A Tristeza Parasitária em Bovinos (TPB) ou Babesiose é uma doença muito severa. É causada por protozoários e afeta principalmente os bezerros. Responsável por uma taxa de mortalidade muito alta, a doença assusta os proprietários e tem um grande efeito econômico para os produtores.
O nome dado popularmente é referente ao seu principal sintoma, que deixa os animais apáticos e tristes. Além disso, ela pode causar febre, emagrecimento, icterícia etc. Para o tratamento, é necessário buscar soluções como antibióticos, que combatem os protozoários causadores da doença.
Continue a leitura e entenda os sintomas, diagnóstico, causas e mais sobre a babesiose bovina. Acompanhe!
O que causa a tristeza parasitária bovina?
Os principais agentes causadores da Tristeza Parasitária em Bovinos são os protozoários da espécie Babesia bovis e Babesia Bigemina, como mostra o Comunicado Técnico da Embrapa. O principal agente transmissor da doença são os carrapatos. E os animais mais atingidos são dos bezerros.
Além disso, pode acontecer que as cabeças de gado sejam atingidas pela anaplasmose, que é transmitida por um gênero de bactérias — rickettsia — de Anaplasma marginale. Em vários casos, como mostra a Embrapa, os animais são infectados pelas duas doenças, que devem ser tratadas individualmente.
Especificamente, a babesiose é causada pelo carrapato Boophilus microplus. Por esse motivo, é fundamental eliminar a presença deles de sua propriedade.
Sintomas da babesiose bovina
De modo geral, os sintomas da babesiose bovina envolvem: apatia, anorexia e queda na qualidade do leite. Contudo, os sinais variam conforme o agente causador da TPB. Veja mais sobre cada um, segundo o The Cattle Site:
Babesia bovis
- Febre alta;
- Alta concentração de parasitas no sangue — parasitemia;
- Descoordenação;
- Ranger de dentes;
- Mania;
- Movimento involuntário das pernas;
- Urina escurecida;
- Anorexia.
Babesia bigemina
- Febre;
- Anorexia;
- Separação do rebanho;
- Fraqueza;
- Relutância ao movimento;
- Lesões.
A infecção por Babesia bovis pode causar uma quadro conhecido como babesiose cerebral ou nervosa, devido ao entupimento dos capilares cerebrais. Na B. bigemina, esse sintoma é incomum.
Como é o diagnóstico da babesiose bovina?
O diagnóstico da TPB é feito a partir do exame de esfregaço sanguíneo, que precisa ser realizado por um veterinário. Além disso, pode-se aferir a temperatura retal e monitorar outras variações na saúde dos animais.
Assim como o diagnóstico e tratamento de bicheiras, as chances de cura são muito maiores caso os sintomas sejam detectados previamente.
Como tratar babesiose bovina?
O tratamento da TPB deve ser realizado com antibióticos específicos que agem na defesa do animal contra os causadores da doença, como mostra o Comunicado Técnico da Embrapa. Em geral, o tratamento começa antes do surgimento de sintomas graves, como os distúrbios no sistema nervoso.
Além disso, deve-se buscar focos e exemplares de carrapatos no restante do rebanho. Assim, elimina-se os vetores da doença. Essa prática deve acontecer em casos de pecuária intensiva ou extensiva.
Qual o remédio para tristeza parasitária bovina?
O melhor remédio para babesiose é a Tristezina. Contudo, apenas um profissional da saúde animal será capaz de indicar qual o medicamento veterinário específico em cada caso. A título de informação, confira alguns dos produtos mais comuns no combate à TPB:
1. Tristezina
A Tristezina é indicada para o tratamento de babesiose em bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Esse medicamento tem como princípios ativos o Diaceturato e a Prazolona. Ele deve ser administrado por via intramuscular profunda.
2. Izoot B12
O Izoot B12 é outro medicamento usado para tratar a babesiose em bovinos e equinos. Além disso, o remédio injetável também combate a anaplasmose em bois, vacas e touros.
3. Ganavet Plus
Por sua vez, o Ganavet Plus age diretamente contra a babesiose e outros protozoários relacionados. Esse medicamento pode ser usado em todas as raças de gado, ovinos, equinos e cães. A dosagem varia conforme o peso do animal.
Como evitar a tristeza parasitária bovina?
Uma das formas de prevenir a babesiose é expor os terneiros a carrapatos. Assim, eles criam imunidade. Se for necessário, animais que estão passíveis de adoecer podem ser imunizados por meio de vacinas e premunição.
Controle de carrapatos
A melhor maneira de tratar a Tristeza Parasitária é prevenindo. Por isso, sempre se atente aos controles de carrapatos no rebanho. Dê atenção especial aos bezerros, que são o principal alvo da doença.
Veja nossas dicas para eliminar carrapatos e saiba como evitar a infestação desses parasitas!
Vacinas
Atualmente, existem vacinas atenuadas. Elas devem ser aplicadas de acordo com o intuito da imunização. A partir disso, ela gera uma infecção leve, que não requer tratamento. Dessa maneira, o organismo dos animais cria uma proteção natural contra a doença.
Premunição
Diferentemente das vacinas, a premunição consiste em extrair os protozoários do sangue de um animal portador da doença e criar a imunidade em bezerro. Contudo, devido à falta de padrão, os riscos de perda dos exemplares são grandes.
A babesiose bovina é uma das principais causas de morte no rebanho e, consequentemente, prejuízos ao pecuarista. Por esse motivo, é essencial ficar informado sobre as formas de prevenção e diagnóstico dessa doença. Portanto, mantenha contato constante com o seu veterinário!
Conhecer novas estratégias de manejo do rebanho pode melhorar a produtividade. Confira nosso conteúdo sobre pastejo rotacionado e conheça uma nova forma de cuidar da sua criação!
14 comentários
Boa noite!
Outro produto que também pode ser utilizado é o Izoot B12, pois, o uso do mesmo dispensa o uso de qualquer uso de oxitetraciclina, diminuindo assim o número de agulhada e o custo do tratamento. Sem falar que ja vem com vitamina B12 que ajuda na recuperação do animal.
Dosagem 1ml/40kg de Peso Vivo.
Olá bom dia meu cachorro anda um pouco depois deita no chão e fica meio triste parecendo que tá tonto acho que pode ser babesiose qual remédio eu dou pra ele será bque tristesina serve mim indica um por favor
Olá Sr. Uiliam,
Aconselhamos que o senhor consulte um medico veterinário pois ele poderá prescrever o melhor tratamento para seu Pet.
Estamos a disposição.
Muito bom
O izoot b12 é dose unica
Ola Wilson,
Geralmente é necessária apenas uma dose do produto. Porém nos casos de infecção por Babesia equi em cavalos, podem ser necessárias duas doses com intervalo de 24 a 72 horas, dependendo da evolução da doença.
Estamos à disposição.
E quando a doença não sara oque fazer
Ola Samia,
Neste caso é sempre recomendado contactar o médico veterinário para poder fazer a avaliação do seu animal/rebanho e prescrever o melhor tratamento.
Estamos à disposição.
Eu apliquei imizol b 12 8 ml em dois bezerros posso fazer uma segunda aplicação já tem 72 horas?
Olá Darlann,
De acordo com a bula do produto não repetir o tratamento antes de transcorrido o prazo de 7 dias, ou a critério do médico veterinário.
Estamos a disposição.
Bom dia! Estou com bezerro fraco não se levanta, ele já tem 60 dias, são gêmeos um está bem e esse não levanta, que medicação posso da pra ele?
Observação ele andava até os quinze dias de nascido.
Olá Reiniane,
Para a segurança de seu animal indicamos que busque um médico veterinário para que ele faça a avaliação adequada do estado de saúde e, consequentemente, indique o melhor tratamento para a situação.
Estamos a disposição.
Boa tarde!
Estamos com três bezerros, aparentemente fracos. Estão sendo tratados no coxo com ração. Já fizemos uma dose de Izot, Porém gostaria de saber se podemos fazer também Terramicina com Pirofort?
olá Elaine,
Indicações de tratamento e medicamentos apenas o médico veterinário pode os auxiliar, sugiro que estejam consultando um de sua preferencia, para melhor auxilio.
estamos a disposição.