Várias doenças que acometem os suínos são causadas por infecções bacterianas. Entre as bactérias mais comuns entre os porcos estão as Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes e Streptococcus bovis. Esses microrganismos são super resistentes à vacinas e medicamentos, por isso, o tratamento com o Amox é o mais indicado.
O que é o Amox
O Amox é um antibiótico à base de Amoxilina com liberação lenta indicada para suínos. O antimicrobiano bactericida atua contra Coco-Gram positivos
Você encontra no site da Agroline
Ação do Amox contra as bactérias
O Amox atua através da inibição da biossíntese da parece celular das bactérias. A amoxicilina é absorvida pelo organismo do animal e distribuída por todos os tecidos, se concentrando principalmente nos rins, fígado e bile. A amoxicilina é liberada lentamente, por isso o medicamento tem ação prolongada.
Como usar
A administração do medicamento deve ser realizada em suínos, com aplicação injetável, especificamente via intramuscular. A dosagem indicada pelo fabricante é de 1 ml do produto para cada 10 quilos de peso vivo do animal. Quando a dose for maior que 20 ml é indicado realizar a aplicação dividida, em dois locais diferentes no corpo do animal.
O produto deve ser aplicado a cada 24 horas, durante três dias, ou durante o período indicado pelo médico veterinário de sua confiança.
É muito importante realizar a aplicação com uso de instrumentos esterilizados, com todos os procedimentos de assepsia. A injeção deve ser realizada com uma agulha hipodérmica nas dimensões de 1,60×40. Agite bem o produto antes de aplicar.
Depois de aplicado, massageie o local para que o medicamento se disperse mais facilmente no organismo do animal.
Precauções
O produto não deve ser aplicado via intravenosa. É importante verificar a profundidade da agulha para garantir que não cause lesão vascular. Doses muito altas podem causar intoxicação. No caso de hipersensibilidade ou reações alérgicas, interrompa o tratamento e procure o médico veterinário.
Vantagens
- Trata contra bactérias que são resistentes à outros medicamentos
- Fácil aplicação
- Possui ação prolongada
Leia também: Conheça as principais doenças em suínos