Alertys OnFarm é um teste rápido da Biogenesis Bagó para a detecção de prenhez em vacas. Ele é indicado a ser feito a partir do 28º dia após a monta natural ou inseminação artificial. Ainda, conta com um resultado com 99,7% de precisão.

O teste funciona ao analisar e detectar a presença de glicoproteínas associadas à prenhez (PAGs) de três formas diferentes: com o sangue total (EDTA), com o plasma (EDTA) ou com o soro.

Quer saber mais sobre o funcionamento desse teste e as suas principais precauções? Confira mais sobre no post elaborado para você, aqui no Blog Agroline!

O que vem no teste e como armazená-lo?

Você observará que o teste vem em uma embalagem com alguns componentes, são eles:

  • 1 dispositivo de prenhez;
  • 1 pipeta;
  • 1 solução de lavagem (uso único).

Após o uso, você deve fazer o descarte correto, sempre lembrando de seguir as regulamentações do local, da região e da nação. É importante tratar sempre materiais biológicos com a possibilidade de serem infecciosos.

Para a durabilidade do produto até a data de vencimento, ele deve ser armazenado em temperaturas de 2 °C a 30 °C.

Atenção: durante a realização do teste, todos os componentes e amostras devem ter a temperatura mínima de 15 °C e a máxima de 30 °C. Ainda, após a abertura do kit, ele precisa, obrigatoriamente, ser utilizado.

Quais amostras podem ser coletadas para o teste?

Três diferentes tipos de amostras podem ser usadas para que o teste seja aplicado: sangue total, soro e o plasma. A diferença é que o sangue pode ser armazenado apenas por um curto prazo, já o soro e o plasma por ser guardado por um curto ou longo prazo.

Assim, o sangue pode ser armazenado somente por 24 horas, em uma temperatura de 2 a 8 °C. É importante frisar que esse material não pode ser congelado, isso irá afetar o resultado da amostra.

o soro e o plasma duram por 7 dias, conservados a uma temperatura entre 2 a 8 °C. Se você deseja um armazenamento mais longo, ele pode durar se mantido a uma temperatura de -20 °C.

Veja também: Cinco cuidados com o rebanho no calor excessivo. Confira!

Como o teste deve ser feito?

Primeiramente, é importante que você prepare o ambiente. Por isso, separe um local limpo e posicione o teste — sempre o mantendo em uma estrutura horizontal — junto da solução e da pipeta que vem no kit.

Após preparado o local, lembre de misturar a amostra de sangue ou soro. Após isso, siga os passos a seguir:

  • Extraia toda a amostra na pipeta, observando se o eixo inferior ficou completo e sem bolsas de ar;
  • Pegue a pipeta e aperte toda a amostra na porta de entrada do dispositivo;
  • Misture a solução com a amostra cuidadosamente — é importante que apenas 6 gotas sejam adicionadas na porta da amostra;
  • Atenção: essa solução precisa ser colocada em até, no máximo, dois minutos após a amostra ter sido adicionada.

A dica é: dê leves batidas para o líquido fluir pela porta da amostra caso haja um acúmulo de líquidos após a solução ser adicionada.

Como interpretar os resultados?

O resultado aparece em duas vias: C, para o controle; e T, para o resultado do teste. Observe se na linha T há alguma indicação em tom vermelho ou rosa — pode variar o tom para mais claro ou mais escura. Se aparecer essa linha, significa que o animal está prenhe.

Caso não haja nenhuma linha, o animal não está prenhe. A linha C também deve ter alguma indicação. Se não tiver nenhuma, o teste está inválido e deve ser refeito com outro kit Alertys OnFarm.

O resultado costuma aparecer em até 20 minutos. Caso haja sangue na janela de resultados, uma tolerância de mais 5 a 10 minutos pode ser dada. Mas se o tempo passar de 50 minutos de espera, os resultados não serão mais válidos.

Quais as precauções devem ser consideradas?

Tenha cautela ao manusear o produto, trouxemos algumas dicas a serem consideradas durante o seu uso:

  • abra o kit apenas no momento que o teste será feito, ela não pode estar furada ou vedada incorretamente;
  • o teste não deve ser realizado com luz direta do sol;
  • o dispositivo não deve ser deixado na luz direta do sol ou outras luzes fortes;
  • o kit só pode ser usado até a sua data de validade, assim, não ultrapasse a data;
  • as pipetas não devem ser reutilizadas;
  • atenção para não haver contaminação cruzada dos testes que você está manuseando;
  • observe sempre a Ficha de Dados de Segurança do Material caso julgar necessário para obter mais informações.

Assim, seguindo essas diretrizes, um uso seguro do produto será garantido.

Por que é importante fazer o teste?

Testes como o Alertys OnFarm são importantes, pois ajudam a você a fazer o manejo dos animais em período de reprodução e a saber como otimizar essas reproduções, fazendo com que você tenha intervalos menores entre os partos.

Isso irá gerar maiores rendas ao maximizar a sua produção.

Ainda, a grande vantagem desse teste é o resultado muito precoce da prenhez, com menos de um mês você já consegue identificar esse fato. Depois de 70 dias ou mais após o parto, ele também já é possível de ser aplicado, com resultados reais e precisos!

Pronto! Agora você tem controle total dos ciclos que os seus bichos estão, podendo identificar as diferentes fases de reprodução de maneira simplificada e rápida.

Onde comprar Alertys OnFarm?

Na loja online da Agroline, temos esse lançamento exclusivo na nossa seção de Reprodução e Inseminação IATF. Acesse para comprar!

Para continuar atento à rotina dos seus animais, não deixe de conferir nossas dicas de outros produtos para garantir a saúde do seu rebanho. Até lá!