado no colcho com sal mineral por exemplo ?
Ola Paulo,
Existem alguns produtos que são antitóxico como por exemplo o Hepatoxan (aplicação via endovenosa ou subcutânea), porém a melhor forma de prevenção é ter cuidado com a pastagem e evitar o crescimento das plantas indesejáveis.
Em casos mais graves é recomendado o auxilio de um médico veterinário.
Estamos à disposição.
Em um mês aque na fazenda , perdemos 6 cabeças de gado , por envenenamento por ervas!!
Estamos passando pelo mesmo problema.
Gado retornou p pasto após manejo no curral , foram 6 vacas encontradas mortas em duas semanas , uma ainda c vida sem conseguir se levantar .
Gado foi revacinado por suspeita de raiva,
dois meses retornamos c gado e duas vacas mortas em 4 dias , mais uma ainda viva , tosendo aplicado Mercepton na veia hoje o segundo dia.
Nesses casos, é importante ter o acompanhamento do médico veterinário para examinar e diagnosticar as causas das intoxicações. Por precaução, é sempre bom ter em sua propriedade um produto antitóxico, para que possa utilizar até que o médico veterinário seja consultado. Produtos como o Hepatoxan (https://www.agroline.com.br/produto/hepatoxan-100-ml-anti-toxico-vallee-105708) ou o Mercepton (https://www.agroline.com.br/produto/mercepton-100-ml-anti-toxico-injetavel-bravet-97073) podem ser utilizados. Ficamos à disposição.
Minha vaca está com diarréia e babando e um pouco estranha.parece que está com cólica o que fazer ?
Ola Marcela,
Pedimos por gentileza que entre em contato com um médico veterinário para que ele possa fazer um diagnóstico e auxilia-la no melhor tratamento. Além disso, é sempre importante verificar se no pasto que seus animais ficam há algumas dessas plantas que podem ser tóxicas.
Estamos à disposição.
Boa noite, em minha propriedade tenho problema com a planta conhecida como erva Vick, Já perdemos vários animais..Existe algum produto que possa ser usado como preventivo ??
Ola Adilson,
Até o presente, não existe herbicida registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para o controle de cafezinho (Erva vick).
A melhor forma de prevenção é ter cuidado com a pastagem e evitar o crescimento das plantas indesejáveis.
Estamos à disposição.
Tenho uma bezerra que está sem força mas patas e não consegui levantar sozinha, pode ser sintoma de intoxicação?
Olá Andreia,
Os sintomas mencionados podem estar ligados a uma serie de doenças, para a segurança de seu animal por gentileza entre em contato com um médico veterinário para que ele prescreva o melhor tratamento.
Estamos a disposição.
Pode comer a carne de vaca que morreu ervara?
Olá Maria,
O consumo da carne de animais que tiveram morte súbita por intoxicação não é indicado podendo acarretar riscos a saúde humana.
Estamos a disposição.
Qual e a eficácia dos produtos antitóxicos utilizados no cocho?
Pode se confiar
Olá Lucas,
Para melhor eficácia no tratamento é sempre bom consultar um médico veterinário para que seja orientado a melhor forma de tratamento em seu animal.
Um dos medicamentos que ajudam o animal se reabilitar por ser uma fonte energetica é o Bioxan que você encontra para compra no site, assim como Hepatoxan, um anti-tóxico com proteção hepática, que vai ajudar o animal a se alimentar mais rápido:
https://www.agroline.com.br/produto/bioxan-soro-500-ml-vallee-97362
https://www.agroline.com.br/produto/hepatoxan-100-ml-anti-toxico-vallee-105708
Estamos a disposição.
Para casos de intoxicação é interessante o uso de antibióticos em associação com antitóxico?
Olá Gustavo,
Quando se observado a intoxicação é necessário garantir a segurança de seu animal, entrando em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado.
Em nosso site você encontra alguns dos produtos que auxilia nafonte enérgica que ajuda a reabilitar o animamal;
https://www.agroline.com.br/produto/bioxan-soro-500-ml-vallee-97362
https://www.agroline.com.br/produto/hepatoxan-100-ml-anti-toxico-vallee-105708
Estamos a disposição
Boa Noite. Como acabar com o Cipó Ruão, existe algum veneno? E como desintoxicar uma novilha aumentada para nao abortar?
Olá Brau,
Assim que verificado a intoxicação, um tratamento muito eficaz é utilizar o Bioxan, uma fonte enérgica que ajuda a reabilitar o animal, usando em conjunto com Hepatoxan, um anti-tóxico com proteção hepática, que vai ajudar o animal a se alimentar mais rápido. Para ter um melhor resultado, o tratamento deve ser iniciado assim que diagnosticado o problema. As dosagens vão variar com o peso do animal.
Para garantir a segurança de seu animal, entre em contato com um médico veterinário para orientação de um tratamento adequado.
Sobre acabar com o cipó ruão, sugiro que o senhor entre em contato diretamente com um agrónomo, não podemos fazer indicações.
Estamos a disposição.