As baratas são famosas por causarem repulsa. Ao nos depararmos com o inseto, associamos que ele está carregando toda a sujeira dos bueiros para dentro de casa — o que realmente faz muito sentido. Como o esgoto é conectado aos ralos, normalmente, encontramos baratas ali por perto (em ambiente como a cozinha e o banheiro).

Para evitar que a barata ande por aí passando por armários ou, até mesmo, por cima de alimentos, a Agroline elaborou um guia com 6 maneiras para exterminar baratas. Acompanhe:

1. Chinelada

A maneira mais clássica de eliminar o inseto, a boa e velha chinelada. Apesar de aproximar você desse “negócio” com asas, é uma das maneiras mais eficientes: se você acertar, ela vai virar as perninhas para cima. Porém, ao errar, ela pode fugir. Ou pior: ativar a função voadora, que certamente complicará ainda mais o processo.

Então, estude o seu inimigo, aguarde pelo momento certo e seja rápido! Isso porque as baratas possuem pelos que conseguem captar mudanças de ar no ambiente.

Vale certificar que ela está morta, viu?! Isso porque as baratas são traiçoeiras, elas conseguem viver uma semana sem beber água, um mês sem comer e até mesmo ficar dias sem a cabeça.

Aproveite o momento curiosidade para saber a razão dos insetos surgirem mais no verão!

2. Aerossol Inseticida

Uma segunda opção para matar baratas é ensopando elas de inseticida!

O produto químico funciona por meio de substâncias responsáveis por desativar os neurotransmissores dos insetos, consequentemente o sistema neurológico é afetado, matando o inseto.

É interessante saber que os insetos não possuem um organismo semelhante aos mamíferos. A classe possui apenas um tipo de nervo bioquímico, o que facilita a inibição nervosa do animal

Já que estamos evitando pragas, nada mais justo do que aprender como se livrar de escorpiões, não é mesmo?! É só clicar e conferir!

3. Água e sabão

Uma combinação super simples, mas efetiva.

Se você está sem as “armas” que foram mencionadas, você pode criar uma mistura de água com sabão (ou detergente). O segredo está na textura, é necessário deixar a água bem escorregadia.

Com a combinação em mãos, basta despejá-la em cima da barata! Ela morrerá em alguns segundos, isso porque o sabão será o responsável por entupir os poros que elas utilizam para realizar trocas gasosas.

Será que a água e o sabão podem ser utilizados contra ratos? Saiba aqui!

4. Álcool em gel

Além de ser uma maneira de realizar a assepsia das mãos e a higienização de superfícies e objetos, o álcool em gel é um matador de baratas.

A formulação do produto age de maneira semelhante à mistura feita com água e sabão. Ao jogar sobre o inseto, ocorre a obstrução das aberturas laterais – chamadas de espiráculos – responsáveis pela respiração do inseto.

Veja também algumas maneiras para se livrar dos cupins!

5. Armadilhas com bicarbonato

Você não precisa efetivamente matar as baratas, sabia?! Basta montar uma armadilha para o inseto! Como elas são atraídas por doces, você pode utilizar essa informação a seu favor.

Para isso, será necessário misturar a mesma quantidade de açúcar com bicarbonato de sódio. Ao ingerir a mistura, o inseto sofre uma reação química causada pelo bicarbonato reagindo com a água do próprio organismo, consequentemente, matando-o.

Elas também podem ajudar no controle de formigas, sabia? Para conferir outros métodos, clique aqui e veja como acabar com as cortadeiras!

homem com roupa de detetização passando veneno para matar barata

6. Venenos

Já que estamos mencionando técnicas de eliminação “à distância”, não podemos deixar de mencionar os venenos, certo?

Atualmente, existem diversos modelos de baraticidas que atuam assertivamente no controle da praga, como o modelo em gel e a famosa isca.

Eles funcionam como atrativos, assim, a barata ingere a substância e morre algum tempo depois. O melhor é que a ação demora um pouco, mas é proposital!

Dessa forma, ela pode retornar ao ninho contaminando toda a área. Assim, os outros insetos são afetados, reduzindo ainda mais a população da praga.

Porém, se o seu problema está sendo animais com asas, você pode saber como espantar pombos, pardais e morcegos da sua propriedade.

Como evitar o aparecimento das baratas?

Melhor do que eliminar as baratas é só não tê-las, certo?! Portanto, se você tem medo ou nojo do inseto, a Agroline também pode te ajudar com algumas dicas para evitar o aparecimento desse tipo de praga.

Abuse dos aromas que elas não gostam

As baratas não gostam de alguns cheiros, sabia? Folhas de louro, eucalipto e alecrim tendem a espantá-las.

Então, você pode colocar algumas folhinhas de louro em áreas que possuem bastante manifestação do inseto. Ou criar uma mistura de e eucalipto com alecrim para passar pela casa.

Assim, além de deixar a sua residência mais cheirosinha, você estará reduzindo os aparecimentos do bicho.

Tampe frestas e buracos

Se tem um buraco, provavelmente cabe um inseto! O pior é que não importa se é em paredes, portas ou janelas, elas adoram ambientes úmidos e escuros.

Portanto, se a sua casa está sendo atacada por baratas, essa opção pode ser viável.

Evite restos de comida

As baratas se alimentam com restos, certo? Então, nada mais justo do que manter um ambiente sempre higienizado. Sem alimentos disponíveis, elas vão se mudar.

Um bom conselho é manter a cozinha sempre limpa – até porque é a área que mais possui produtos alimentícios. Uma outra dica é deixar o lixo organizado, então troque os sacos rotineiramente para evitar o acúmulo de alimentos descartados.

Agora você tem diversas opções para acabar com as baratas! Portanto, combata as infestações e deixe o seu lar um ambiente ainda mais agradável!

Aproveite todos os conteúdos que a Agroline oferece sobre controle de pragas urbanas!