Que os cavalos são ótimos atletas, não há duvidas. Os esportes equestres existem desde a Grécia Antiga. Com o passar dos séculos, foram se desenvolvendo para as modalidades que conhecemos agora, como por exemplo o Hipismo.

O cavalo no esporte

Os primeiros indícios do adestramento equestre datam por volta de  1.360 a.C, quando eram treinados para fins militares, na região onde hoje se encontram as terras de Turquia, Síria e Iraque. O lado esportivo dos cavalos ganhou destaque centenas de anos depois. Foi em cerca de 648 a.C, quando a modalidade da corrida de bigas foi inclusa na Olimpíadas da Grécia Antiga .

Inspiradas nos hábitos do dia a dia e nas práticas de caça, surgiram, no século 19, as primeiras provas de salto à cavalo na Europa. Essas competições dariam origem ao que hoje conhecemos como as modalidades de Hipismo.

Origens do Hipismo

A  origem do Hipismo é atribulada ao hábito de caça que os nobres da região do Reino Unido. Em 1868, a  Real Sociedade de Dublin em Bell´s Bridge promoveu uma prova de salto em altura e à distância. As provas eram para testar a capacidade dos cavalos de raça.

Anos mais tarde, em 1881, a  Real Sociedade de Dublin em Bell´s Bridge voltou a inovar, com a criação de uma pista de obstáculos, desenvolvendo o molde que seria usado para dar origem às provas realizadas hoje.

Mas foi somente no início do século 20 que o hipismo se tornou mais próximo do que vemos nas pistas olímpicas. Quando o italiano Federico Caprilli, considerado o pai da equitação, revolucionou a técnica de saltos. O método que ele desenvolveu é utilizado até hoje. Para Federico, o cavalo corre melhor quando tem liberdade de movimento, assim, ele criou um método para que o animal não sofresse com o puxar das rédeas, permitindo que o competidor salte sentado, sem inclinar-se. A técnica foi batizada de “assento adiantado”

A primeira vez que o Hipismo foi disputado como esporte olímpico foi em 1900, em Paris. Depois de um hiato, a modalidade só voltou a ser disputada em 1912 nas Olimpíadas de Estocolmo, e se mantem como modalidade olímpica até então.

Modalidades

O Hipismo é disputado em três modalidades:

Salto:

O atleta percorre uma pista com uma série de 8 a 12 obstáculos obstáculos diferentes, incluindo barras paralelas, fossos e pequenos muros. O objetivo é terminar o circuito no menor tempo possível.  A cada falta, como derrubar elementos da pista ou desviar na trajetória,  o cavaleiro recebe punições que interferem na sua pontuação final.

Adestramento

Nas provas de adestramento, os competidores tem o objetivo de conduzir o animal em uma série de movimentos. Os juízes avaliam a conduta e postura do animal, que deve obedecer os comandos do cavaleiro, sem que ele emita um som sequer, apenas com os movimentos.

CCE:

CCE ou Concurso Completo de Equitação é uma prova considerada o triatlo equestre. A competição é composta por uma prova de salto, uma prova de adestramento e o Cross Country, que é uma prova ao ar livre com obstáculos e tem cerca de 40 a 45 saltos. Toda a prova é realizada em três dias.

Vai praticar Hipismo? Confira alguns equipamentos disponíveis na Agroline:

estribo-para-salto
Estribo para salto
estribo-de-segurança
Estribo de segurança

 

 

 

 

 

 

 

 

O Hipismo no Brasil

Assim como em outros lugares do mundo, a atividade equina como esporte surgiu muito antes da oficialização do Hipismo como modalidade. Um dos primeiros torneios realizados em terras brasileiras, aconteceu em 1641. O torneio de cavalaria foi realizado onde hoje se encontra a cidade de Recife. O evento aconteceu por iniciativa do príncipe holandês João Maurício de Nassau.

Na época colonial, os torneios e corridas eram comuns na região de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os séculos 18 e 19, os fazendeiros e aristocratas participavam e apreciavam as competições, que chamava atenção da nobreza, inclusive do imperador Dom Pedro I e sua esposa Maria Leopoldina.

Foi somente nos meados do século 19, mas precisamente em 1847, que as corridas à cavalo foram oficializadas, com a criação do primeiro Clube de Corridas do Brasil, que teve como presidente Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, que estimulou a criação nacional de cavalos, importando garanhões Puro Sangue Inglês e incentivando ainda mais o esporte e a criação do Jockey Club Fluminense.

Confederação Brasileira de Hipismo

Com o surgimento e crescimento de vários centros equestres no país e participantes de alto nível, tornou-se necessária a existência de um órgão que organizasse a atividade equestre que crescia no país. Assim, a primeira iniciativa do registro da Federação Brasileira de Hipismo aconteceu em 1935.

Mas foi só depois da criação de federações – exigidas por lei, na época, que nasceu em 19 de dezembro de 1941, no Rio de Janeiro a CBH – Confederação Brasileira de Hipismo – uma iniciativa das Federações Paulista de Hipismo (FPH), Hípica Metropolitana (Rio) e Hípica Fluminense (Niterói).

Veja também: 

liga-de-descanso
Liga de descanso
capacete-para-hipismo
Capacete para hipismo

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiras participações do Brasil em competições

A primeira participação do Brasil em uma competição internacional foi em 1942, no Chile, pouco tempo depois da criação da CBH. Além desta, outras duas competições foram decisivas para o estabelecimento do hipismo no Brasil. Uma foi o envio de uma equipe para a Olimpíada de Londres, em 1948.  Outra, foi a organização do Concurso Hípico Internacional do Rio de Janeiro, em 1950.

O Brasil já conquistou três medalhas em competições olímpicas de Hipismo. A primeira conquista foi o bronze por equipe nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Depois também conquistou o bronze por equipe em Sydney no ano 2000.

O primeiro ouro do Brasil veio em 2004, depois de ser eliminado em Sydney, Rodrigo Pessoa conquistou a primeira medalha individual no hipismo, garantindo o primeiro lugar no pódio nas Olimpíadas de Atenas.

Próximos desafios

Recentemente, a equipe de adestramento do Brasil se destacou nos Jogos Pan-Americanos de Lima. O time conquistou, no dia 29 de julho, a medalha de bronze e  ainda garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

hipismo-01

Leia também: 

Suplementos para cavalos é na Agroline

Fontes: Confederação Brasileira de Hipismo e Rede Nacional do Esporte