Vindo diretamente da região asiática de Turcomenistão, o cavalo dourado da raça Akhal Teke é considerado o mais bonito do mundo. Além de sua tonalidade de ouro, os próprios pelos do animal contribuem para esse título: eles são finos e bem colados ao corpo, o que produz um efeito metalizado que pode ser visto a quilômetros de distância.

É claro que esse não será um animal muito vantajoso em termos de custo-benefício para a vida e as atividades na fazenda, então se você quiser conhecer outras das principais raças de cavalos, temos um post completo das raças mais acessíveis até as mais exóticas.

E se você tem curiosidade sobre essa raça turcomena fascinante, continue a leitura deste post preparado pela Agroline e descubra mais sobre a história de origem, as características, o preço no mercado atual e tudo mais sobre o cavalo dourado!

A história do Akhal Teke

A origem da raça tem início há cerca de 3.000 anos atrás, na região da Ásia Central conhecida atualmente como Turcomenistão. Não existem dados específicos de como os cavalos eram no começo e como se deu a sua subsequente evolução, pois aquela era uma época em que não se faziam registros de raças como hoje: os animais eram identificados apenas por nomes locais.

É a partir dessa prática que o termo “Akhal Teke” nasceu: os cavalos eram criados exclusivamente pelos nômades turcomenistãos de mesmo nome. Essa raça, que é descendente próxima dos tradicionais cavalos de guerra da região, foi escolhida pois mostrava um grande potencial de se desenvolver em velocidade e resistência, características essenciais para a vida no deserto.

Notou como não mencionamos que as tribos valorizam a característica principal da raça, a sua pelagem dourada e metalizada? Pois é, na época, a beleza dos animais não tinha muita relevância para os criadores (afinal, estavam no meio do deserto), mas ela já servia para camuflar a raça em meio à areia.

As últimas informações que existem sobre a sua época de origem é que as tribos usavam os cavalos Akhal Teke para práticas de lazer (corridas e provas de salto) e para o transporte no relevo extenso, árido e difícil da região. Depois, disso, a história da raça tem uma guinada completamente diferente.

Em 1881, guerras entre a China e a Rússia resultaram na invasão russa da região do Turcomenistão, que ficou severamente impacta.

As tribos remanescentes foram propositalmente separadas de seus cavalos, com o objetivo de abalar a sua autoconfiança e orgulho. Os animais foram transferidos para fazendas estatais russas, onde a pureza da raça sofreu atentados.

Lá, os cavalos Akhal Teke receberam transfusões de sangue da raça Puro-Sangue Inglês (PSI) numa prática russa intencional de prejudicar a raça asiática. Para retaliar isso, em 1932, os turcomenos usaram os exemplares puros da raça para provar o seu valor numa viagem de Asgabate a Moscou, que levou 4.800km e 84 dias para ser concluída.

Isso não mudou a posição russa e, depois de repetirem o feito, as tribos não puderam mais entrar em contato com os seus cavalos Akhal. O governo soviético seguiu aplicando sangue PSI na raça e realizando inseminações artificiais para aumentar o seu atrativo em corridas de curta distância com fins de entretenimento, o que eliminou de vez a pureza da raça.

A última égua Akhal Teke pura morreu em 1991, enquanto o último ganharão foi em 1998. Atualmente, existem cerca de 1.200 exemplares da raça do cavalo dourado, encontrados principalmente em eventos de exposição, hipismo e outros esportes equinos. O emblema do Turcomenistão ainda é o Akhal Teke.

cavalo dourado raça Akhal Teke

As características do Akhal Teke

Apesar de sua trajetória, os exemplares de mestiços do Akhal Teke que existem hoje carregam o menor nível de polimorfismos genéticos (em torno de 60%) já vistos em uma raça de equinos. Com isso, diversas de suas zootécnicas foram mantidas, misturando-se com as novas desenvolvidas no ocidente. Conheça-as abaixo:

  • Olhos grandes e narinas abertas, que provocam uma expressão audaciosa;
  • Focinho fino;
  • Pernas magras, longas e de juntas altas;
  • Cabeça elegante num ângulo de 45°
  • Perfil num formato retilíneo;
  • Corpo estreito, tubular e longo;
  • Pescoço fino, comprido, alto e mais vertical;
  • Porte médio (chega a 1,70 de altura);
  • Pelo muito fino e colado ao corpo que dá um aspecto metalizado;
  • Pelagem alazã-dourada, castanha ou tordilha;
  • Pele fina e resistente ao calor.

Além de sua cor e brilho inconfundíveis, a raça tem outras características de grande relevância, como a sua capacidade de percorrer muitos quilômetros em terrenos árduos, sobreviver com pouquíssimos cuidados no verão, rusticidade e versatilidade de alimentação e criação.

cavalo Akhal Teke

O preço atual do Akhal Teke

Diante de todas as informações sobre as características exclusivas do animal, qualquer pessoa poderia supor que o seu valor monetário é altíssimo no mercado de equinos atual. A raça Akhal Teke é vendida por US $10.000, cerca de R$55.000 quando convertido para a moeda brasileira. Esse valor é refletido pela escassez e particulares dos exemplares da raça, o os amantes do universo dos equinos com certeza podem apreciar.

Outros posts que você pode se interessar