Manter o cavalo musculoso requer uma série de cuidados recorrentes. Sabemos disso, portanto nós listamos dicas práticas, úteis e essenciais que vão colaborar com o desenvolvimento do seu querido animal. Continue lendo para conferir as dicas e saber como manter o cavalo fabuloso, boa leitura!

1. Invista em ração de qualidade

Os cavalos comem muito feno e capim, pois essa é a maior fonte nutritiva. Porém, a ração para cavalo entra como um dos impulsionadores para o desenvolvimento muscular, afinal de contas, o corpo é reflexo do que ele se alimenta.

Portanto, suplementar a alimentação com nutrientes mais robustos é uma excelente forma de aumentar os músculos do cavalo. Dê preferência para as rações que possuem os seguintes ingredientes:

Minerais

Alguns dos minerais essenciais para os equinos são cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro, selênio e zinco. Eles são responsáveis por manter a saúde óssea e o funcionamento dos órgãos.

Fibras

Elas ajudam o cavalo a manter o bom funcionamento do intestino, dessa forma conseguem manter o corpo disposto e saudável. Elas estão presentes em palhas, ervas, feno e em rações.

Gorduras e óleos

As gorduras são fontes de energia para os exercícios dos equinos, desde que não sejam consumidas em excesso pois, se for exagerada, ela cria um acúmulo de gordura. E, nesse caso, os óleos contribuem para a desintoxicação corporal.

cavalo no pasto

2. Acrescente vitaminas

Invista em vitaminas A,B,D,E e K. Esse complexo vitamínico é responsável por reforçar a imunidade, fortalecer a pelagem, tonificar ossos e dentes, prevenir doenças cardiovasculares e impulsionar o ganho muscular. Sem sombra de dúvidas, acrescentar vitaminas faz toda a diferença na evolução!

Leia também: 3 melhores suplementos para cavalos

3. Hidrate constantemente

Esse é um fator muito importante porque inúmeras síndromes e doenças causadas por desidratação podem surgir, como diarreia, choques septicêmico e endotoxêmico, ectopia do intestino grosso, íleo, obstruções intestinais, cólica, peritonite difusa e sudorese excessiva.

Portanto, hidrate para prevenir as condições citadas anteriormente e para promover a saúde dos equinos. Além disso, a hidratação proporciona bom funcionamento dos órgãos, desintoxicação e confere um aspecto saudável aos pelos.

mulher montada em um cavalo numa arena de hipismo

4. Vacine, sem falta!

Os cavalos também estão sujeitos a contrair alguma doença infecciosa, bacteriana ou outra, e a vacina entra como uma prevenção e, se porventura contrair a doença, o corpo já sabe como combater.

Aliás, quando os potros nascem eles já recebem algumas doses, porém elas precisam de reforço. Por exemplo, vacinas de influenza, encefalomielite e raiva são anuais para equinos adultos e rinopneumonite, a cada 6 meses.

Esse são períodos padrões, porém é imprescindível consultar com o médico veterinário qual a melhor época para vacinar o cavalo. O importante é dar a dose!

5. Treine diariamente

Os cavalos são animais poderosos e possuem uma performance incrível para atividades físicas, por isso para a preparação do hipismo os treinos de base são importantes, o famoso groundwork.

Veja a seguir alguns exercícios para realizar: flexionamento de jarrete, recuo com leve pressão, atravessar poças de água, galopar sobre balizas e varas, rodear cones e ladear.

Sabendo disso, estabeleça rotinas de treinos de acordo com a raça e idade, assim é possível alcançar ótimas performances nos exercícios e aumentar a massa muscular. Além disso, galope ao ar livre para que ele desestresse em meio a natureza.

6. Forneça nutrientes energéticos

Os cavalos desempenham atividades de alto gasto energético, e muita força. Portanto, eles precisam de proteínas, carboidratos e gorduras, independente se é cavalo para trabalho, égua gestante ou lactante ou potro em crescimento, todos eles precisam de energia.

Mas é preciso calcular os valores energéticos gastos individualmente, só assim é possível definir a quantidade necessária para consumir. Por isso, cuidado ao nutrir com apenas um suplemento ou oferecer em excesso alguns dos macronutrientes que citamos – eles podem estagnar ou engordar!

7. Acompanhe a evolução com dados

Acompanhe de perto como o corpo do cavalo reage aos treinos. Para isso, meça a taxa de respiração, batimentos cardíacos e temperatura, além de medir periodicamente as circunferências musculares.

É importante ter esses dados para saber se o treinos está exigindo demais ou intenso na medida certa, além de ser uma maneira de identificar que o cavalo não está bem. Nem sempre o cavalo estará em seu melhor dia, mas uma série de dias com baixo desempenho é um alerta.

8. Massageie antes e depois do treino

As técnicas de massagem antes do treino permitem que os músculos estiquem e contraiam com ótima performance, é uma forma de alongamento que previne lesões e câimbras.

Já as massagens posteriores aos exercícios são para ajudar na recuperação muscular e uma forma de aliviar as tensões pós esforço físico.

Além disso, é um tratamento terapêutico, pense na possibilidade de contratar um equiterapeuta profissional.

9. Desparasite periodicamente!

Os parasitas são um empecilho para a evolução muscular dos cavalos, isso acontece porque eles roubam os nutrientes do corpo e causam inúmeros malefícios. Sabendo disso, cuide para que os parasitas externos (moscas, piolhos e culicoides) mantenham distância e os internos (vermes) sejam eliminados, dê remédios para eliminar parasitas e faça a vermifugação dos cavalos periodicamente.

Gostou das dicas para deixar o cavalo musculoso? Esperamos que elas tenham inspirado seus cuidados. Aliás, nós temos mais dicas para você, saiba como cuidar dos cavalos no verão com a Agroline!

Nos vemos no próximo post, até lá!