Além de prejudicar o conforto e a higiene das casas, as pragas urbanas podem ser vetores de doenças gravíssimas.

Entre elas, as formigas-lava-pé merecem um cuidado especial, pois são insetos extremamente agressivos e perigosos para animais, plantações e seres humanos.

Seja em casas, apartamentos ou lavouras, é essencial acabar com esses intrusos por meio de medidas apropriadas de extermínio e prevenção.

Conheça os melhores formicidas para essa praga neste post, assim como dicas gerais de como agir diante de sua presença.

Qual formicida usar para acabar com a formiga-lava-pés?

Por mais perigosas que sejam, acabar com uma infestação de formigas-lava-pés (também chamadas de formigas-de-fogo) é relativamente simples, já que envolve venenos comuns e fáceis de encontrar.

O melhor deles é, sem dúvidas, o formicida de isca.

Esse é um veneno granulado com substâncias atrativas aos insetos. Deve ser espalhado pela superfície do formigueiro ao fim da tarde ou à noite em meses de verão, épocas em que as formigas saem para procurar comida.

A ação do inseticida é lenta e individual, uma vez que é preciso esperar que as formigas o transportem até alcançar a rainha e elas só farão isso em seu formigueiro de origem. Cerca de 7 a 10 dias após a aplicação, retorne ao local para conferir o extermínio.

Caso escolha essa opção, apenas tome cuidado com os dias de chuva: a água vai levar as iscas embora e o veneno se tornará ineficaz. Evitando a umidade, esse formicida será capaz de acabar com as formigas-lava-pés.

Outros produtos – como inseticidas em pó, em spray e até soluções caseiras de vinagre e bicarbonato de sódio – são menos eficazes no controle a médio e longo prazo, visto que matam somente as formigas diretamente afetadas.

Em casos de infestações de larga escala (em plantações, por exemplo), pulverizações de inseticidas que são registrados especificamente para as culturas afetadas são as melhores soluções.

Leia também – Por que tem mais insetos no verão? Saiba como se livrar deles o ano inteiro

Cano PVC azul com formigas lava-pé em cima

Como identificar as formigas-lava-pés?

A identificação deve ser uma das etapas iniciais para iniciar o extermínio de formigas, considerando que diferentes espécies exigem diferentes cuidados para evitar as suas picadas e infestações.

Isso não é tão fácil quanto escolher o veneno: as formigas-de-fogo operárias são polimórficas, o que significa que não seguem um padrão estético fixo e uniforme.

Até porque, na verdade, esse nome popular diz respeito a um grupo do gênero Solenopsis, que abrange cerca de 20 espécies de formigas. Mas, de forma geral, você pode procurar pelas seguintes características:

As maiores têm uma cabeça e tórax numa coloração marrom-claro meio avermelhado ou amarelado, com o abdome um pouco mais escuro. De pequeno porte, elas podem alcançar cerca de 3,5 a 5mm de comprimento.

São insetos agressivos, numerosos e com uma dieta onívora abrangente, alimentando-se de plantas, animais ou comidas domésticas.

Até o momento, há registros publicados nos estados da Bahia, Amapá, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Pará.

Os seus hábitos ajudam a distingui-las de outras formigas inofensivas: as formigas-quentes, como também são chamadas, constroem ninhos em gramados e localizações próximos a habitações humanas, propiciando esse encontro.

Você já se deparou com um emaranhado de formigas boiando sob a água? Esse potencial de se juntar e flutuar em conjunto quando há inundações é mais uma das capacidades únicas do inseto.

Leia também – Como se livrar da formiga cortadeira

Quais são os perigos das formigas-lava-pés?

Não há dados precisos, mas estimativas indicam que 30% dos casos de ferroadas de insetos que são registrados nos hospitais brasileiros estão relacionados com as formigas-lava-pés.

Com essa informação, os riscos dessa praga urbana se tornam evidentes. A sua ferroada gera uma resposta inflamatória que costuma ser seguida do aparecimento de uma pústula purulenta e irritação local.

Esse último ponto provoca coceiras e, consequentemente, possíveis infecções secundárias causadas pelo atrito com as unhas.

Fora isso, há o perigo do desenvolvimento de alergias à ferroada. A formiga-lava-pés carrega um veneno com proteínas tóxicas: caso o seu organismo seja sensível a elas, uma grave reação alérgica pode ser desencadeada.

Mas, os problemas relacionados com a espécie não acabam por aí: as lavouras sofrem grandemente a sua presença. Destruição de sementes, troncos, folhas, flores e tubérculos roídos e um caos geral na plantação são os rastros que a praga deixa.

Com isso, culturas importantes e o subsídio de produtores agrícolas podem ser afetados negativamente. Além disso, a colheita manual das verduras e frutas se torna inviável, o que é mais um empecilho para o lucro da estação.

Leia também – As principais práticas para evitar escorpiões em casa

Duas formigas lava-pé interagindo em cima de uma pedra

Como lidar com picadas de formigas-lava-pés?

Se você foi picado(a), o primeiro passo é tirar os insetos de si com um pano: água corrente não vai adiantar, pois as formigas-de-fogo usam a sua mandíbula para agarrar a nossa pele com firmeza.

Para picadas que acabam ficando ‘só’ doloridas e inflamadas, um anti-inflamatório comum deve ser o suficiente para amenizar.

No entanto, caso note sintomas como falta de ar, inchaços intensos e/ou dor no peito, se encaminhe imediatamente para um hospital ou pronto-socorro.

Depois de controlar a situação, avise a comunidade próxima do risco e garanta que o formigueiro local seja devidamente eliminado com as recomendações que listamos no primeiro tópico.

Há grandes chances de que o seu problema com as formigas-lava-pés esteja acontecendo numa estação chuvosa, já que o grupo se beneficia deste clima.

Veja como eliminar também os caramujos africanos, outra praga urbana associada a altas taxas de umidade, neste post.