Se você é produtor rural, certamente já deve conhecer a cochonilha, não é mesmo? Esse termo é bastante comum em fazendas – e até mesmo em casas. Mas se você nunca ouviu falar nessa palavra, chegou a hora de saber tudo sobre ela, aqui no Blog da Agroline!

O que é a cochonilha?

O termo refere-se ao Dactylopius coccus, um minúsculo inseto responsável por atacar plantações, causando diversos tipos de prejuízos para o produtor. Somente uma cochonilha não é capaz de causar danos expressivos, já que ela apresenta cerca de 3 a 5 milímetros de comprimento corporal.

Entretanto, esse inseto não anda sozinho. Ele ataca coletivamente folhas, ramos, raízes e até mesmo frutas de diversos tipos de plantas. Assim, quando identificado em grupos, eles podem causar danos severos à produção agrícola de uma propriedade.

A cochonilha faz parte da família Hemiptera. Como explica a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), essa nomenclatura refere-se às asas anteriores dos insetos, que possuem características bem peculiares: metade membranosas e metade coriácea – que remete ao couro.

Por ser da família Hemiptera, a cochonilha está alocada com percevejos, pulgões, barbeiros, baratas d’água e outros. Ou seja, são insetos hemimetábolos – aqueles que, quando jovens, se assemelham às versões adultas.

Quais são os tipos de cochonilha?

O inseto não possui apenas uma tipagem – na verdade, existem diversas. Conheça melhor sobre as particularidades de cada tipo de cochonilha:

Piolho de San José

Também conhecido como Aspidiotus perniciosus, ele possui características próprias: a fêmea é protegida por uma concha, enquanto o macho possui duas asas.

É possível localizá-lo em diferentes plantas, mas o Piolho de San José é encontrado principalmente em árvores frutíferas.

Apesar de ser difícil reconhecê-lo, é possível identificar focos do inseto quando as plantas apresentam partes amareladas e muito próximas de caírem. Já em condições mais severas, esse tipo de cochonilha pode acabar com toda a seiva da planta, matando-a.

Orthezia

A Orthezia praelonga pode ser considerada uma das espécies mais danosas à produção agrícola. Ela pode ser identificada em diversas áreas da planta, do tronco às folhas.

De acordo com o Comunicado Técnico “Principais Cochonilhas dos Citros de Ocorrência em Roraima: Descrição e Controle”, os autores relatam que a efetividade do inseto ocorre pela forma de se alimentar.

A Orthezia suga os nutrientes das plantas, mas antes disso ela insere toxinas responsáveis pelo enfraquecimento do vegetal. O líquido injetado pelo inseto favorece o desenvolvimento da fumagina – condição que dificulta a troca gasosa e a fotossíntese da planta.

Cochonilha Branca

A famosa Planococcus citri é caracterizada por ser branca como algodão e carecida do casco protetor. Você certamente já se deparou com ela, pois essa praga pode afetar diversos tipos de plantios: ananás, goiabeiras, macieiras, pessegueiros e muitos outros.

Assim como seus familiares, a cochonilha branca causa danos por meio da sucção de seiva. Além disso, ela expele um fluido doce que acarreta o aparecimento de formigas – ocasionando a fumagina, da mesma maneira que a Orthezia. Então, ela também pode ser a responsável por causar a aniquilação do vegetal.

Se as formigas estão interferindo na sua plantação, você pode conferir o post “Como acabar com formigas“!

Como reconhecer uma infestação por cochonilha?

Como existem diversos tipos de cochonilha, é praticamente impossível mencionar as características de cada uma delas aqui. Contudo, não vamos deixar de te ajudar.

Apesar de alguns tipos serem visíveis, como a Planococcus citri, outros insetos podem ser mais complicados de identificar. Então, saiba como encontrar a praga na maioria dos casos:

Procure embaixo de folhas e em possíveis fendas, como os eixos do vegetal. A recognição pode ser um pouco complicada quando há apenas fêmeas desenvolvidas nas plantas, uma vez que elas são minúsculas.

Entretanto, nos estágios reprodutivos da praga, é mais fácil reconhecer, pois os ovos se alastram nas regiões infectadas, proporcionando mais visibilidade à região.

É possível eliminar a cochonilha?

Sim! Felizmente, é possível controlar a infestação. Assim como outras pragas, a cochonilha pode ser eliminada com inseticidas.

Entretanto, é fundamental sempre ter em mente que a infestação pode atingir diversas partes da planta. Então, é possível que, mesmo após a aplicação, alguns ovos podem ser eclodidos futuramente.

Dessa forma, torna-se essencial realizar uma nova aplicação do veneno para controlar os insetos que serão prejudiciais em um futuro próximo. Uma boa forma de aplicar é durante um mês inteiro, com aplicações feitas três vezes de 10 em 10 dias.

Assim, você estará garantindo que a sua plantação não seja danificada pela cochonilha a curto e longo prazo.

É possível combater o inseto com veneno natural?

Se você não gosta de aplicar compostos químicos em sua plantação, ainda sim é possível destruir a cochonilha. De acordo com a EMBRAPA, existem combinações naturais que agem efetivamente no controle do inseto.

Uma delas é a junção de calda de pimenta do reino, alho e sabão. Confira a receita:

Ingredientes

  • 100 g de pimenta do reino moída
  • 100 g de alho
  • 50 g de sabão neutro
  • 2 litros de álcool
  • 2 litros de água

Modo de preparo

  1. Aloque toda a pimenta do reino moída e 1 litro de álcool em um recipiente de vidro com tampa. E deixe a mistura descansar por cerca de uma semana;
  2. Faça o mesmo para o alho, mas em outro recipiente;
  3. Antes da aplicação, dissolva os 50 gramas de sabão neutro em 1 litro de água quente;
  4. Coe os extratos e depois coloque 20 ml do extrato de pimenta e 10 ml de alho e 100 mL da solução de sabão neutro em um pulverizador;
  5. Complete o volume com água para 2 litros.

Com a combinação em mãos, é só exterminar os insetos. Além de ser eficaz contra a cochonilha, a mistura também é efetiva contra pulgões e ácaros que podem afetar hortaliças, solanáceas, flores e claro as frutíferas.

Aconselhamos realizar múltiplas aplicações para se certificar de que todos os insetos serão mortos. Porém, é necessário esperar um período de 5 dias entre a última aplicação e a colheita.

E então, gostou de saber mais sobre a cochonilha? Aproveite para conferir outros assuntos em nosso blog! Por aqui, você encontra diversos assuntos que vão desde dicas de plantação até curiosidades sobre o universo rural, como a história da raça Charolês.

Com certeza você vai adorar acompanhar o nosso blog. Não perca a oportunidade, informação é com a Agroline!