Quem trabalha com gado leiteiro, ordenha e laticínios sabe que para garantir a alta qualidade do leite é necessário tomar inúmeros cuidados. Um deles é o cuidado com a higienização. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a limpeza de ordenhadeiras. Conheça a linha de desincrustantes da Weizur.

Cada vez mais, os produtores de leite tem percebido a necessidade de melhorar a qualidade do leite. Com as exigências do consumidor, o cuidado com as vacas leiteiras tem se tornado cada vez maior.

Entre os fatores que afetam diretamente a produção do leite, está a ordenha e principalmente os cuidados com a limpeza de ordenhadeiras.  Problemas com a rotina de limpeza podem influenciar os parâmetros da produção e causar grandes prejuízos.

Como realizar a limpeza de ordenhadeiras?

Uma das formas mais eficazes e indicadas para a higienização do maquinário da ordenha é um sistema chamado CIP. Mas o que significa isso? CIP é a sigla para Clean in Place que em inglês significa limpeza no local. O CIP é um processo de limpeza que realiza a circulação e recirculação de detergentes e soluções.  São realizados vários ciclos de lavagem para garantir 100% da limpeza em todo o interior dos maquinários e reservatórios através da remoção de resíduos do leite e possíveis bactérias que se acumulam.

Quais produtos usar na limpeza?

No processo de limpeza de ordenhadeiras, além da ação mecânica da água, nos enxágues, é importante também o uso de produtos químicos, ácidos e alcalinos.  Os alcalinos são o que promovem a remoção dos compostos orgânicos, como a gordura do leite, nas superfícies dos equipamentos. Já os ácidos tem como função converter os minerais insolúveis presentes nos resíduos, como o cálcio, pedra do leite e albumina, em minerais solúveis. Assim facilita a remoção no enxague.

Conheça os produtos da Weizur

Aqui na Agroline você encontra os melhores produtos para sua produção de leite, inclusive os desincrustante da Weizur.

A Weizur é uma empresa que, há mais de 20 anos, fornece o que há de mais avançado em soluções para o produtor pecuarista leiteiro.

A-500 premium

O A-500 Premium é um desincrustante ácido que elimina sedimentações de minerais, cálcio, pedra do leite e albumina. Especialmente formulado para uso em circuitos fechados (CIP). Formulado com Ácido fosfórico 18,4%.

 

a-500-premium-weizur
A-500 Premium – Desincrustante Ácido

É recomendado para equipamentos de ordenha, resfriadores de leite, mantegueira de aço, moldes de queijo, tanques de transporte e outros circuitos fechados. Não agride o inox ou material sintético.

S-100

O S-100 é um desincrustante alcalino clorado. É um detergente com alto poder desengordurante e muito solúvel em água. Formulado com Hidróxido de Sódio 12,5%.

S-100-Weizur
S-100 – Desincrustante alcalino

Foi desenvolvido para limpeza CIP de ordenhadeiras, pasteurizadores, equipamentos e utensílios, ambientes em geral na indústria alimentícia.

Veja também:

Além da limpeza de ordenhadeiras, uma outra questão importante é a higienização dos tetos da vaca. Para isso a Weizur tem o Dermasoft 2,5%. É uma solução de limpeza e higienização de uso tópico. Produto com excelente custo benefício em propriedades leiteiras, utilizados pós ordenha.

dermasoft-2,5
Dermasoft 2,5 %- Selador Para Tetos

Antisséptico para tetos de vacas leiteiras pós-ordenha, contra cepas sensíveis de Salmonella choleraesuis, Staphyloccus aureus, Escherichia coli, Pseudomonos aeruginosa, Klebsiella pneumoniae e Streptoccus pyogenes. Para desinfecção após ordenha, do conduto galactóforo e anexos e pele das tetas pelo método de selamento por mergulho das tetas.