O inverno está chegando e com ele vem a atenção redobrada com os pets. Assim como nós, os cachorros no inverno sentem e sofrem com o frio. Por isso é importante ter cuidados especiais com a saúde, alimentação, comportamento e proteção do seu animalzinho.

10 dicas para cuidar dos cachorros no inverno

01 – Cuidado com a tosa

cachorros-no-inverno-04

Os pelos são a proteção natural dos animais contra o frio. Por isso é importante que a tosa dos cachorros no inverno não seja muito baixa. Se o seu animal tem uma rotina de tosa, prefira apenas aparar o pelo e deixe o corte baixo para outra época.

02 – Banho quentinho

cachorros-no-inverno-03

A higienização dos animais é importante, mas no frio é necessário diminuir a frequência de banhos. Evite dar banho nos cachorros no inverno em dias mais frios e use preferencialmente a água morna. Tome cuidado para não usar a água nem muito fria, nem muito quente. Seque bem o seu cãozinho e o proteja do frio nos minutos seguintes do banho. Confira as opções de higiene e beleza disponíveis em nosso site.

Importante: Tome muito cuidado para não deixar que a água atinge as orelhas do animal para evitar otites.

03 – Aqueça seu cãozinho

cachorros-no-inverno-02

Para evitar que os cachorros no inverno passem muito frio e consequentemente fiquem doentes, é importante protegê-los das baixas temperaturas. Mantenha seus pets abrigados,  principalmente durante a noite. Se possível, mantenha eles dentro de casa, com caminhas e cobertores especiais para que fiquem aquecidos. Se seus animais ficam no quintal, providencie um abrigo ou uma casinha para que eles possam se proteger, longe do relento.

04 – Roupinha de frio

cachorros-no-inverno-05

Pode até parecer puro capricho, mas as roupinhas ajudam muito os cachorros no inverno, principalmente as raças de pelo curto. Quando o cão tem pelos longos, eles funcionam como uma proteção contra o frio, e ajudam a manter a temperatura corporal. No caso das raças de pelo baixo, eles não possuem essa proteção natural, por isso as roupinhas são uma ótima opção para manter seu pet quentinho.

Importante: Procure peças que não incomodem seu cachorro.

05 – Alimentação

cachorros-no-inverno-09

Durante o período de baixas temperaturas, o organismo do animal acaba gastando mais energia para poder se aquecer. Sendo assim, é necessário uma atenção redobrada para a alimentação dos cachorros no inverno. Se necessário, aumente a quantidade de alimento oferecido para o seu cão. Procure sempre as melhores opções de ração para garantir a saúde de seu animal, não só nos dias mais frios. Confira as opções disponíveis em nosso site!

06 – Preste atenção no comportamento

cachorros-no-inverno-07

Preste atenção aos sinais que seu cãozinho dá. Se o seu animal aparentar estar inquieto, tremendo, ansioso ou com dificuldades de se movimentar, leve-o para dentro de casa imediatamente e o aqueça. Os animais que sofrem com o frio dão sinais claros e podem estar com princípio de hipotermia.

Importante: Se os sintomas não cessarem depois de aquecer o animal, procure um veterinário.

07 – Cuidando da imunidade

É também durante o inverno que os animais ficam com a imunidade mais fragilizada, podendo contrair doenças. A principal doença de inverno é a chamada “tosse dos canis”, que se assemelha ao resfriado nos humanos. Para prevenir as doenças é importante que os animais estejam com a vacinação em dia. Você pode dar uma ajudinha a aumentar a imunidade do seus cachorros, usando produtos homeopáticos. O Strong da Homeopet  é indicado para estimular a imunidade, o apetite e o desenvolvimento corporal dos animais.

remédio de pet para tratar homeopatia

08 – Mantenha a rotina veterinária

cachorros-no-inverno-10

Não importa qual seja a estação do ano, é indispensável que você mantenha uma rotina de visitas ao veterinário. Tenha a vacinação em dia e busque prevenir possíveis doenças. Se seu animal tiver alguma doença ou você suspeitar de algum sintoma, procure o veterinário de sua confiança para indicar o melhor tratamento.

09 – Cuidados com os cães idosos

Para os cães mais velhinhos, essa época do ano é muito mais perigosa, por isso, atente-se a todas as dicas. Os cães idosos tentem a ter mais problemas ósseos durante o período do inverno. Se seu cão idoso já sofre de problemas como hérnia ou artrose, no frio ele pode ter ainda mais dores, por isso mantenha-o sempre bem aquecido. A Homeopet também possui opções de tratamento para artroses e problemas ósseos, que nessa época ajudam a prevenir as dores.

remédio de pet para tratar ossos

remédio de pet para tratar artrose

 

10 -Todos os cães merecem cuidados

cachorros-no-inverno-08

Todos os cachorros no inverno precisam de cuidados especiais. Mesmo as raças que são preparadas para as baixas temperaturas. Existem sim raças que são mais resistentes ao frio, como Husky Siberiano, São Bernardo, Akita e Border Collie, mas isso não significa que você deve deixá-los expostos e sem nenhum tipo de cuidado. Ao contrário das raças para o clima frio, os cães de pelo curto, filhotes e cães idosos, são os que mais sofrem.