Os carrapatos fazem parte do grupo dos aracnídeos, a mesma classe de aranhas e escorpiões. É um parasita que pode transmitir diversas doenças para os seus hospedeiros, como a febre maculosa e a Doença de Lyme.

Por isso, é muito importante cuidar para não deixar esse pequeno animal solto pelo ambiente. O carrapato é perigoso e deve ser eliminado para evitar doenças nos seus animais e também em você mesmo.

Então continue a leitura e conheça mais sobre eles para se proteger!

Quais são os tipos de carrapato?

Existem muitas espécies de carrapato e cada uma conta com diferentes características. Portanto, é importante conhecer cada uma delas para saber como eliminá-las e evitar a sua infestação.

Carrapato-de-boi

O carrapato-de-boi, como seu nome sugere, passa boa parte de sua vida parasitando os bovinos. Ele se alimenta do sangue do animal e causa muitos problemas, como lesões na pele e permitindo o aparecimento de outras infecções no gado.

Outros prejuízos relacionados ao carrapato-de-boi são: diminuição de peso, menor produção de leite, queda na taxa de natalidade, aumento de mortalidade e custos com tratamento.

Aqui no blog temos algumas dicas para eliminar esse visitante do seu rebanho!

Carrapato-estrela

O carrapato-estrela, conhecido também como carrapato-de-cavalo, é um dos tipos mais perigosos. Ele é um dos principais vetores de transmissão da febre maculosa, doença que causa diversos sintomas graves e que, se não tratada adequadamente, pode levar à morte.

Na sua forma adulta, ele alcança um tamanho de um feijão-verde, podendo até mesmo ficar maior que isso. Quando está hospedando um ser humano, ele causa uma coceira terrível e inflamações bem duradouras.

Carrapato-de-galinha

O carrapato-de-galinha costuma fixar se nas aves e sugar seu sangue, transmitindo doenças como a bouba, doença infecciosa semelhante à outra chamada sífilis.

Ele chega a um tamanho de 4 a 7 mm e tem corpo ovalado. O carrapato-de-galinha é um grande risco para a produção de aves por transmitir doenças a elas e sugar seu sangue, causando lesões no animal.

Carrapato-vermelho-do-cão

Esse é o carrapato mais comum nos cães e gatos domésticos, ficando escondido em frestas de paredes e até no teto. Esses insetos, assim como as outras espécies, se alimentam do sangue dos animais, transmitindo diversas doenças no seu cachorro.

Dessa maneira, transmitem as populares doenças do carrapato: babesiose e erliquiose – doenças que podem levar os cães e gatos a óbito.

O carrapato-vermelho-do-cão pode ser conhecido também por carrapato marrom e é uma espécie bem perigosa para os seus animais.

Qual é o tipo de carrapato mais perigoso?

As espécies mais perigosas são o carrapato-estrela e o carrapato-vermelho-do-cão. Eles oferecem vários riscos não somente aos outros animais mas também para nós seres humanos, transmitindo doenças como a febre maculosa e erliquiose.

Por isso, devemos fazer o possível para evitar o contato com esse tipo de praga. Para saber mais sobre quais as doenças que esses parasitas transmitem, continue rolando a página.

Quais as doenças transmitidas pelo carrapato?

Como nós já vimos anteriormente, o carrapato pode ser o vetor de várias doenças perigosas. Vamos ver a seguir algumas delas e os problemas que causam, tanto para animais quanto para os humanos.

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença que pode variar em formas clínicas mais leves até as mais graves, com uma taxa de letalidade alta. Alguns de seus sintomas nos seres humanos são:

  • Febre alta;
  • Dor muscular e articular;
  • Mal-estar;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Dores abdominais;
  • Cefaleia.

Os sinais costumam aparecer entre 2 e 14 dias após a picada do animal infectado.

Erliquiose

É uma doença que ataca os glóbulos brancos do sangue, causando a sua destruição e por conta disso, é uma doença de difícil tratamento e diagnóstico. Alguns de seus sintomas são: febre, perda de peso, manchas na pele, fraqueza e vômito em alguns casos.

Babesiose

Essa enfermidade agride os glóbulos vermelhos dos cachorros, levando os animais a casos de anemia grave. Alguns dos seus principais sintomas são a perda do apetite, anemia, febre, diarreia e apatia.

Sendo o vetor de tantas doenças perigosas, os carrapatos são uma praga verdadeiramente perigosa e, é preciso saber como evitá-los. Veja a seguir onde os carrapatos podem se esconder e como acabar com eles!

Em quais lugares o carrapato vive?

Esses animais podem ser encontrados em vários lugares, como animais, móveis, frestas de paredes, galinheiros, entre outros. Saiba aqui como encontrá-los e assim, poder eliminar esses pequenos e indesejados parasitas.

Eles são achados nas orelhas dos cães, suas patas ou qualquer lugar quente e escondido. São achados também na pele dos bois e nas galinhas.

Os carrapatos podem se esconder até mesmo dentro da sua casa. Eles ficam nos móveis, colchões e tapetes, além de conseguirem se estabelecer naquelas frestas das casas de madeira. As pilhas de folhas e a grama são também ótimos esconderijos utilizados pelos carrapatos.

O que atrai os carrapatos?

Esses animais são de hábitos noturnos, portanto, não gostam de luz. Então, lugares protegidos da luz solar são os prediletos dos carrapatos.

Além disso, é evidente que o que vai atraí-los também são a presença dos animais que possibilitam a sua refeição. Os cachorros, aves, bois e até mesmo gatos são atrativos para os carrapatos se alimentarem do seu sangue.

Como acabar com os carrapatos?

Para eliminar esses visitantes desagradáveis, é possível utilizar carrapaticidas e outros remédios que eliminam os carrapatos do animal. Você pode também realizar uma dedetização completa nos ambientes, utilizando produtos indicados para o trabalho.

Outra coisa que pode ajudar é sempre cuidar bem da limpeza, sempre observando as roupas e calçados para ver se há a presença do parasita. Nos cães, sempre verifique sua pele para ver se encontra algo diferente e caso ache um carrapato, tente retirá-lo com uma pinça ou use um produto anti carrapato para proteger seu cão.

Já em fazendas ou quintais, espaços maiores e ao ar livre, a alternativa mesmo é fazer a dedetização. Use produtos recomendados para eliminação de carrapatos na grama e no pasto, além de sempre evitar juntar pilhas de madeira e folhas.

Fazendo isso, você consegue evitar uma infestação de carrapatos e até mesmo combater uma já existente. Confira em nosso blog outras postagens com dicas importantes para o cuidado da saúde animal!