Os antibióticos são medicamentos essenciais na farmácia de todas as propriedades, pois a qualquer momento pode aparecer algum animal acometido por doenças infecciosas.

Com ação antibacteriana, os medicamentos antibióticos para gado são capazes de combater diversos tipos de infecções. É importante lembrar que a administração dos remédios requer um conhecimento sobre o assunto para não prejudicar a saúde e o bem-estar dos animais.

Por isso, montamos um conteúdo com os melhores antibióticos e as suas principais características para que você possa escolher os medicamentos que precisa ter na propriedade e também saiba fazer a aplicação adequada nos animais.

Gado ao lado direito tendo foco

1. Borgal

O Borgal é um medicamento quimioterápico à base de sulfadoxina e trimetoprima recomendado para o tratamento de infecções primárias e secundárias em animais de pequeno, médio e grande porte, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e cães.

O remédio tem alta taxa de cura bacteriológica contra algumas doenças, como diarreia, mastite, pododermatite, broncopneumonia e outras causadas por bactérias.

Além disso, a ação é rápida e tem uma resposta terapêutica excelente do organismo no tratamento dos animais. O período de carência do medicamento é baixo: apenas 5 dias para carne e 48 horas para o consumo de leite.

2. Terracam spray

Diferente da maioria dos antibióticos, essa opção de uso tópico tem ação cicatrizante eficiente para o tratamento da ceratoconjuntivite infecciosa, uma doença ocular contagiosa que afeta bovinos de todas as idades.

O Terracam spray possui composição antimicrobiana e anti-inflamatória que, além de combater as infecções, atua como agente preventivo. O remédio também pode ser usado no tratamento de dermatite alérgica de contato em cães, diminuindo o risco de infecções secundárias e facilitando o processo de regeneração da pele.

3. Draxxin

Esse medicamento é um antibiótico que entra para a lista dos produtos terapêuticos, sendo um dos mais indicados para o tratamento de algumas patologias, como a DRB (Doença Respiratória Bovina) e outras associadas às bactérias Mannheimia (Pasteurella) haemolytica, Pasteurella multocida, Haemophilus somnus e Mycoplasma bovis.

O Draxxin também é indicado para o tratamento de doenças respiratórias suínas e no tratamento preventivo em rebanhos com alto risco de infecção por bactérias. Outro ponto importante para manter os animais livres de infecções são as condições sanitárias das instalações da propriedade. É fundamental fazer a limpeza com desinfetantes feitos especialmente para o uso veterinário.

4. Chemitril injetável 2,5%

Esse é um antibiótico indicado para o tratamento de cães, gatos e suínos. Sua ação impede a multiplicação de bactérias responsáveis por diarreias, infecções respiratórias e patologias dermatológicas.

Com aplicação intramuscular ou intravenosa, conforme a situação, o Chemitril injetável tem rápida absorção e um efeito duradouro no organismo, promovendo uma recuperação plena dos animais.

E para finalizar, o medicamento também é recomendado como preventivo de infecções pós-operatórias, evitando problemas decorrentes de cirurgias e contaminações pelo ambiente ou instrumentos cirúrgicos.

5. Zelotril

Se você procura por antibióticos de amplo espectro, essa pode ser uma boa opção. O Zelotril é um medicamento de alta eficiência contra bactérias causadoras de infecções entéricas, infecções dérmicas, infecções respiratórias e infecções geniturinárias.

Além disso, ele pode ser utilizado no tratamento de problemas pós-operatórios, lesões e outras patologias causadas por bactérias. Existem diferentes versões do remédio para administração em animais de pequeno, médio e grande porte. Consulte um médico veterinário para saber a dosagem adequada às suas necessidades.

6. Tilmicovet

Outra opção de antibiótico de amplo espectro, o Tilmicovet é indicado no tratamento de doenças respiratórias em bovinos. Como nem sempre os sintomas são causados por apenas um tipo de bactéria, é importante contar com medicamentos que ofereçam ação efetiva contra várias delas.

Salientamos que é fundamental manter um controle regular da saúde do rebanho. Muitas infecções apresentam sintomas leves, e esse medicamento entrega resultados rápidos, principalmente nos bezerros, que são mais frágeis e podem padecer em poucos dias.

7. Tormicina LA

Finalizando nossa lista de antibióticos, escolhemos um medicamento eficaz no controle e na prevenção de infecções pós-operatórias e outras patologias respiratórias e dermatológicas. Ele pode ser administrado em bovinos, suínos e ovinos via intramuscular. Sua eficiência é excelente, com níveis terapêuticos que duram até 5 dias.

A recuperação dos animais é plena, com a recomendação adequada pelo médico veterinário e aplicação regular pelo período necessário.

Como você pôde perceber, existe uma gama variada de antibióticos com atuação de amplo espectro ou ação mais específica, para todos os tipos de animais.

Como ter os melhores antibióticos para gado na fazenda

Antes de qualquer iniciativa, é fundamental se certificar com um profissional qualificado qual é a melhor opção para as necessidades dos seus animais.

Para garantir um tratamento rápido e eficaz na sua produção, é importante também ter uma farmácia na sua propriedade com os medicamentos mais usados, acessórios e equipamentos para trabalhar com os animais e instrumentos cirúrgicos específicos para o uso veterinário.

Continue acompanhando o blog para mais informações sobre outros tipos de medicamentos, como as opções para anemia bovina, e muito mais sobre pecuária e outros assuntos do universo agro.