A pecuária de corte brasileira é caracterizada pela utilização, quase que exclusiva, de pastagem como fonte de alimento para os animais. Entretanto o manejo correto de manutenção das pastagens tem sido negligenciada por parte dos técnicos e pecuaristas. Dessa maneira, ocasionando a redução de produtividade da forrageira e permitindo o surgimento de plantas daninhas.

As plantas daninhas competem por água, luz e nutrientes com a pastagem. Elas promovem a queda da capacidade de suporte do pasto, aumento do tempo de formação ou de recuperação da pastagem. Algumas espécies de plantas podem até provocar ferimentos e ou intoxicação em animais. Além de comprometer a imagem estética da fazenda.

vassoura

O que é e como combater a “vassoura”

O controle de plantas daninhas é um dos principais problemas enfrentados por pecuaristas da região leste do Mato Grosso do Sul. A espécie Sida glaziovii,  é conhecida popularmente como vassoura, vassoura branca, guanxuma branca ou guaxumba.

A vassoura é uma das plantas daninhas de pastagem predominantes. Ela possui maior resistência ao controle químico com uso de herbicidas à base de 2,4 D + picloram em baixas dosagens.

plantas daninhas

É uma planta nativa do Brasil, de ciclo perene, fibrosa, ereta ou sub-prostada, com altura entre 30 a 70 cm. Seu caule e folhas são cobertos por pelos esbranquiçados o que difere das outras espécies.

Sua reprodução ocorre por sementes e suas flores são brancas. Toleram solos ácidos e fracos, sendo muito resistente ao período de seca.

As folhas da vassoura, principalmente no início de desenvolvimento, possuem características de ficarem juntas aos ramos quando se encontram em ambiente de baixa iluminação. Portanto, nesta condição, a aplicação de herbicidas fica prejudicada devido à redução de área exposta para absorção do produto.

Tibet® no controle de plantas daninhas

O herbicida possui a função de cessar o crescimento e provocar a morte dessa planta daninha. A ação corrige o problema e proporciona o desenvolvimento da pastagem. Porém o uso cultural de produtos em subdosagens, por parte de alguns produtores, tem ocasionado surgimento de algumas plantas com maior nível de resistência.

Neste contexto o posicionamento correto com uso de produto e doses adequadas é uma das ferramentas principais para sucesso do controle desta planta daninha.

Recentemente a Agroline Produtos Agropecuários lançou a mais nova tecnologia Nufarm no controle de vassoura. É o produto Tibet®, o guerreiro no controle de plantas daninhas resistentes. Com sua formulação a base de Fluroxipir + Picloran proporciona, com doses reduzidas, um controle eficaz da vassoura. Além de não permitir o rebrote de plantas.

TIBET (1)

Tibet® é um herbicida sistêmico e seletivo. É recomendado para aplicação foliar no controle de plantas daninhas de folhas largas, de porte herbáceo, semi-arbustivo e arbustivo em áreas de pastagem de gramíneas forrageiras. Apresenta alta performance sobre a maioria das plantas daninhas de difícil controle.

Solicite a visita e avaliação técnica de um de nossos supervisores e saiba como realizar o manejo correto da pastagem e como obter um controle eficaz de vassouras e de outras plantas daninhas em sua fazenda. Entre em contato no número (67) 3056-9480 .

01

 

Autor: Eng. Agro. Everton Igor Severino Souza