Muitos produtores já realizam a IATF para aumentar as taxas reprodutivas do rebanho.  Para garantir bons índices da Inseminação Artificial em Tempo Fixo, a Zoetis possui um protocolo completo com o Dib Monodose. Conheça os produtos e vantagens do protocolo Zoetis que você encontra na Agroline.

Vantagens da IATF

Os protocolos hormonais são utilizados para sincronizar a ovulação, permitindo se implantar uma estratégia de inseminação das vacas, mesmo sem a detecção de cio. Assim, os protocolos impactam na fertilidade das vacas, aumentando os índices de inseminação do rebanho.

Os produtos que compões os protocolos de IATF, agem com o objetivo de estimular a ovulação do folículo em um momento pré-determinado, garantindo a otimização da prenhez dos animais sem que o produtor precise se preocupar com a detecção do cio.

Protocolo Dib Monodose

dib monodose
Kit 50 protocolos Dib Monodose – Zoetis na Agroline

Na Agroline você encontra o Kit para 50 protocolos de IATF – DIB Monodose, contendo:

05 pacotes de DIB
01 Frasco de Gonadiol 100 ml
05 Frascos de Lutalyse 30 ml
02 Frascos de ECP 10 ML
03 Frascos de Novormon 16 Doses – 25 ml

Dib Monodose

Novidade no portfólio da Zoetis, o dispositivo intravaginal Dib, que já era sucesso nos protocolos de IATF, agora chega em sua versão de uso único.

dib-0,5-zoetis

O Dib Monodose é um implante com 0,5 gramas de progesterona. É indicado para regulação do ciclo estral, ideal para os programas de inseminação.  Por ser de uso único, o Dib Monodose traz praticidade operacional aos processos, principalmente quando há grande volume de animais sendo trabalhados.

Também é uma boa opção nos casos em que o número de animais do lote supera a quantidade disponível de dispositivos “multidose” e em lotes cujas matrizes parem no final da estação de monta, evitando sobra de dispositivos de uma estação para outra.

Gonadiol

O Gonadiol é uma solução oleosa injetável com concentração de 1mg de benzoato de estradiol/ml.  O benzoato de estradiol é um estrógeno, hormônio esteroide produzido pelo folículo ovariano.

gonadiol

Sua ação exerce um efeito de “feed-back” sobre o hipotálamo (negativo ou positivo, dependendo da fase do ciclo estral), provocando ou suprimindo a liberação de GnRH, hormônio responsável pela liberação das gonadotrofinas (LH e FSH). É indicado na indução e sincronização de cios com dispositivos e implantes de progestágenos ou progesterona. O produto é aplicado antes da aplicação do Dib Monodose e/ou depois de acordo com o protocolo utilizado.

Lutalyse

lutalyseO Lutalyse é formulado com 6,71 mg de dinoprost trometamina. O produto é indicado para controle eficaz sobre duração do cio e sobre a ovulação de vacas ou ciclo estral e tratamento de vacas que apresentam corpo-lúteo funcional mas não expressam o estro (sub-estro ou cio silencioso). Além de ser utilizado no tratamento de metrite crônica ou piometrite,  indução do aborto e indução do parto.

E.C.P.

e.c.p-zoetis

E.C.P. é formulado à base de cipionato de estradiol. É indicado para a correção do anestro, ou seja, a ausência de cio nas vacas. O produto oferece todas as atividades funcionais das substâncias estrógenas naturais, com ação uniforme e profunda.

Novormon

novormon

O Novormon é formulado com gonadotrofina coriônica equina – (eCGPMSG). O produto é indicado para indução da ovulação e supeovulação e sincronização de cios em bovinos púberes e impúberes. Eficaz para facilitar o manejo da inseminação artificial e transplante de embriões. 

Juntos, os produtos do Kit Dib Monodose são eficazes para realizar a IATF em 50 animais. Fale com o médico veterinário de sua confiança para orientar o protocolo.