A cinomose é uma das principais doenças que acometem os cachorros. É uma virose infectocontagiosa que afeta o sistema respiratório e nervoso e, portanto, apresenta alta letalidade.

Aprenda no blog da Agroline como ela afeta os cães, os sintomas iniciais, o tratamento necessário e como evitar.

O que é cinomose?

A cinomose é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, o Paramyxovirus Morbillivirus.

Caxumba e o sarampo são outras doenças que também fazem parte da família dos paramixovírus. Ambas proliferam rapidamente, são doloridas e causam sequelas. A doença em questão é semelhante.

Isso é o que acontece internamente: o vírus infecta o grupo de células imunológicas em órgãos linfoides (medula óssea e timo) e as estruturas do tecido linfoide no nariz do cachorro, conhecida como tonsilas.

Após 24 horas da infecção, o organismo está carregado por essas células danosas. Entre o 8° e 9° dia, a infecção se dissemina pelos tecidos epiteliais e chega ao sistema nervoso (cérebro).

A progressão da cinomose depende da resposta corporal de cada cachorro, ou seja, da sua produção de anticorpos neutralizantes. A maior parte dos vírus é naturalmente eliminada quando o organismo está saudável por volta do 14° dia.

No entanto, se o sistema imune do pet não consegue reagir à infecção, o vírus alastra até os tecidos de diversos sistemas fundamentais: o gastrointestinal, o reprodutor, o excretor e o respiratório.

Como a cinomose é transmitida?

A transmissão da cinomose acontece através de gotículas da saliva ou de espirros, que funcionam como mecanismos de transporte para o início do processo contagioso do vírus.

Por isso, as moléculas da região bucal contém mais porcentagem de vírus por célula. Mas o processo de contágio também pode acontecer por fezes, urinas, cobertores, vasilhas para ração e água, casinha e brinquedos do cachorro.

Os cães podem infectar outros animais num período de 90 dias, mesmo que combatam o vírus em 2 semanas e não apresentem mais sintomas.

Sabia que 75% dos cachorros infectados eliminam o vírus sem apresentar sinais clínicos ou diagnóstico de cinomose? Isso faz com que seja difícil controlar a fonte da infecção.

veterinária examinando um cachorro

Quais são os sintomas da cinomose?

Os sinais clínicos dependem da resposta do sistema imunológico do cachorro e podem aparecer entre o 3° e 7° dia de infecção. Os mais frequentes são:

  1. Perda de Apetite;
  2. Vômito;
  3. Pústulas no focinho (bolinhas);
  4. Corrimento no nariz;
  5. Apatia (indiferença);
  6. Pústulas na barriga.

Os sintomas graves começam a aparecer após o 8º e 9° dia, quando os pets estão saudáveis. Já para os cães idosos ou recém-nascidos, eles podem aparecer com mais antecedência. Podem incluir:

  1. Febre;
  2. Dificuldade para respirar.
  3. Dificuldade para movimentos simples;
  4. Tremores nos músculos;
  5. Déficit na coordenação motora.

Os sintomas da cinomose são semelhantes aos de outras doenças virais, como a displasia canina. Repare na mudança de comportamento, examine o corpo com cuidado e leve ao médico veterinário ao primeiro sinal de comportamento anormal.

Qual o tratamento para a cinomose?

A cinomose ainda não possui um antiviral próprio. O médico determina um tratamento para minimizar os sintomas da doença e fortalecer o sistema imunológico.

A medicação para o cachorro pode envolver antieméticos, anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides, spray ou comprimidos para acalmar as pústulas e complexos vitamínicos.

Em casos graves, os cães desenvolvem infecções secundárias em virtude da baixa imunidade. Por isso, a medicação com antibióticos é necessária, assim como a fluidoterapia para corrigir a desidratação sofrida devido à diarreia e vômitos.

cachorro sendo examinado no veterinario

Veja também: 8 dicas para tratar diarreia canina

Existe remédio caseiro para cinomose?

Não. Há boatos que o suco de quiabo cura a cinomose dos pets, o que não é verdade! Não há estudos que comprovem esse resultado.

A prática não é maléfica, já que o quiabo não é tóxico para os cães. Ele auxilia a regular o colesterol, aumentar a saúde óssea, diminuir a absorção de gorduras e a prevenir a anemia.

Portanto, caso queira, dê o fruto para manter o cão saudável no dia a dia, mas não para tratar doenças virais.

Qual o risco da cinomose?

Os principais riscos da cinomose incluem a paraplegia, tetraplegia, meningite e óbito.

Quando o cão demora demais para receber tratamento ou não responde positivamente aos remédios, o vírus atinge o sistema nervoso e respiratório, causando sequelas irreparáveis.

Quanto tempo a cinomose dura?

Cerca de 14 dias para cães com metabolismo saudável e resposta positiva ao tratamento. Porém, há casos graves que o vírus persiste entre 2 a 3 meses, arriscando o desenvolvimento de sequelas.

Como prevenir a cinomose?

Através da vacinação! A Viratec 10 CVL é a vacina que protege os cães da cinomose, leptospirose canina, coronavirose, parainfluenza, adenovírus tipo 2, hepatite canina infecciosa e parvovirose.

Ainda há 2 doses de reforço que acontecem entre 21 e 30 dias no máximo, totalizando 3 doses de vacina Viratec 10. Após isso, os cães devem ter que repetir a sua imunização.

A imunização deve acontecer quando o filhote atinge 6 semanas. Antes dessa idade, tome os seguintes cuidados:

  • Não deixe que os filhotes brinquem com outros cachorros;
  • Evite passear por jardins públicos;
  • Nunca alimente com rações da rua ou água de origem duvidosa;
  • Higienize os objetos particulares do filhote frequentemente.

Quanto custa a vacina da cinomose?

A Viratec 10 (também denominada V10) custa entre R$60 e R$100 cada dose. O preço oscila conforme a clínica veterinária que faz a aplicação.

Após ler este post, fique em alerta para o aparecimento de sintomas no seu pet. Caso note algum, leve-o imediatamente para um veterinário de sua confiança. E não deixe de fortalecer a saúde do cão diariamente com suplementos e complexos vitamínicos!

Leia também: 10 cuidados especiais com os cachorros no inverno