A estação de monta está chegando. Para melhorar a qualidade do seu rebanho é necessário estar atento ao detalhes da reprodução. Escolher um período certo para a monta ao invés de deixar o touro livre no rebanho o ano inteiro é uma estratégia que profissionaliza a cria, aumentando os índices de eficiência e resultados em sua fazenda.

Mas qual a importância disso? As vantagens? Como garantir a eficiência? Saiba tudo sobre a estação de monta aqui:

Vantagens da estação de monta

Escolher um período anual para a procriação do rebanho, além de dar um controle maior sobre os animais, evita inúmeros problemas e ajuda em várias questões de manejo do gado.

Criar uma estratégia para a monta é um procedimento simples. Quando você adota um planejamento da estação de monta é possível identificar os melhores animais para procriação. Assim você pode investir nas vacas e touros com melhores resultados para garantir que os bezerros sejam mais saudáveis. Os nascimentos concentrados em uma mesma época permitem que os lotes de bezerros sejam mais uniformes.

Quando você planeja a reprodução, é possível tomar medidas para melhorar a produtividade. Isso facilita a adoção de práticas de manejo como a sincronização do cio, a desmama e a suplementação. Além disso, é possível manter um tempo longo de descanso, para que os animais se recuperem, evitando grande desgaste das matrizes.

Melhor época

A estação de monta coincide com as melhores condições climáticas. Com o fim dos meses de seca, é nessa época que há maior disponibilidade de pastagem de qualidade. A parição entre Agosto e Outubro é mais comum, pois é o período em que a incidência de doenças nos bezerros como pneumonia e parasitas é menor.

Como melhorar a procriação

Para garantir a eficiência do período de monta é possível preparar as matrizes, seja para a reprodução natural ou inseminação artificial.Um resultado positivo depende de um bom tratamento das vacas. A vacinação precisa estar em dia. Além disso é possível contar com medicamentos que aumentam a ovulação e sincronizam o cio.

Na Agroline você encontra tudo o que você precisa para preparar as matizes. Procure um veterinário para indicar qual o melhor método para o seu rebanho.

Prolise

monta-03Tem na Agroline

Norvomon

monta-02

Compre aqui!

IATF

A inseminação artificial com tempo fixo, IATF, é uma ótima opção para a reprodução do rebanho. Saiba tudo sobre esse método clicando aqui!  Na Agroline você encontra uma linha completa para a inseminação.

monta-01