Por que seu cavalo precisa de cascos aparados a cada seis semanas enquanto os cavalos selvagens passam muito bem sem nunca ter visto um ferrador?

Os cavalos evoluíram ao longo de milhões de anos fazendo com que seus cascos ficassem duros e resistentes. As mudanças frequentes por diferentes regiões fizeram com que o crescimento dos cascos fosse igual ao desgaste.

Os cavalos selvagens de hoje vivem em condições similares aos cavalos pré-históricos, mas os cavalos domésticos não. Muitos cavalos passam a maior parte do tempo no estábulo onde ficam parados. Seus cascos não se desgastam, por isso precisam ser aparados. Caso contrário se deformam ou quebram em pedaços. Quando os cascos crescem de forma desigual podem causar uma série de problemas.

As ferraduras são importantes porque ajudam a preservar o casco e aumentam a tração das patas do cavalo poupando a sola dos cascos de impactos.  Elas são colocadas por pessoas treinadas, os ferradores, e são presas aos cascos por meio de cravos.

cravo-para-ferradura
Cravos para fixar a ferradura ao casco do cavalo

O número de cravos não é definido, mas utiliza-se a menor quantidade possível. Usualmente, são quatro no interior e três no exterior. Com a ajuda das tenazes, suas pontas são torcidas e dobradas.

Aqui vão algumas dicas de Felipe Villa Gonzi, Supervisor de vendas Nordeste da Mattheis Borg, para considerar quando o assunto é cuidados com os cascos do cavalo e ferrageamento.

Na Agroline você encontra tudo para casqueamento e ferrageamento

Necessidade de ferrageamento

Na maioria dos casos, a necessidade de ferrageamento surge durante a doma dependendo das atividades que o cavalo vai desempenhar: trabalho, esporte, lazer, etc. Se for cavalo de corrida ou que exerça algum esporte, seus cascos precisam ser protegidos do impacto com o solo.

Seu potro deve ser examinado por um veterinário e um ferrador dentro das primeiras semanas para ver se os cascos precisam de atenção. Um cavalo jovem pode ficar sem ferraduras até que algumas atividades possam exigi-las.

ferradura-para-cavalo

Quando fazer um novo ferrageamento

Se os cascos dos cavalos crescerem muito, eles vão rachar e quebrar em pedaços causando desequilibro, por isso os cascos do cavalo devem ser aparados a cada seis semanas, porém esse período é variável de acordo com o trato, atividade que o animal exerce e o ambiente em que se encontra.

Mesmo com as ferraduras, os cascos crescem.  Então, as ferraduras precisam ser removidas, os cascos devem ser cortados e a ferradura substituída. Como falado anteriormente, o período médio é de seis semanas.  Ferraduras deixadas por longo período podem causar problemas irreversíveis.

Nos cavalos de corrida a frequência de troca de ferraduras é maior, já nos cavalos de passeio a frequência será medida pelo desgaste da ferradura. Cavalos de cavalgadas vão precisar de ferraduras sempre.  No entanto, não se deve passar mais de 45 dias sem trocar as ferraduras, pois os cascos devem estar crescidos.

Os cavalos que praticam esportes precisam de ferraduras adequadas para o tipo que praticam Ex: cavalos de corrida requerem maior agilidade e cavalos de salto requerem maior apoio. Dessa forma, a ferradura precisa ser adequada.

Um cavalo sem ferraduras tem tração suficiente para atividades de lazer. As ferraduras podem alterar a tração para atividades como salto e freio. Muita ou pouca tração pode causar lesões nas articulações, tendões e ligamentos. Seu ferrador pode ajudar a encontrar a melhor ferradura para cada atividade.

Na Agroline você encontra tudo para casqueamento e ferrageamento

Cuidados com os cascos do cavalo

O acúmulo de lama e pedras no casco pode causar uma pressão indesejável na sola e infecções bacterianas. Por isso é importante limpar diariamente os cascos de seu cavalo. É uma tarefa difícil, porém necessária.

ferraduras

 Tipos de ferradura

Aço:  usadas para o trabalho. A maioria das ferraduras usadas é feita de aço por ter mais resistência e durabilidade. Geralmente são classificadas por ordem de tamanho, de 0 a 5. Um ponto negativo é que elas são pesadas. Cavalos que têm um trabalho de alto impacto se beneficiam com ferraduras mais resistentes.

ferradura-de-aco-mattheis-borg
Ferradura de aço você encontra na Agroline

Já os cavalos de corrida se beneficiam com as ferraduras mais leves, como as de alumínio.  A estrutura do casco também desempenha um grande papel na escolha do material da ferradura. Se o casco de seu cavalo também for muito delicado, busque outra opção.

As ferraduras de aço podem não ter o formato perfeito para os cascos de seu cavalo. Converse com um ferrador para orientá-lo a fazer a melhor compra.

Alumínio: usadas para atividades terapêuticas e esportivas. As ferraduras de alumínio são 50% mais leves que as de aço. É uma ferradura sólida e resistente e seu peso varia entre 30 a 50 gramas.  Elas têm um custo um pouco maior e são menos duráveis que as de aço.

ferradura-de-aluminio
Ferradura de alumínio da Mattheis Borg

Plástico e poliuretano: usadas para atividades terapêuticas. Estão no mercado há pouco mais de 20 anos. São leves e muito usadas em potros e cavalos com doenças ou lesões nos cascos. Podem ser moldadas para cada casco. Não devem ser usadas em cavalos que desempenham funções atléticas. Não são fixadas com cravos, pois são coladas à mulhara do casco.

Veja também: Na Agroline você encontra as melhores Ferraduras e Ferramentas para seu cavalo 

Veja também: Higienização de Equinos: limpeza e cuidados especiais