A miíase animal, mais conhecida como bicheira, é uma infecção parasitária que acomete cachorros, gatos, bovinos, ovinos, etc. e que está presente em todo o território nacional.

Além de ser incômoda, essa doença pode causar dores e até lesões graves aos órgãos internos do animal.

A mosca responsável pela instalação dessa doença pode variar de região para região. Porém, a espécie mais presente do Brasil é a Cochliomya hominivorax, também denominada como mosca-da-bicheira.

A proliferação desse tipo de inseto é feita através da postura dos ovos em feridas e mucosas de mamíferos, sendo mais predominante em regiões de clima quente e úmido que facilitam o desenvolvimento das larvas parasitárias.

O tratamento deve ser feito o mais rápido possível para evitar a proliferação das larvas e o agravamento do quadro com a manifestação de hemorragias, toxemia (intoxicação do sangue) e até mesmo o óbito.

Quais são os sintomas da bicheira?

Além dos sinais tópicos, que são visíveis e aparentes, a bicheira em sua fase inicial pode ser identificada por meio de sinais comportamentais. Entenda:

  • Nódulos
  • Buracos na pele
  • Ferida aberta com mau cheiro
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Fraqueza
  • Coceira e lambeduras excessivas
  • Inquietação e irritabilidade
  • Vacas leiteiras diminuem a produção de leite

Quando não tratada, os danos à saúde causados pela miíase podem incluir necrose, perda de funções dos tecidos acometidos, infecções purulentas e avanço das larvas para camadas mais profundas da derme, podendo atingir órgãos internos.

Como identificar a bicheira?

O animal que sofre desse tipo de problema apresenta alguns sinais que podem facilitar no manejo e cuidado da sua criação. Fique atento para áreas específicas do corpo do animal e também no seu comportamento geral.

Assim, você poderá tratar e manter o seu rebanho seguro de pragas parasitárias.

A mosca-da-bicheira procura colocar seus ovos sobre a pele machucada ou ambientes quentes e úmidos e, por esse motivo, dê atenção especial para regiões específicas do corpo, como: ânus, vagina, pênis, chifres recém-removidos, cordão umbilical e umbigo de bezerros, além de qualquer outro lugar em que haja tecido aberto.

Qual é a diferença de bicheira e berne?

Por ser uma doença parasitária que se manifesta inicialmente na camada externa da pele, a bicheira pode ser facilmente confundida com outra zoodermatose, o berne.

Porém, mesmo a olho nu, podemos discernir facilmente entre uma e outra, só é necessário estar atento aos detalhes.

Preste atenção nos seus animais, principalmente naqueles que têm algum tipo de ferida ou exposição de pontos de mucosas como umbigo de recém-nascidos e etc.

Não subestime a capacidade de reprodução dessa mosca: ela pode depositar seus ovos até na cabeça de novilhos que passaram pela descorna, por isso, tome todos os cuidados necessários.

Os primeiros sinais de que seus animais se tornaram hospedeiros são os pontos abertos com a presença de inflamação, mau cheiro, sangramento e uma grande quantidade de larvas.

Essas características diferem do acometimento por berne, que se manifesta através de um nódulo subcutâneo e com a presença de, geralmente, apenas uma larva. Saiba mais sobre como se livrar de mais esse parasita em específico através desse post.

Como tratar a bicheira?

O controle efetivo das pragas causadas pela mosca pode ser feito com aplicações tópicas produzidas à base de substâncias como piretróides e organofosforados, encontrados à disposição no mercado como larvicidas ou mata-bicheiras.

Essa opção de tratamento inclui versões do mesmo medicamento nas formas líquida, pomada, spray e pó. A escolha vai de acordo com a sua preferência pela facilidade do método de administração e o porte do animal que está sendo tratado.

Procure por produtos que possuam, além da sua ação larvicida, substâncias ativas bactericidas para tornar o processo de cicatrização ainda mais eficiente e rápido.

Há ainda produtos aplicados através das técnicas de: spot on, cujo líquido é colocado diretamente sobre um ponto específico da ferida; a pour on, em que a medicação é despejada sobre os locais mais afetados; e a pulverização e a imersão para casos maiores.

Tudo isso deve ser decidido com a ajuda de um profissional veterinário que irá acessar o caso de cada animal específico e traçar a melhor estratégia de combate e remoção permanente desses parasitas que podem ser tão nocivos à sua criação.

Quais são os melhores remédios para bicheira?

A seguir, listamos os principais produtos que combatem e previnem a bicheira. Confira:

1- MATABICHEIRA BERTAC 1L

Um potente larvicida destinado a prevenção e tratamento de bicheiras superficiais e profundas de bovinos, ovinos, caprinos, equinos, suínos e cães. Também como tratamento coadjuvante nas intervenções cirúrgicas, descorna, no umbigo de recém-nascidos e nas lesões cutâneas.

 

BICHEIRAS-03

2 – MATABICHEIRA COOPERS 1L

Em tratamento preventivo, aplicar nos talhos após a tosquia dos ovinos, nas feridas de castração ou descorna, nos ferimentos em geral e no umbigo de animais recém-nascidos. Este produto favorece a cicatrização e inibe o desenvolvimento de larvas, evitando as bicheiras.

BICHEIRAS-02

3 – MATABICHEIRA BIOZOL – BIOFARM

Tratamento e prevenção de feridas contaminadas por miíases (bicheiras e/ou bernes). Pode ser aplicado no umbigo dos recém-nascidos e em intervenções cirúrgicas como castrações e descornas.

BICHEIRAS-01

4 – TIGUVON SPOT-ON BAYER

Diferentes de outros mosquicidas e medicamentos com ação larvicida, o Tiguvon não necessita de aplicação direta nas bicheiras, isso porque ele é absorvido pela camada de gordura do animal e é distribuído pela corrente sanguínea.

Assim, com a aplicação em uma pequena área da pelo do bovino é suficiente para exterminar os parasitas.

BICHEIRAS-04

SAIBA MAIS:  Use Tigvon e acabe com a miíase

5 – THION C – AGENER

Esse antiparasitário da Agener é formulado à base de organofosforado fenthion. Essa substância age inibindo enzimas dos parasitas, causando a sua morte. É indicado para acabar com as infestações de bernes e bicheiras.

Thion C - agener - pulverização (1)

VEJA TAMBÉM: Conheça as vantagens do Thion C contra miíase

Como aplicar remédios em animais com bicheira?

Depois de definir qual será o meio de tratamento mais adequado, efetue a aplicação do remédio de acordo com as indicações da bula e, em seguida faça esses dois passos de extrema importância:

  • Lave a área atingida com água limpa e remova as larvas mortas ou paralisadas, delicadamente, com o auxílio de uma pinça;
  • Aplique uma pomada, preferencialmente composta por ativos químicos de ação inseticida, para a proteção do ferimento.

Como prevenir a bicheira?

A prevenção da bicheira e outros variantes de zoodermatoses é feita de maneira simples por parte dos criadores de rebanho.

De acordo com pesquisas feitas pela Embrapa, as versões injetáveis de substâncias endectocidas têm sido altamente eficazes na prevenção e manejo das infestações.

Versões de tratamento que incluem o método pour on também têm gerado dados promissores em bovinos jovens que passaram por castração.

Entre em contato com um médico veterinário de sua confiança para escolher qual dentre as opções disponíveis no mercado é a mais indicada para o seu tipo de criação.

Se você gostou desse conteúdo, continue navegando pelo nosso blog para saber tudo sobre pecuária, agricultura e tudo mais da vida do campo e da cidade com a equipe da Agroline!