A anemia em bovinos é comum, perigosa e acontece em consequência de alguma doença ou condição já presente no organismo do animal. Pode ser definida como a diminuição dos glóbulos vermelhos, que são as células do sangue responsáveis por transportar o oxigênio para os órgãos.

Uma das doenças que apresenta quadros de anemia em bovinos é a tristeza parasitária bovina, que, quando detectada, precisa ser tratada com urgência, pois o seu avanço é rápido. Hoje ela é considerada uma das principais causas de mortes no rebanho, trazendo prejuízos à produção.

Além da babesiose, outras doenças como a leptospirose, tripanossomíase, doenças infecciosas e intoxicações podem causar graves quadros de anemia nos rebanhos, ocasionando atrasos, perdas na produção e prejuízos a você, produtor. Pensando nisso, montamos uma lista com opções de remédios para uma recuperação rápida e eficaz da anemia, para casos gerais e específicos no tratamento da tristeza parasitária bovina. Confira!

Como tratar anemia em bovinos?

Para tratar a anemia em bovinos, uma suplementação à base de ferro e vitamina B12 pode ser um ótimo recurso. Alguns medicamentos possuem compostos para nutrir os animais e combater os parasitas simultaneamente. Outros remédios para anemia bovina não têm ação eficaz contra os agentes infecciosos, sendo necessária uma associação de medicamentos.

Na nossa lista, constam produtos específicos para o combate à anemia em bovinos e outros que associam componentes capazes de atuar em doenças como a tristeza parasitária bovina enquanto suplementam os animais, recuperando-os do quadro anêmico. Para um diagnóstico preciso e a escolha do medicamento ideal, sempre consulte o médico veterinário da fazenda. Analisar as necessidades individuais de cada animal é fundamental para uma recuperação plena e rápida.

1. Ferrodex

O primeiro remédio para anemia bovina da lista é específico para tratamento de indivíduos do rebanho que estejam com deficiência de ferro no organismo. Especialmente para os bezerros, que precisam de suplementação para um bom desenvolvimento, o Ferrodex garante a quantidade diária mínima necessária do elemento no sangue, garantindo a saúde dos órgãos.

Além disso, o medicamento pode favorecer o desenvolvimento da imunidade, aumentando sua resistência a doenças e debilidades comuns no rebanho. A aplicação do remédio não necessita de carência para o abate e consumo de leite de animais tratados.

Remédio ferrodex em um fundo branco

2. Bovifort

O remédio Bovifort é recomendado como associação e complemento no tratamento de doenças infecciosas ou parasitárias, combatendo a anemia que causa muita fadiga e estresse nos animais contaminados.

O medicamento tem ação formulada para estimular o metabolismo e fornecer, além do ferro, as vitaminas B6 e B12 para o organismo, proporcionando um desenvolvimento saudável e produtivo do rebanho.

Remédio bovifort em um fundo branco

3. Bioxan – Soro vitamínico e mineral

O Bioxan é um dos medicamentos mais procurados para uma suplementação rica em vitaminas e sais minerais capazes de auxiliar na prevenção e no tratamento da anemia bovina. Entre os principais componentes da fórmula, estão:

Remédio bioxan soro vitaminico e mineral em um fundo branco

  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2 fosfato;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B12;
  • Nicotinamida;
  • Dextrose anidra;
  • Cloreto de sódio;
  • Cloreto de potássio;
  • Cloreto de cálcio 2 H20;
  • Cloreto de magnésio 6 H20;
  • DL metionina;
  • Cloreto de colina.

O produto tem raros casos de reações de hipersensibilidade por se tratar de um medicamento à base de vitaminas e minerais. O resultado é ótimo em animais de grande, médio e pequeno porte.

Melhores remédios para tratamento de anemia por TPB em bovinos

A Tristeza Parasitária Bovina é mais comum nos bezerros, mas pode acometer indivíduos adultos. O tratamento ideal deve ser feito com medicamentos que combatam os parasitas da doença e tenham suplementos para recuperar os animais do quadro de anemia, um dos principais sintomas. É importante também trabalhar com programas de prevenção para controlar os ectoparasitas transmissores da TPB.

A Agroline trabalha com uma linha completa de produtos veterinários, suplementos e medicamentos. Para facilitar sua busca, veja quais são os melhores remédios para anemia bovina causada pela Tristeza Parasitária Bovina. Selecionamos opções que podem ajudar no tratamento com uma fórmula completa, que oferece tratamento e suplementação para recuperação total da doença.

4. Imidofort B12

Existem poucos medicamentos no mercado que oferecem dupla ação no combate a TPB. O Imidofort é um deles. O dipropionato de imidocarb ajuda a destruir e a eliminar os parasitas causadores da doença. Já a vitamina B12 ajuda na suplementação do animal, diminuindo o quadro de anemia e devolvendo o animal às condições normais de produtividade.

A vitamina B12 age contribuindo na formação dos glóbulos vermelhos, os principais afetados em condições anêmicas. Como a TPB exige um período maior de recuperação, o consumo de leite só deve ser feito por humanos no mínimo nove dias após a aplicação, e o abate deve ser realizado com uma diferença de no mínimo 31 dias da última aplicação.

Remédio imidofort b12 em um fundo branco

5. Izoot B12

Com uma concentração de dipropionato de imidocarb um pouco mais leve, o Izoot B12 também atua concomitantemente destruindo os parasitas causadores da TPB no organismo dos bovinos. Isso auxilia no restabelecimento rápido e eficaz dos animais, revertendo os quadros de anemia.

É importante ressaltar que, em doenças causadas por hemoparasitas, a demanda de vitaminas aumenta consideravelmente, sendo primordial uma suplementação para evitar casos mais graves e a morte de animais por anemia.

Remédio izoot b12 em um fundo branco 12

Conheça também outras doenças que comumente atacam os bezerros e saiba quais são os principais medicamentos recomendados para cada caso.