De acordo com dados colhidos pela USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a produção brasileira de milho é a terceira maior do mundo e tem recebido aumentos de produtividade de 2,4% ao ano na última década.

Quem trabalha na área sabe que, para obter bons resultados na colheita comercial, é imprescindível adotar cuidados bem detalhistas em todas as etapas do plantio.

Se você quer aprender como cultivar milho com qualidade e garantir parte da produção e lucro que esse setor traz para o nosso país anualmente, continue sua leitura e confira as dicas de como plantar milho que a Agroline separou para você.

Como plantar milho verde?

Para iniciar o plantio de milho verde, é preciso muito preparo para garantir uma boa colheita. Antes de tudo, lembre-se de se atentar para escolher um solo fértil que conte com adubo composto e húmus.

É possível encontrar esses e outros fertilizantes na Agroline pelos preços mais acessíveis. Esse tratamento pode ser realizado por você mesmo. Além disso, é essencial optar por uma região que tenha bastante incidência de luz solar.

Mais especificamente, um ambiente aberto em que a incidência de luz direta já ocorra de forma natural por ali.

Concluídas essas etapas, você já pode iniciar seu plantio. No entanto, para garantir os melhores resultados, é importante que você siga uma rotina de cuidados diária para que o milho passe a se desenvolver de forma propícia desde a fase semente.

Para isso, confira abaixo nossa lista com 5 dicas de cultivo para que seu milho cresça com saúde e qualidade:

1. Invista tempo nos cuidados com o solo

Como mencionado acima, o preparo do solo é importantíssimo, pois será por meio dele que as raízes do milho irão absorver os nutrientes da terra. Mas essa é uma tarefa que vai oferecer alguns desafios, pois o cereal exige bastante do solo.

Ele precisa ser drenável para conseguir escoar a água recebida, levando-a a todas as raízes. E, claro, a sua fertilidade deve vir do húmus de adubos compostos como mencionamos acima, pois o milho não aceita bem o estrume fresco.

Leia também: Hidroponia: O que é? Como funciona?

2. Anote os momentos ideais para o plantio

A maneira como você planta o milho – e qualquer outra planta também – tem influência direta em como ele irá crescer e se desenvolver. As melhores opções de plantação de milho são diretamente na terra, em copinhos ou sementeiras.

Caso você opte por plantar seu milho em algum desses recipientes, aguarde o crescimento das raízes antes de realizar a transferência para a terra.

Caso não seja possível acompanhar seu crescimento com frequência, este momento pode ser verificado pelo tamanho da muda – com 8 a 10 cm, já está pronto para troca.

Você pode até mesmo realizar o plantio em vasos, no entanto, é preciso que o vaso tenha, ao menos, 50 cm de diâmetro para oferecer espaço suficiente para que as raízes cresçam com liberdade.

3. Tenha atenção a todo momento com as pragas

Se você realizar todo o plantio da forma correta, o cultivo terá grandes chances de dar certo e crescer de forma satisfatória. Mas há um impasse que pode acabar com sua plantação, mesmo que ela se encontre saudável: as pragas.

Existem duas principais: os insetos, que se alimentam das folhagens do milho, e as ervas daninhas, que extraem os nutrientes preparados para o solo do cereal.

Para resolver isso, há algumas soluções que podem ser investidas: quanto aos insetos, você pode usar óleo de neem, que os mata rapidamente e ainda evita que outros voltem a se instalar por ali.

Em relação às ervas daninhas, o ideal é removê-las manualmente para garantir que o solo esteja todo voltado ao milho.

4. Faça a colheita de forma inteligente

A colheita é o momento mais esperado desde o início do plantio do milho. Para realizar corretamente e no tempo certo para evitar a perda de espigas, saiba que o momento mais recomendado é de 80 a 100 dias após o plantio.

Contudo, a questão aqui é que esse valor é muito variável e não devemos usá-lo de forma generalizada para todas as safras.

A nossa dica para contornar essa imprevisibilidade é colher somente quando as espigas de milho estiverem desenvolvidas completamente, mas sem chegar ao ponto de desidratação.

Os estigmas – o cabelo que cresce na ponta do milho – costumam ajudar na hora de saber o momento adequado para a colheita. Isso porque, quando o momento chega, elas passam a apresentar uma coloração marrom que indica que o cereal está pronto para ser retirado do pé.

Leia também: Como fazer sua horta caseira: aprenda com a Agroline

5. Considere as estações, clima e temperatura

O nascimento, crescimento e desenvolvimento de seu milho também depende da época em que você iniciou sua plantação. Isso porque, se for realizada em períodos de sol e calor, como entre outubro e dezembro, a colheita tem maiores chances de oferecer melhores resultados.

Isso não significa que o milho não irá crescer e se desenvolver em outras épocas, mas o resultado com certeza será menos satisfatório e com detalhes que reduzem o seu valor comercial.

Note que a plantação entre os meses de janeiro e abril também oferece uma boa colheita, mas exige mais tempo (e, claro, dinheiro) para que o milho esteja totalmente desenvolvido e pronto para ser consumido.

E são diversos os fatores que provocam essas mudanças, os principais sendo iluminação, temperatura e vento. Como são difíceis de prever com 100% de certeza e impossíveis de controlar em larga escala, evite as plantações em períodos além de outubro a dezembro.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que faça um ótimo proveito de todos os benefícios que o milho oferece.

E, por falar em plantações e cultivos, aproveite também para conferir nosso post sobre rotação de culturas e entender melhor essa importante técnica para cuidar de seu solo e ainda tirar o máximo proveito com as melhores colheitas.