O Chemitril injetável é um antibiótico que serve para eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias responsáveis por infecções categorizadas como gram-positivas e gram-negativas. Pode ser usado em cachorros, gatos e suínos.

Este medicamento é recomendado para casos de enterites bacterianas, diarréias, infecções relacionadas ao pós-parto ou das vias genito-urinárias, além de infecções respiratórias ou patologias localizadas na derme do animal. Entenda tudo sobre!

O Chemitril atua contra quais bactérias?

A medicação é recomendada para combater determinadas bactérias que acometem os animais. Veja as condições e doenças que podem ser contornadas com o Chemitril:

  • Infecções do trato digestivo: ocasionadas por Treponema hyodysenteriae, Escherichia coli, Salmonella spp e outros;
  • Infecções pulmonares: ocasionadas por Staphylococcus spp, Mycoplasmas spp, Pasteurella spp, Bordetella bronchiseptica e Haemophilus spp;
  • Infecções das vias urinárias ou gestacionais: causadas por Escherichia coli, Streptococcus spp, Staphylococcus spp e Corynebacterium spp.
  • Infecções das mamas ou do útero: provocada por Streptococcus spp, Staphylococcus spp, Klebsiella spp, Escherichia coli e Mycoplasma spp.
  • Infecções de pele: originadas por Pseudomonas spp, Proteus mirabilis, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus intermedius.

Como realizar as aplicações de Chemitril injetável?

Você não encontrará grandes complicações para administrar a medicação. Na verdade, a aplicação do Chemitril é bem prática, já que pode ser feita de três maneiras diferentes:

Via intramuscular (IM)

A aplicação intramuscular é efetuada diretamente no tecido muscular – você certamente conhece esse método, pois é a forma utilizada para a aplicação de vacinas.

Os locais de aplicação intramuscular podem variar, mas é comum que sejam no pescoço ou músculo da coxa do animal. A principal vantagem de optar pela IM é devido à rápida eficácia de ação do medicamento.

Outra característica da intramuscular é que elas não podem conter mais do 5 ml da substância que será aplicada. Caso seja necessário aplicar mais do que a dosagem recomendada, é imprescindível que seja dividida em duas aplicações.

Para melhorar as aplicações, uma dica válida é alternar o lado das injeções.

Afinal, as aplicações intramusculares podem causar dor ao animal. Dessa forma, é possível evitar possíveis problemas musculares causados por duas aplicações em um mesmo local.

Via intravenosa (IV) ou endovenosa (EV)

Já as intravenosas são as aplicações de medicamentos realizadas diretamente na corrente sanguínea do paciente. Normalmente, a administração é feita utilizando a veia jugular, cefálica, safena lateral ou femoral.

Por ser uma injeção, é fundamental conter o animal para evitar possíveis danos – tanto ao pet quanto ao aplicador. Portanto, certifique-se que o paciente esteja devidamente imobilizado.

Mais um fator importante é a esterilização completa do local de aplicação e do instrumento. Com isso, as chances de contrair alguma doença pela aplicação são drasticamente reduzidas.

Entre as vantagens da intravenosa estão:

– rápida absorção do medicamento, visto que ele é aplicado diretamente na veia;

– a administração de grandes quantidades de medicamento;

– bom controle de aplicação, pois a velocidade pode ser determinada pelo aplicador.

Via subcutânea

A subcutânea é a aplicação realizada sob a pele do paciente. Normalmente, os locais de administração são no pescoço, próximo à cernelha – região do animal que está entre a coluna e as escápulas.

Para que a aplicação seja feita de forma eficiente, é fundamental que o aplicador dobre e região e introduza a agulha até alcançar a gordura subcutânea do animal.

Para isso, a agulha deve estar posicionada paralelamente ao corpo do paciente. Ao notar a falta de sangue do local apertado, a medicação pode ser aplicada.

As vantagens da subcutânea estão na absorção uniforme e o efeito constante do medicamento, além de ser um método de fácil aplicação.

Como dosar o Chemitril ?

Agora que você já compreendeu como podem ser feitas as aplicações do Chemitril, existem detalhes importantes sobre o medicamento que precisa anotar.

Em cães e gatos, é fundamental calcular 1,0 ml para cada 5 kg de peso do animal. A ministração deve ser diária num período entre 3 a 5 dias por via subcutânea.

Já para os suínos, calcula-se 1,0 ml de Chemitril injetável para cada 10 kg do animal via intramuscular. É essencial que as aplicações também sejam diárias, durando entre 3 a 5 dias.

Que cuidados devo tomar ao administrar o Chemitril injetável?

Na exemplificação dos tipos de aplicação, abordamos alguns pontos que devem ser considerados na hora de realizar as injeções dos medicamentos.

Porém, é sempre válido ressaltar outros cuidados que o processo exige – especialmente porque estamos falando do bem estar dos pets e da produtividade dos animais de grande porte. Garanta-a seguindo os próximos tópicos:

  • A divisão da dosagem em dois ou mais pontos, caso seja necessário aplicar mais do que 10 ml;
  • O Chemitril deve ser ministrado em animais considerados jovens. Para raças pequenas, evite aplicações em animais entre 2 e 8 meses de idade; já para raças maiores, eles são jovens até o 18 mês de vida;
  • A assepsia precisa ser realizada adequadamente. Assim, você estará reduzindo possíveis danos ao animal;
  • É imprescindível que as aplicações sejam realizadas apenas com a indicação de um médico veterinário. Pois erros de dosagem ou aplicação podem causar danos ao animal;
  • O medicamento não deve ser aplicado em conjunto com complexos vitamínicos ou outras soluções que contenham ferro, zinco, manganês e cálcio. Isso porque elas reduzem a absorção do princípio ativo do Chemitril;
  • Após ocorrer o desaparecimento dos sintomas, aconselha-se a continuidade do tratamento por dois dias adicionais.

Agora que você sabe como combater diversas doenças infecciosas em cães, gatos e suínos, chegou a hora de passar o conhecimento para frente: compartilhe o post com uma pessoa que possa se interessar pela temática!

Para comprar Chemitril injetável e outros produtos veterinários terapêuticos de alta qualidade, acesse o site da Agroline!