Dúvida comum entre criadores e proprietários, o capim para cavalos é capaz de influenciar fortemente na produtividade e na força dos animais. Responsável por favorecer o crescimento diferenciado de potros e por colaborar para o ganho de massa muscular, a decisão pelo alimento ideal pode resultar em maior potencial para saltos, mais resistência e beleza dos equinos.

A escolha pelo tipo certo de capim, portanto, deve ser baseada em fatores como a sua qualidade e capacidade nutricional, atendendo às necessidades da categoria do animal, seja ela de manutenção, crescimento, reprodução ou trabalho.

Primeiramente, o capim deve estar de acordo com as condições climáticas onde os cavalos são criados, como por exemplo, resistindo à seca em locais de pouca chuva ou a geadas em lugares frios.

O alimento volumoso deve possuir palatabilidade, ou seja, resistir ao pisoteio dos animais em pastagens, ou ainda, tolerar cortes frequentes realizados em capineiras e campos de feno. Outros fatores são os valores de fibra total e fibra insolúvel do capim (capazes de facilitar o trânsito intestinal dos equinos) e, também, o seu teor de proteínas, que deve ficar entre 8% e 11%.

Na hora de escolher pelo melhor capim é importante considerar ainda o ponto de corte ideal, tanto para o pastejo, fenação ou capineira, quanto para o corte propriamente dito. Além disso, para atestar a qualidade do alimento volumoso, é fundamental ficar atento às exigências de solo, recorrendo a produtos de adubação e correção do solo, como os comercializados pela Agroline.

Foto Pasto Massai

Entre os tipos de capim mais indicados para equinos, é possível citar o Massai, o Tifton, a Mombaça e o Llanero, ambos com boa aceitação pelos animais e bons valores nutritivos e de proteínas, variando na facilidade de manejo e plantio por mudas ou sementes.