A otite canina é uma das principais doenças que acomete os ouvidos dos cães e causa incômodo e dores que prejudicam a saúde e o bem estar do pet.

Mas não se preocupe. É uma condição comum, fácil de identificar e tem tratamento. No Blog da Agroline, vamos explicar as suas causas, sintomas, tratamentos e formas prevenção em rápidas palavras, veja a seguir:

O que é a otite canina?

A otite canina é uma inflamação nos ouvidos de cães.

O que causa a otite canina?

A otite canina pode ser causada por parasitas, alergias alimentares, corpos estranhos, bactérias, fungos e neoplasias (câncer).

Além disso, a hipersensibilidade genética para desenvolver sintomas que cães atópicos apresentam também pode ser uma causa.

As razões para a contração da doença são divididas em primárias e secundárias. As primárias são as inflamações causadas em ouvidos saudáveis. Já as secundárias são as bactérias e fungos que intensificam a ação dos primários.

Porém, há fatores predisponentes que criam ambientes propícios para o desenvolvimento da inflamação. Para citar alguns, temos orelhas pendentes, falta de higiene na região e espessamento do canal auricular.

Quais são os sintomas da otite canina?

Tem dúvidas em saber que o cão tem otite? Bom, o cachorro dá sinais que há algo errado, e são eles que você aprenderá a identificar. Confira a lista dos principais sintomas da otite canina:

  1. Coçar os ouvidos com frequência;
  2. Dores ao manipular o ouvido (durante a higiene);
  3. Mudança de humor repentina (choro e reclamação, por exemplo);
  4. Secreção e cera em excesso na orelhas;
  5. Cabeça agitada;
  6. Cabeça sempre inclinada para um dos lados;
  7. Oscilações e desequilíbrio dos olhos (distúrbios neurológicos);
  8. Hematomas no ouvido;
  9. Mau cheiro nos ouvidos.

Mulher examinando a orelha de um cachorro

Quais são os tipos de otite canina?

As otites são divididas de acordo com o local que atuam e complexidade da condição nas classificações externa, média e interna. Entenda melhor:

Otite externa

A otite externa canina não é grave e é a mais comum. É a inflamação crônica ou aguda no canal auditivo externo. Ela pode acometer uma das orelhas (unilateral) ou ambas (bilateral).

Além disso, acontece de forma recorrente ou persistente durante 3 meses. Caso ultrapasse os 90 dias, a otite tem grandes chances de evoluir para a média ou interna.

Otite média

A otite média canina é a evolução da otite externa. Nesse caso, as alterações neurológicas contribuem para o desenvolvimento da doença, sendo a ausência da membrana timpânica a mais sugestiva – vale a pena investir em exames otoscópios.

Otite interna

Também conhecida como labirintite canina, a otite interna é a inflamação de grande parte da estrutura interna do ouvido. Mesmo a estrutura do sistema vestibular é incluída, um sistema que faz parte da orientação e equilíbrio motor dos cães.

Se não tratada, essa doença desencadeia um quadro de meningoencefalite grave.

Quais são os tratamentos para otite canina?

O tratamento da otite envolve medicamentos recomendados por veterinários que contém fungicidas, acaricidas, glicocorticoides e antibióticos como polimixina B, neomicina, enrofloxacina e gentamicina.

Para encontrar estes produtos por preços acessíveis, confira a seção de Medicamentos para Cães e Gatos da Agroline.

Em casos simples, a aplicação de formulação químicas é o suficiente para reverter o quadro. Porém, a cirurgia também é uma opção para quadros de otite interna grave.

Atenção: o tratamento sempre deve ser feito com remédios para cães, em hipótese alguma dê remédio humano para o pet.

Quanto tempo demora para curar a otite?

Em média, de 1 a 3 semanas. No entanto, o tempo de tratamento é influenciado pelo tipo de agente causador da doença, medicamento utilizado e grau de complexidade.

Por exemplo, um tratamento com Aurigen, Auritop ou Aurivet tem duração mínima de 7 dias com 2 aplicações ao dia. Já medicamentos como Easotic e Panolog têm tempo mínimo de 5 dias para curar a doença, contando com uma aplicação ao dia.

Como limpar o ouvido do cachorro com otite?

A higienização do local é um dos pilares do tratamento, já que a assepsia acaba com o ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos e reverte a doença. Veja o passo a passo para higienizar o ouvido de cachorros.

1º passo: posicione o pet numa posição correta

De preferência deitado, para facilitar a visualização do ouvido.

2º passo: veja até onde vai a infecção

Limpe apenas na parte alcançável e visível da orelha. Nunca pressione objetos para limpar, mesmo o algodão, porque pode perfurar o tímpano. Se a infecção não estiver ao seu alcance, procure um veterinário.

3º passo: higienize com algodão

Remova as impurezas do canal com algodão, repetindo o passo até o algodão entrar no ouvido e sair limpo. Durante esse movimento, tenha um lixo por perto para o descarte.

4º passo: aplique o medicamento no local da inflamação

Esse é um passo a passo delicado, pois o pet pode ficar agitado com a aplicação de remédios no local que está sensível. Tenha paciência e agrade-o ou distraia até conseguir aplicar por completo.

5º passo: repita os procedimentos anteriores na outra orelha

É importantíssimo higienizar e aplicar o medicamento em ambas as orelhas, mesmo que a otite seja unilateral, pois eles servem como preventivos.

Homem examinando a orelha de um cão

Como prevenir a otite canina?

A prevenção da otite canina é feita com exames auriculares periódicos com veterinários. Realizar a assepsia rotineiramente nos ouvidos e mantê-los secos após banhos e atividades com água também é essencial – redobre os cuidados com os cães no verão.

Continue acompanhando o Blog da Agroline e fique sempre informado sobre como cuidar de pets, cavalos e gados.

Aprenda também sobre:

Diarreia canina: causas, sintomas e tratamentos

Anemia em cães: causas e tratamentos