O Boi 777 é uma estratégia que os agropecuaristas utilizam para atender a alta de demanda de carne bovina.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais e exporta cerca 2 de milhões de toneladas ao ano, além de atender ao nosso mercado interno. Não é à toa que os métodos de criação de gado evoluem constantemente.

Conheça a técnica do boi 777 em detalhes e veja como aumentar a sua produção de carnes!

O que é Boi 777?

Boi 777 é uma estratégia de engorda do boi que prepara o animal para o abate antes do tempo padrão.

Muitos pensam que essa é uma missão impossível, porém a técnica foi desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que faz parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo e sim, funciona.

O processo assegura o abate de uma carcaça com 21 arrobas em 2 anos, no máximo.

Bois brancos

Veja também: diferença entre pecuária intensiva e extensiva

Como a estratégia do Boi 777 funciona?

A metodologia do boi 777 é a seguinte: o bezerro atinge 7 arrobas durante a desmama, mais 7 arrobas na recria e termina o desenvolvimento com 7 arrobas na engorda — por isso o nome 777.

Pré-requisitos

Antes de começar a implantar a estratégia na sua produção, é importante que as suas pastagens tenham condições e divisões suficientes para o gado, e que a infraestrutura do cocho e do curral seja ampla e confortável.

Além de, claro, seguir todos os protocolos nutricionais e sanitários que dizem respeito à criação bovina. Caso não os conheça, entenda os cuidados necessários no confinamento de gado em nosso post.

Com a boa genética dos animais, cuidados com o manejo reprodutivo e uma alimentação adequada (com pastos ricos em sais minerais e suplementação alimentar com ração), você está no caminho ideal para o desenvolvimento do Boi 777.

1° estágio: 7 arrobas no desmame

Os bezerros começam com o sistema creep-feeding/alimentação privada (que consiste em suplementar a alimentação durante a 1° semana de vida, mesmo o animal amamentando na mãe). Esse processo promove o ganho de peso e matura o rúmen.

Nas fêmeas, a aliança dessa estratégia aprimora o desenvolvimento reprodutivo e adianta a idade da primeira gestação. É nessa fase que você descobre o potencial do animal.

2° estágio: 7 arrobas na recria

O segundo estágio é o mais longo de todos os três, durando 23 meses nos sistemas pecuários tradicionais. Na metodologia do Boi 777, o animal recria por volta de 10 – 12 meses.

Esse é um processo trabalhoso, então é necessário compensar com a produção forrageira para maximizar a performance dos bovinos.

A produção forrageira consiste em montar um cardápio nutricional em cada ciclo, são três: verão (período de chuvas), inverno (período de seca) e transição.

3° estágio: 7 arrobas na engorda

No último estágio, o gado engorda as 7 arrobas finais e fica pronto para o abate. Esse período precisa acontecer com os rebanhos livres e confinados.

Para isso, o pecuarista precisa investir em ração nutritiva, que permite uma ótima deposição de gordura para reduzir o tempo de abate.

Boi branco

O Boi 777 aumenta a produtividade de verdade?

A média dos produtores brasileiros é de um boi de 18 arrobas em 3 anos. A vantagem da técnica em questão é que é possível realizar 3 ciclos de Boi 777 a cada 2 ciclos da metodologia tradicional.

Considerando que o rebanho avança de 4 arrobas por hectare para 20 arrobas por hectare ao ano, o Boi 777 aumenta sim a produtividade.

A técnica Boi 777 é lucrativa?

Sim! O investimento em suplementação alimentar e ração é recompensado com o preço do arroba e quantidade de cabeças por ciclo. A produção constante é excelente para assegurar até 30% a mais de rentabilidade para os negócios.

Todos os produtores podem aplicar o Boi 777?

Sim! Pecuaristas do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Tocantins aplicam a técnica e conquistam ótimos resultados, sejam rebanhos grandes ou pequenos. O importante é implementar a técnica refinando a cada ciclo.

Quais os riscos da estratégia do Boi 777?

O principal risco é que os primeiros ciclos podem não chegar a 7 arrobas por etapa, mas isso é uma questão de ajuste.

Às vezes, é necessário plantar uma pastagem de espécie diferente, hidratar melhor o rebanho ou aumentar a quantidade de ração com gordura.

Esses detalhes são adaptados conforme o gado cresce e à medida que os processos acontecem. Por isso, tenha uma equipe para acompanhar o peso dos animais quinzenalmente e encontrar soluções caso não engorde.

Posso trabalhar com menor ou maior número de arrobas?

Pode, desde que a quantidade de arrobas nas etapas seja igual. Você pode implementar a técnica de forma gradativa. Por exemplo, 5 arrobas, 6 arrobas até chegar em 7 arrobas por fase de desenvolvimento.

Como fica a qualidade da carne?

A produção em menor tempo não afeta a qualidade da carne.

Afinal, para a carne ser macia, saborosa e saudável, a quantidade de suplementos (zinco, fósforo e potássio) consumidos diariamente é a maior responsável, além dos cuidados com a produtividade no período de seca.

Entendeu como funciona a rotatividade do Boi 777? Continue acompanhando o blog Agroline e fique sempre bem informado sobre o universo pecuário!

Aproveite para ler também:

Gado Nelore: características, vantagens e dicas

Boi Angus: conheça as principais vantagens da raça