As doenças verminoses em bovinos são motivo de grande dor de cabeça entre pecuaristas. O Brasil é um dos países que mais possui cabeças de gado no mundo e infelizmente, muitos animais acabam morrendo por parasitas, onde os internos (verminoses) são os maiores responsáveis.

Para evitar que o gado sofra com esses parasitas, é essencial realizar a vermifugação do rebanho de tempos em tempos. Além disso, conhecer as principais verminoses é saber os principais sintomas e como atuar para tratar animais infectados. As verminoses mais comuns são: strongyloides papilosus, dictiocaulus viviparous, oesophagostomum radiatum e outros.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para te informar sobre os principais vermes que podem infectar bovinos. Continue rolando a tela e confira!

Verminoses em bovinos

As verminoses em bovinos se referem às doenças parasitárias causadas por diversos tipos de vermes ou parasitas intestinais que afetam o sistema digestivo e respiratório desses animais. Essas doenças são comuns em bovinos criados em pastagens, onde estão em contato direto com os parasitas presentes no ambiente.

A suplementação dos bovinos é essencial para criar uma barreira de proteção contra agentes patogênicos que podem fazer mal para o seu rebanho. Afinal, esses parasitas podem causar uma variedade de sintomas, incluindo diarreia, perda de peso, anemia, baixo desempenho, problemas respiratórios, entre outros. Confira:

1. Ostertagia ostertagi

O Ostertagia ostertagi, conhecido também como verme do estômago médio ou verme do estômago marrom, é um nematoide parasita do gado. Sua ação afeta principalmente o abomaso, causando gastrite parasitária que afeta a produtividade e pode levar à morte do animal.

imagem de um médico veterinário aplicando vacina um um bovino na parte traseira

Entre os sintomas mais comuns, destacam-se:

  • Diarreia esverdeada;
  • Edema intermandibular;
  • Rápida perda de peso.

Em casos como este, médicos veterinários indicam medicamentos como o Cydectin, onde, através da ação do componente moxidectina, promete agir de maneira mais potente que medicamentos similares.

2. Haemonchus contortus

Haemonchus contortus é uma espécie de parasito de ruminantes. Esses parasitas, quando se encontram em tamanho adulto, se alojam na mucosa abomasal e se alimentam do sangue do gado. A contaminação pode, até mesmo, causar a morte do animal.

imagem de um médico veterinário anotando em uma prancheta em frente de um bovino num galpão

Os sintomas são:

  • Anemia;
  • Fezes de coloração escura;
  • Mucosa ocular anêmica;
  • Diminuição do apetite.

O tratamento para Haemonchus contortus deve ser feito por meio de anti-helmínticos injetáveis ou de aplicação oral. Os mais utilizados são albendazol, doramectina e eprinomectina. Consulte um médico veterinário antes de fazer a aplicação.

3. Trichostrongylus axei

Trichostrongylus axei é a espécie mais comum de parasito gastrointestinal em bovinos no Brasil. As lesões começam com regiões delimitadas de aumento da vascularização na mucosa do estômago, que posteriormente evoluem para inflamações catarrais ou linfocíticas, podendo levar à erosão do revestimento epitelial.

imagem de um médico veterinário almentando dois bovinos na parte de manhã

Sintomas:

  • Anorexia;
  • Diminuição do ganho de peso;
  • Diarréia;
  • Desidratação.

O tratamento para essa verminose deve ser feito com o acompanhamento de um médico veterinário especializado. Aliás, é preciso ter um cuidado extra com bezerros com diarreia, onde é necessário realizar exames e testes precisos para saber a sua origem.

4. Dictiocaulus viviparous

O dictyocaulus viviparus é o agente responsável pela dictiocaulose, uma condição que afeta as vias respiratórias, incluindo a traqueia, os brônquios e os bronquíolos, tanto em bezerros quanto em bovinos adultos.

imagem de vários bovinos em estrada rural de dia

Os principais sintomas são:

  • Enfisema pulmonar;
  • Secreção nasal;
  • Dificuldade para respirar;
  • Emagrecimento lento.

Medicamentos como long range, albendazol, ivermectina e levamisol também podem ser prescritos. No entanto, é crucial ressaltar que, em todos os casos, é essencial contar com a orientação de um profissional para determinar a dose adequada e realizar o diagnóstico correto.

Além disso, uma prática importante é separar os animais jovens dos adultos para controlar o pasto. Dessa forma, evita-se o contato direto dos animais com a pastagem, o que pode contribuir significativamente para reduzir a propagação desses parasitas.

5. Cooperia spp

Outra verminose bovina é a cooperia spp, do gênero de nematoide e da família Cooperiidae, é um dos parasitos intestinais mais comuns em bovinos em regiões temperadas.

imagem de um médico veterinário preparando uma dose de vacina em um galpão com diversos bovinos no fundo

Principais sintomas da cooperia spp:

  • Diarreia;
  • Anorexia;
  • Desidratação;
  • Apetite reduzida;
  • Perda de peso.

Alguns dos medicamentos usados para o tratamento do Cooperia spp são o Vermisal Champion: um concentrado de micro minerais, utilizado para atender às deficiências nutricionais do animal, prevenindo a ocorrência de anemia bovina.

6. Strongyloides papilosus

Strongyloides papillosus é um parasito nematoide que afeta principalmente o sistema gastrointestinal de animais como bovinos, ovinos e caprinos. Esse parasita é particularmente comum em bezerros recém-nascidos e jovens.

imagem de um homem agachado estendendo a mão para um bovino dentro de um galpão de dia

A infecção ocorre principalmente através da ingestão de larvas infectantes presentes no ambiente contaminado, como pastagens.

Sintomas da Strongyloides papilosus:

  • Diarreia intermitente;
  • Perda de apetite;
  • Retardo no ganho de peso;
  • Anemia.

O tratamento da Strongyloides papillosus, assim como de outras infecções por parasitas intestinais em bovinos, envolve geralmente o uso de vermífugos ou anti-helmínticos. Esses medicamentos são administrados por via oral e têm como objetivo eliminar os parasitas do sistema gastrointestinal do animal.

7. Oesophagostomum radiatum

Oesophagostomum radiatum é um parasito nematoide que afeta principalmente o intestino grosso de bovinos. Quando infecta o hospedeiro, o Oesophagostomum radiatum pode causar uma condição conhecida como oesofagostomose, que é uma doença parasitária gastrointestinal.

imagem de um médico veterinário aplicando vacina em um bovino na parte traseira, em um galpão

Sintomas:

  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza e letargia;
  • Anemia;
  • Desidratação.

A escolha do vermífugo e a dosagem adequada devem ser determinadas por um médico veterinário, levando em consideração o peso do animal, a gravidade da infecção e outros fatores relevantes. Alguns dos vermífugos comumente utilizados no tratamento da oesofagostomose incluem o albendazol, ivermectina, levamisol e outros.

Leia também: As melhores opções de antibióticos para gado. Confira!


Essas são as 7 principais verminoses em bovinos. Esperamos que o conteúdo de hoje tenha sido útil para o tratamento e a identificação de doenças no seu gado. Por aqui, você encontra vários outros guias que podem ser do seu interesse.

As vitaminas para gado são extremamente importantes para a resistência dos animais. Acesse e saiba mais sobre o assunto!