Fonte Corbis

A ordenha de vacas, ainda que tenha se tornado algo incomum na sociedade contemporânea e cheia de avanços tecnológicos, se mostra extremamente necessária em algumas fazendas e locais que ainda preservam as técnicas tradicionais para cuidar de seu gado.

Por exemplo, alguns agropecuários e fazendeiros que não possuem uma máquina para ordenha precisam fazer o trabalho manualmente, o qual requer alguns materiais específicos, metodologia higiênica e paciência.

Veja a seguir como realizar o processo de modo prático e seguro, tanto para o animal quanto para ordenhador.

Em primeiro plano, se certifique de que a vaca a ser ordenhada esteja amamentando um bezerro. Em seguida, reúna todos os materiais necessários para a tarefa, que são:

– Um vasilhame para recolher o leite;

– Um banquinho para sentar enquanto a ordenha é realizada;

– Água quente, que será utilizada para limpar o ubre da vaca, e um pano limpo para secá-lo;

– Alimento para o animal.

A preparação, porém, ainda não termina apenas com estes detalhes. É necessário ainda alguns cuidados. Um deles é que o animal a ser ordenhado tenha tido sua cria recentemente, além de seguir uma rotina pré-determinada pelo proprietário do rebanho. Para isso, a vaca em questão deve ser separada de seu bezerro assim que ele estiver com alguns dias de vida.

Vale lembrar ainda que o mais importante na ordenha é que ela seja feita sempre no mesmo horário, preferencialmente duas vezes ao dia (de manhã e a tarde). Depois de todo o processo de organização, é o momento de partir para a tarefa:

– Lave bem suas mãos para evitar que ocorra a contaminação no animal;

– Leve a vaca para o estábulo e a alimente;

– Siga também uma rotina quando for fazer a ordenha, coloque o banquinho sempre do mesmo lado e bem próximo à vaca, de forma que alcance facilmente suas tetas;

– Comunique-se com a vaca, o que pode acalmá-la e fazer com que ela se acostume facilmente com a sua presença;

– Lave o ubre do bovino com água quente e, em seguida, o seque com o pano limpo;

– Coloque o balde escolhido debaixo de suas tetas;

– Sempre dispense os primeiros jatos de leite em um caneco de fundo preto, observando se o leite está normal ou apresenta grumos;

– Para começar a ordenha, aperte a parte superior da teta do animal entre os dedos polegar e indicador. Depois, aperte continuamente com estes dois dedos em toda a extensão da teta, desde a parte superior à inferior;

– O animal ajuda a ordenha por cerca de quatro a sete minutos, portanto, aproveite este tempo para efetuar a tarefa;

– Para finalizar, desinfete as tetas com um copo de iodo glicerinado ou clorhexidina e evite que o bovino se deite antes disso.

Dessa forma, a ordenha pode ser feita de forma segura e higiênica, garantindo a segurança do animal e do ordenhador, assim como a qualidade do leite.

Avalie este post