Conheça as principais vitaminas para gado

As melhores vitaminas para gado leiteiro ou de corte são: A, complexo B, C, D e K. Apesar de cada uma ter uma função diferente, elas podem ser encontradas em suplementos injetáveis e outras fontes que vão desde a pastagem ou a ração.

O principal motivo para manter as vitaminas dos bovinos em dia é a prevenção de doenças e a maior produtividade do rebanho. Afinal, quando a nutrição é feita de maneira adequada, há menos riscos de problemas relacionados aos padrões de qualidade de reprodução, como mostra uma pesquisa da Ufpel.

Continue a leitura e conheça as melhores vitaminas para gado de leite ou de corte. Ao final, responderemos três perguntas frequentes sobre esse assunto. Acompanhe!

1. Vitamina A

Começaremos pelas vitaminas lipossolúveis: aquelas que são absorvidas pelo tecido adiposo e liberadas quando necessário.

Por exemplo, a vitamina A é fundamental para a integridade das mucosas e do aparelho reprodutivo do rebanho. Para isso, o nutriente participa da transformação dos hormônios e tem um papel importante no sistema nervoso e imunológico.

Caso esteja em falta, os animais podem apresentar:

  • Pelos ásperos;

  • Cegueira noturna;

  • Degeneração da retina;

  • Descoordenação dos movimentos;

  • Convulsões;

  • Infecções das vias respiratórias;

  • Entre outros.

    fazendeiro tirando leita da vaca

2. Vitamina D

A vitamina D age diretamente na síntese metabólica do cálcio e fósforo. Isso faz com que os dois minerais sejam melhor absorvidos pela mucosa do intestino. O que influencia no sistema esquelético dos bovinos. Ela é fundamental para ser suplementada em períodos de seca.

Caso esteja em deficiência, ela pode causar:

  • Comprometimento do sistema ósseo;

  • Deformação do esqueleto;

  • Aumento do risco da febre do leite.

Por outro lado, seu excesso, a longo prazo, pode levar à redução na capacidade de ingerir alimentos, como aponta a pesquisa da Ufpel, citada anteriormente.

3. Vitamina K

A vitamina K é essencial na produção de proteínas vindas do rúmen. Além disso, como mostra a Fundação Roge, esse nutriente tem um grande papel anti-hemorrágico. Por ser sintetizada pelas bactérias naturais do sistema digestivo bovino, sua deficiência é rara.

Contudo, caso ocorra, sua principal consequência é o aumento no tempo de coagulação sanguínea.

novilhas leiteiras em uma fazenda leiteira moderna

4. Vitamina E

Uma das melhores vitaminas para bovinos é a E. Ela tem papel antioxidante e ajuda a retardar o envelhecimento precoce dos animais. Além disso, como os pesquisadores da Ufpel apontam, sua suplementação apresenta redução na mastite e outras infecções intramamárias.

Além disso, a vitamina E ajuda na absorção e estocagem da vitamina A no fígado. Por conta disso, a deficiência de uma está diretamente relacionada à outra.

Veja os sinais que o rebanho pode apresentar, caso esteja deficiente nesses nutrientes:

  • Doença do músculo branco;

  • Distrofia muscular nutricional;

Essa deficiência pode estar relacionada à baixa disponibilidade de vitamina disponível nos alimentos. Em situações assim, é fundamental saber como usar suplementos injetáveis.

5. Complexo B

Este e o próximo tópico são relacionados às vitaminas hidrossolúveis — aquelas solúveis em água. Elas são, basicamente, todas do complexo B e C.

O complexo vitamínico B é sintetizado pela flora ruminal. Ele tem funções diretamente ligadas ao sistema nervoso e pode ser encontrada em rações, farelo de trigo, alfafa etc.

Sua deficiência pode estar relacionada à altas doses de antibióticos. Por conta disso, é fundamental entender a importância de vitaminas do complexo B e suplementos para os bovinos.

rebanho de gado com uma vaca marrom na frente

6. Vitamina C

A vitamina C — ou ácido ascórbico — é um poderoso antioxidante. Dessa maneira, ele atua para retardar o envelhecimento e a degeneração das células do organismo e facilita a absorção de gorduras.

Em geral, a deficiência de vitamina C é pouco relatada em qualquer ruminante. Ou seja, ela não costuma ser uma das causas de anemia em bovinos.

Para que serve a vitamina B12 para o gado?

A vitamina B12 em bovinos está relacionada à produção dos glóbulos vermelhos do sangue. Além disso, elas estão diretamente ligadas ao sistema nervoso e agem para desintoxicar o fígado e na formação do sistema imunológico. Por fim, o nutriente forma vitamina A e proteínas.

Para entender mais sobre esse assunto, veja nosso post completo sobre a importância da vitamina B12 para o seu rebanho! Com esse conteúdo, será possível entender qual é a melhor opção de suplementação para os animais.

Qual é a melhor vitamina para gado de engorda?

O complexo B tem as melhores vitaminas para engordar diferentes raças de gado. De modo geral, suplementações que tenham aminoácidos, cálcio e fósforo também auxiliam nesse processo. Contudo, apenas um zootecnista pode avaliar individualmente quais são as necessidades do seu rebanho.

Por falar em necessidades do rebanho, a cada dia que passa, os criadores têm investido em tecnologias para aumentar a produtividade. Uma delas, por exemplo, é a inseminação artificial em tempo fixo. A qual, quando combinada com a alimentação correta, pode melhorar o rendimento do rebanho.

agricultora cuidando de uma vaca dando comida para ela

Qual a melhor vitamina para vacas leiteiras?

As vitaminas A e E são as melhores para o gado de leite, como mostra um artigo da Universidade de São Paulo. Esses dois nutrientes são os mais importantes para a melhora na qualidade da produção.

Para entender mais, veja nosso conteúdo completo sobre como melhorar a qualidade do leite!

As vitaminas são nutrientes essenciais para a vida. Em bovinos, elas são essenciais para o bem-estar dos animais e, claro, no melhor rendimento das produções. Portanto, como você viu, é fundamental manter contato direto com o zootecnista de confiança e observar os sintomas de deficiência aos nutrientes.

A falta de minerais e vitaminas na alimentação do rebanho pode causar diversos problemas. Devido a isso, é papel do pecuarista monitorar e entender mais sobre sua produção. Temos vários conteúdos que te ajudam nesse manejo. Por exemplo, veja nosso guia completo sobre gado leiteiro e se informe!