A formiga-cortadeira é uma séria ameaça agrícola e pecuária causando milhões de reais em perdas de safra. Elas são as saúvas (gênero Atta) e quenquéns (gênero Acromyrmex). Normalmente, possuem o tom avermelhado e as pernas longas.

As formigas cortadeiras danificam a vegetação porque removem a folhagem para transportá-la aos seus ninhos. Em casos extremos, são capazes de destruir árvores cítricas como uma laranjeira inteira no período de um dia e podem levar a uma diminuição anual no rendimento das culturas. Outras plantas afetadas são a mandioca, milho, frutas diversas, algodão, plantas de jardim como a roseira, os eucaliptos e também as pastagens. As folhas são usadas para produção de um poupa que originam os fungos que alimentam a colônia.

Uma colônia madura pode conter 100.000 insetos, principalmente constituídos por trabalhadores femininos estéreis. Dependendo do tamanho, esses trabalhadores femininos são divididos em quatro castas: maiores, menores, médias e mínimas, o que determina as funções que realizam. As maiores operárias são soldados; as menores guardam os ninhos e trilhas; as médias são responsáveis pela alimentação e as mínimas cuidam da cultura do fungo.

Um ninho pode cobrir centenas de metros quadrados. As formigas cortadeiras preferem fazer seus ninhos em areia bem drenada ou em solos argilosos. Embora não sejam agressivas, morderão se um intruso ameaçar o seu ninho ou suas atividades normais de coleta de alimentos.

As formigas cortadeiras gostam de áreas com alta umidade. As áreas típicas são valas de drenagem, córregos e calhas.

Reprodução da formiga-cortadeira

Semelhante à maioria das outras formigas, o papel da reprodução é da rainha. Enquanto a rainha coloca os ovos, os trabalhadores cuidam das larvas. Quatro a cinco rainhas podem habitar uma colônia e sobreviver por muitos anos.

Sinais de infestação de formiga-cortadeira

A evidência mais visível da atividade da formiga cortadora é uma trilha de formigas que transportam pedaços de folhas ou outro material orgânico de volta ao seu ninho.

Como controlar e livrar-se das formiga-cortadeira

Isca formicida constituída de pequens casquinhas de citrus, muito atraente às formigas. A isca Citromax é recomendada para todos os tipos de formigas cortadeiras.
Isca formicida constituída de pequens casquinhas de citrus, muito atraente às formigas. A isca Citromax é recomendada para todos os tipos de formigas cortadeiras.

O uso de iscas como Citromax é o método mais eficaz para eliminar as formigas cortadeiras. Distribua as iscas granuladas à base de sulfluramida ou fipronil próximas ao ninho. Após 48 horas da aplicação de 10 gramas do produto nas trilhas, as formigas que ingeriram o inseticida ficam paralisadas.  Não coloque as iscas diretamente no ninho, nem as toque com as mãos para não alterar o cheiro.

Você também pode usar inseticida em pó como o Formidrin

Aplique inseticida pó FORMIDRIN 400P diretamente da embalagem ou com o auxílio de uma polvilhadeira manual.
Aplique inseticida pó FORMIDRIN 400P diretamente da embalagem ou com o auxílio de uma polvilhadeira manual.