Como a gente já sabe, moscas são insetos muito comuns no dia a dia do pecuarista. Responsáveis por diversos transtornos, elas também são a causa de grandes prejuízos econômicos, já que são transmissoras de mais de 60 tipos de doenças.

Por ser um problema de saúde pública, o uso de mosquicidas é necessário no cuidado com o gado, estabelecimentos alimentícios e, até mesmo, na nossa residência. Mas qual seria o melhor veneno para moscas?

O blog Agroline responde! Conheça agora 8 opções de mosquicidas para você dar fim às moscas de uma vez por todas!

1. Agita Mosquicida Elanco

O Agita Mosquicida Elanco, vendido em opções granuladas de até 1 quilo, é um veneno para moscas indicado para combater a praga em instalações rurais, como estábulos, granjas, haras e outros espaços.

Pode ser aplicado por pincelamento, pulverização localizada e por cordões embebecidos, sendo que cada um dos métodos pede uma quantidade diferente do produto.

É considerado um produto com grande efeito residual, já que promete uma duração de até 8 semanas a depender do tipo de aplicação feita.

imagem do produto Veneno Agita Mosquicida Elanco em um fundo branco

No blog da Agroline temos um conteúdo completo somente sobre esse mosquicida. Clique aqui e entenda mais!

2. Brinco Mosquicida na Mosca

Esse é um tipo de mosquicida comum na pecuária, já que se trata de um brinco aplicado nas orelhas do bovino. O Brinco Mosquicida na Mosca garante liberação mais duradoura do diazinon — um praguicida eficiente contra mosca-do-cifre e no controle de pragas domésticas.

Contudo, não é indicado em animais com menos de três meses e com hipossensibilidade, já que pode causar ferimentos e danos nas orelhas dos animais.

Atenção: o abate de animais com uso do brinco, deve ser feito somente após seis horas da retirada do mosquicida. Outro ponto importante é que, em vacas leiteiras, o leite fica impróprio para consumo enquanto houver o uso, sendo permitido a ingestão da bebida após um dia de retirada do brinco.

imagem do produto de Brinco Mosquicida na Mosca em um fundo branco

3. Diazitop Inseticida Vetoquinol

O Diazitop Vetoquinol é um inseticida a base de Diazinon e Acetamiprido – dois compostos que atuam em conjunto no combate a moscas-domésticas em espaços rurais.

O preparo do veneno deve ser feito em água, conforme a quantidade especificada no próprio produto e aplicado por meio de pulverização em pisos, tetos, estábulos, granjas e outros espaços onde há proliferação de moscas.

O produto deve ser usado logo após o preparo e, caso haja sobra, ser descartado sem contaminar o meio ambiente. Além disso, é essencial evitar o contato com animais domésticos, crianças e alimentos.

imagem do produto Diazitop Inseticida Vetoquinol em um fundo branco

4. Fita Pega Mosca Autoadesiva Dipil

A Fita Pega Mosca Autoadesiva Dipil é elaborada a base de papel, cola, resina, óleo mineral e feromônio, um hormônio essencial para atração do macho, pois atua como atrativo sexual. Funciona como uma armadilha para inseto que voam!

Como é formulado sem veneno, não é um produto tóxico e perigoso. Mesmo assim, é aconselhável guardá-lo em local arejado e longe do alcance das crianças e de animais domésticos.

imagem do produto Fita Pega Mosca Autoadesiva Dipil em um fundo branco

 

5. Moscaway Mosquicida Granulado

Em formato granulado, o Moscaway é uma isca elaborada a base de Tiametoxam, um composto inseticida não natural. O produto possui amargantes que previnem a ingestão humana, mas mesmo assim é classificado com toxidade média.

Por isso, é ideal o armazenamento em local seguro.

A aplicação deve ser feita considerando duas gramas por metro quadrado em locais com alta densidade de moscas. Além disso, é importante mantê-lo longe de ações climáticas, como sol e chuva.

6. Papa Mosca JA Ambiente

O Papa Moscas JA Ambiental é um atrativo orgânico sem toxidade. Ou seja, ele não é prejudicial para seres humanos, animais domésticos e meio ambiente.

É indicado para indústria de alimentos, restaurantes, padarias e outros centros alimentícios, mas também é eficiente bovinocultura, avicultura, suinocultura, dentre outros. Deve ser agitado antes do uso.

imagem do produto Papa Mosca JA Ambiente em um fundo branco

7. Rotor Mosquicida Vetoquinol

O Rotor Mosquicida pode ser encontrado em versão granulada, indicado para instalações rurais e combate moscas-domésticas.

Deve ser aplicado duas gramas a cada metro quadrado e em pontos específicos, com prateleiras, rodapés, janelas e outros espaços que você observar maior infestação de moscas.

Deve ser mantido fora do alcance de crianças.

8. Acatak Pour-on 1 Litro – Elanco

Age no controle do carrapato dos bovinos (Boophilus microplus), atacando até as cepas resistentes a organofosforados, amidinas e pireitroide.

imagem do produto Acatak Pour-on 1 Litro Elanco em um fundo branco

9. Neporex

É um larvicida indicado para o controle de moscas em geral. Pulverizar diretamente sobre o esterco de aves e suínos.

10. Effipro Bovis Fipronil 5 litros Virbac

Indicado para o tratamento e controle das ectoparasitoses em bovinos causadas por carrapatos, berne e mosca dos chifres.

imagem do produto Effipro Bovis Fipronil 5 litros no fundo branco

11. Texvet Max Pour On – Cipermetrina 5 litros – Bimeda

É indicado para uso tópico (pour on) no combate aos seguintes ectoparasitas que acomentem os bovinos:

  • Carrapatos do gênero Boophilus microplus (adultos e imaturos);
  • Larvas de Dermatobia hominis (berne);
  • Moscas dos gêneros Haematobia irritrans (adultos) e Dermatobia hominis (adultos).

Saiba mais sobre o produto em nosso conteúdo exclusivo: Moscazum é a solução para combater moscas em áreas urbanas e rurais!

Sabe esse conteúdo que você acabou de ler? Toda semana o blog Agroline publica artigos interessantes sobre contenção de pragas, saúde animal, preparação do solo e tudo que envolve o dia a dia do trabalhador rural. Continue acompanhando nossas publicações.

Até o próximo post!