Você sabia que o Brasil é o maior produtor de soja do mundo?

Segundo o levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento e publicado pela Embrapa, o gigante da América do Sul é referência na cultura da soja, sendo responsável pela produção de 135,409 milhões de toneladas em uma área de 38,502 milhões de hectares.

Assim, percebemos a força do território brasileiro no cultivo de soja, ultrapassando o Estados Unidos da América (que mantinha o título de maior produtor do grão).

De acordo com os dados publicados pela Revista Rural, o Brasil representa cerca de 50% do comércio mundial de soja, liderando a produção e exportação do grão.

Se você faz parte deste meio agrícola de alta relevância, acompanhe este post para relembrar conceitos e tirar dúvidas!

O que é a soja?

A famosa Glycine max é uma planta que faz parte da família Fabaceae – que engloba o feijão, a ervilha e a lentilha. Ela é utilizada na alimentação humana, sendo responsável pela produção de diversos produtos como óleos, farinhas, proteínas, molhos, etc.

No entanto, a soja não é voltada apenas para o mercado alimentício. Isso porque o grão também é aplicado nas indústrias químicas: ele está presente en produções de compostos plásticos, tintas, adesivos, solventes, cosméticos e biodiesel.

E a sua funcionalidade não para por aí! A soja também é muito utilizada na pecuária como uma ótima matéria-prima para rações de diversos animais, já que é rica em minerais como zinco, potássio, cálcio, magnésio e também é fonte de vitaminas B e C.

Agora deu para entender o motivo da soja ser um produto tão comercializado em todo o mundo? As aplicações são muito variadas e eficazes e, independentemente da razão, o grão será responsável por otimizar a produção do produto.

O que significa “cultura de soja”?

Agora que entendemos um pouco mais sobre o feijão-chinês – uma das maneiras de se referir à soja – é hora de compreender o funcionamento do cultivo do grão.

Para contextualizar, “cultura” pode ser um sinônimo de cultivo. Assim, qualquer tipo de produção agrícola pode ser definida com o termo.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível dividir a cultura de duas maneiras distintas: a temporária e a permanente.

Cultura temporária

São cultivos de curta ou média duração. Estipula-se um prazo inferior a um ano para esse tipo de cultura – algumas produções podem ultrapassar o prazo, mas fazem parte da categoria temporária.

Assim, após o período, será necessário um novo plantio para produção. Entre os grãos temporários, estão: soja, feijão, milho e outros.

Cultura permanente

Em contrapartida, as culturas permanentes apresentam um extenso ciclo vegetativo. Alguns cultivos podem durar anos, assim eles possibilitam colheitas contínuas, sem necessidade de novos plantios, como, laranja, cana-de-açúcar, café, maçã, manga, etc.

Assim, a cultura da soja é temporária, pois ela é completa, normalmente, em até 160 dias – do plantio até a colheita. A germinação é considerada rápida – especialmente quando comparada com as culturas permanentes.

Geralmente, a soja é cultivada no método da cultura temporária. Para se aprofundar nesse assunto, confira o nosso post sobre as vantagens de rotacionar as culturas.

Quais são os ciclos da soja?

Para otimizar a produção do grão, os agricultores traçaram as etapas de desenvolvimento da soja. Atualmente, ela é dividida em dois estágios: vegetativa e reprodutiva. Um estudo publicado no repositório da Iowa State University categorizou cada etapa de ambas as fases, sendo:

  • Estágio vegetativo:

Para resumir, essa etapa é a de estruturação da planta. Conforme o crescimento da planta e das suas folhas, ela se prepara para entrar no segundo estágio, o de reprodução.

Estágio Nomenclatura Descrição
VE Emergência Afloração dos cotilédones (a primeira folha de um embrião)
VC Cotilédones Cotilédones abertos, mas sem tocar as bordas
V1 Primeiro nó Primeira folha unifoliolada plenamente formada
V2 Segundo nó Segunda folha unifoliolada plenamente formada
V3 Terceiro nó Terceira folha unifoliolada plenamente formada
Vn Enésimo nó Número de folhas plenamente formadas (podendo ser qualquer número)
  • Estágio reprodutivo:

Já no estágio reprodutivo, é possível classificar o período de florescimento e maturação da planta. O florescimento da planta é feito no R1 e R2. Já em R3 e R4 a vagem, responsável por armazenar a soja, é desenvolvida.

O desenvolvimento do grão é efetuado entre o R5 e R6. Completando o ciclo, R7 e R8 representam a maturação da planta.

Estágio Nomenclatura Descrição
R1 Florescimento Primeiro florescimento no nó da haste principal
R2 Florescimento completo Flor aberta em um dos 2 últimos nós da haste principal com a folha desenvolvida
R3 Formação da vagem Início do processo de formação da vagem em nós da haste principal da folha desenvolvida, apresentando cerca de 5 milímetros de comprimento
R4 Vagem formada Vagem formada em nós da haste principal da folha desenvolvida, apresentando cerca de 2 centímetros de comprimento
R5 Formação do grão Início do processo de formação do grão em nós da haste principal da folha desenvolvida, ele apresenta cerca de 3 milímetros de comprimento
R6 Grão verde Grãos não maturados preenchendo a vagem formada em nós da haste principal da folha desenvolvida
R7 Maturação Vagem desenvolvida, com os grãos formados em nós da haste principal da folha desenvolvida
R8 Maturação completa 95% das vagens com a coloração madura

Quais são as condições para o plantio de soja?

Assim como qualquer cultivo, é imprescindível ter o ambiente preparado para suportar a cultura. Então, confira quais são as condições ideias para o plantio de soja de acordo com o Manual de Segurança e Qualidade para a Cultura da Soja, produzido pela Embrapa:

  • Solo com capacidade de drenagem para água e nutrientes;
  • Temperatura média entre 20º e 30º;
  • Profundidade de plantio entre 3 e 5 cm;
  • Solo com pelo menos 15% de argila;
  • Evitar plantios em áreas com impedimento físico, como afloramento rochoso, pedregosidade, etc;
  • Topografia preferencialmente plana ou suavemente ondulada.
  • Áreas livres de infestações.

Pronto, agora você sabe como funciona a cultura da soja! Não deixe de aprender mais sobre o mundo agropecuário aqui na Agroline. Definitivamente, você vai conseguir aprimorar diversos sistemas que envolvem a sua propriedade!

E caso queira encontrar os melhores utensílios para auxiliar na sua plantação, confira as seções de Fazenda e Casa/Jardim no site da Agroline!