O boi Nelore é uma das raças de ruminantes mais populares e bem-sucedidas no Brasil. Os animais são reconhecidos por sua resistência, adaptabilidade e ótima produtividade, tornando-se uma das principais escolhas dos especialistas em pecuária. No Nelore Fest 2023, que aconteceu em dezembro, o Presidente da ACNB, Victor Miranda, explicou porque o Nelore é uma escolha acertada para qualquer pecuarista:

“O Nelore é a raça predominante no Brasil, representando cerca de 80% do rebanho nacional. É uma raça forte, adaptada às condições tropicais e que produz carne de qualidade”

Nesse post da série de Raças de Gado, vamos explorar em detalhes a história, as características, as vantagens e desvantagens, as práticas de reprodução e manejo, o valor econômico e as considerações sobre a saúde do gado Nelore. Aproveite nossas informações riquíssimas e use como inspiração para avaliar seus investimentos na raça. Boa leitura!

gados nelore no pasto

História do gado Nelore

O gado Nelore é uma raça bovina originária da Índia. Ele foi introduzido no Brasil no século XIX, mais precisamente na década de 1860, e desde então se tornou uma das raças mais populares para diversas atividades.

Sua popularidade e expansão pelo território nacional ao longo do tempo se deu, na maioria, pela adaptabilidade ao clima tropical e aos biomas do território brasileiro. Além disso, a raça é valorizada por sua carne de alta qualidade e seu rápido ganho de peso, característica parecida com os bois da raça Guzerá.

Nos últimos anos, o aprimoramento zootécnico, o melhoramento genético e a rastreabilidade têm feito do Nelore um dos melhores investimentos no setor pecuário, com ótimas taxas de retorno para os criadores.

Características do gado Nelore

Os bois Nelore possuem uma musculatura bem distribuída e compacta e uma estrutura óssea forte, leve e robusta. Uma característica marcante da raça é o cupim, que possui uma função importante na reserva de energia dos animais, tornando-os muito resistentes. Outras características notáveis do Nelore são o seu focinho amplo e preto com as narinas bem dilatadas e as suas orelhas curtas e simétricas que se afinam nas pontas.

A pele do Nelore é maleável e não possui uma camada espessa de gordura, ficando solta e com rugas na região do pescoço, o que ajuda a regular a temperatura em climas quentes, por exemplo. Além disso, é uma raça de fácil controle de ectoparasitas e infestações no rebanho, ajudando a reduzir os custos com tratamentos e medicamentos dentro da propriedade.

Existem feiras, exposições e competições com bezerros, novilhos, touros e matrizes da raça, o que favorece os investimentos em genética, gerando animais de qualidade e com alto valor de mercado.

Vantagens e desvantagens do gado Nelore

Para decidir se a raça Nelore vale realmente o investimento, veja a tabela abaixo e compare alguns de seus prós e contras mais ressaltados pelos produtores da raça:

Vantagens Desvantagens
Ganho rápido de peso; Chifres muito longos;
Excelente adaptabilidade; Podem se tornar territorialistas e hostis;
Carcaça de qualidade; Tórax e garupa deprimidos;
Carne saborosa e pouco gordurosa; Orelhas muito pesadas;
Longevidade reprodutiva; É sensível ao manejo que recebe;
Boa resistência às doenças e parasitas. Fertilidade irregular das fêmeas.

O Valor econômico do Gado Nelore

Como já comentamos, a produtividade e a adaptabilidade são características vantajosas dos bois Nelore, e consequentemente agregam no seu valor econômico. O gado Nelore é uma das melhores raças de corte, altamente valorizada no mercado. Os animais também podem ser utilizados para a produção de leite, couro e como animais de tração em áreas rurais.

A genética do Nelore é muito valorizada e criar animais de qualidade eleva em muito o seu preço, o que faz valer a pena os investimentos em tecnologia e reprodução. O comércio de sêmen, touros e matrizes pode, inclusive, se tornar uma fonte adicional de renda para você, produtor.

Preços do gado Nelore e tendências de mercado

Os preços do gado Nelore podem variar dependendo de vários fatores, como a qualidade genética, a idade dos animais e as condições de mercado. É importante que, se deseja investir na raça, acompanhe as tendências do mercado e busque informações atualizadas sobre os preços antes de negociar animais.

Além disso, a demanda pelo Nelore pode ser influenciada por fatores econômicos, como o consumo de proteína vermelha e as exportações para outros países. Se formos considerar o cenário atual, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e o Nelore é uma das maiores provas da qualidade da nossa carne, ou seja, pode ser uma boa ideia considerar investimentos na raça.

Agora que você já tem as principais informações sobre o gado Nelore, esperamos que você aproveite para fazer boas escolhas e alcançar resultados satisfatórios na atividade pecuária da sua propriedade. Aproveite a visita e conheça também outras raças de corte como a Brahman, uma das mais populares do mundo e com origem parecida ao boi Nelore. Boa leitura!