O Compost Barn é um sistema de espaço físico (geralmente, elaborado em galpões de compostagem) criado para acomodar vacas leiteiras. Neste sistema, as camas podem ser forradas com diversos materiais, sendo os mais comuns a serragem ou maravalha. Sua adesão em propriedades pode proporcionar mais conforto ao animal, facilidade no manejo e mais produtividade.

Esse tipo de confinamento pode ser um aliado para pecuaristas que buscam aumentar a produção de leite em vacas, uma vez que o sistema seja feito atendendo todas as necessidades de bem-estar animal — e claro, que todos os detalhes por trás da sua construção sejam realizados.

Se você tem interesse em saber quais são eles, aqui é o lugar certo. Continue rolando a tela e tire todas as suas dúvidas sobre o Compost Barn!

O que é o sistema de Compost Barn?

O nome, que vem do inglês e que significa “estábulo de compostagem”, se refere a um sistema de confinamento onde as vacas podem caminhar, descansar e se exercitar dentro de um espaço determinado. Em outras palavras, neste sistema o criador pode aumentar o rendimento por meio do bem-estar animal.

Segundo uma matéria da Fundação Roge, o estresse pode ser um fator primordial para a baixa produção de leite em ruminantes. Devido ao estresse excessivo, os animais podem passar a comer cerca de 30% a menos da quantidade de ração indicada na tabela nutricional para vaca-leiteira. Esse é um impacto que pode afetar a produção de leite, causando a entrada agitada na sala de ordenha e a perda de escore corporal.

adubo para plantas

Por isso, o Compost Barn se mostra um sistema promissor que busca oferecer mais conforto aos animais. Além de garantir a compostagem do material da cama que, consequentemente, diminui custos de implantação e manutenção. Isso possibilita a destinação correta dos dejetos orgânicos e o aumento na produção leiteira.

Quais são os benefícios do Compost Barn?

O Compost Barn é um sistema que pode trazer inúmeras vantagens para quem busca melhorar a produção e a qualidade do leite. Obviamente isso tem custo, requerendo cuidados com a estrutura e outros investimentos que, se feitos da forma correta, podem oferecer um excelente retorno lucrativo para o criador.

Um estudo do curso de agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina observou durante um determinado tempo a instalação e operação de um sistema Compost Barn. A conclusão da pesquisa aponta que há uma melhora de aproximadamente 11% na produtividade do rebanho leiteiro e de 34% na receita bruta total anual, considerando um período de 10 anos (2020 a 2029).

Compost Bar

Confira a seguir as principais vantagens do sistema Compost Barn:

  • Qualidade do leite: com um controle maior do ambiente e de patologias, o sistema imunológico dos animais melhora consideravelmente, aumentando a qualidade do produto final;
  • Higiene: a compostagem dos dejetos orgânicos (fezes e urina) é facilmente controlada. Isso facilita o manejo, a manutenção e a diminuição de contaminações;
  • Controle de patologias: em um ambiente controlado, é possível impedir a proliferação de parasitas que se reproduzem em ambiente externo;
  • Amplo espaço para os animais: no sistema Compost Barn, as vacas podem caminhar ou se deitar livremente. O solo é confortável, o que reduz a probabilidade de problemas nos cascos.

Quais são as desvantagens do sistema Compost Barn?

Com tantas vantagens, é difícil acreditar que existam desvantagens no sistema Compost Barn, mas elas existem! Os principais problemas e limitações estão relacionados ao custo de operação e ao manejo da cama.

  • Manejo da cama: o substrato no sistema Compost Barn precisa de atenção diária. É preciso estar atento à umidade e à temperatura, onde de tempos em tempos é necessário fazer a troca, o que pode ter um custo elevado;
  • Custo energético: para manter o ambiente em temperaturas ideais, é essencial ter ventiladores para resfriar as vacas e o solo. O custo energético mensal pode ser um pouco caro;
  • Espaço disponível: para oferecer o mínimo de bem-estar animal, é preciso que cada ruminante tenha 12 m², o que pode ser desafiador para fazendas com muitas cabeças de gado;
  • Processo de compostagem: em regiões com clima frio e úmido, torna-se mais difícil realizar o processo de compostagem.

Qual é melhor Free Stall ou Compost Barn?

Primeiramente, é preciso entender que os dois sistemas podem proporcionar excelentes resultados na produção de leite. Não à toa, é preciso ter capacitação e mão de obra constante para garantir um bom funcionamento. No entanto, existem alguns diferenciais que precisam ser analisados com calma, até porque o modo operante dos dois sistemas conta com diferenças consideráveis.

Confira alguns tópicos importantes para você decidir:

Padrão de gado

Se você trabalha com vacas de produção leiteira que seguem um determinado padrão, o modelo Free Stall pode ser uma opção viável, pois os cochos são únicos e feitos em um padrão específico. Ao colocar um animal de um padrão diferente, o mesmo poderá ficar atravessado no cocho ou em outra posição desfavorável.

Por outro lado, o sistema Compost Barn é diferente, pois o espaço disponível para o gado é único em um padrão que oferece amplo espaço para o gado caminhar ou deitar, atendendo a diferentes padrões: novilhas, bezerras, vacas secas e vacas em lactação.

Segurança microbiológica

Outro ponto importante que precisa ser analisado é o nível de segurança microbiológica. No Compost Barn, a cama é feita de material orgânico, que permite uma maior propagação de bactérias. Bactérias essas que podem causar a temida mastite e outras doenças em bovinos. Por isso, o manejo da cama nesse sistema precisa ser redobrado.

O Free Stall, em contrapartida, conta com uma segurança microbiológica maior, devido à sua forragem em areia, que diferente de outros materiais, não oferece um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Manejo de dejetos

Nesse quesito, o sistema Compost Barn leva a melhor. Enquanto o modelo Free Stall necessita de um trabalho mais difícil para fazer a retirada dos estercos, onde geralmente precisa ser realizada todos os dias. Existem vários sistemas de limpeza no Free Stall, entre eles o sistema de raspagem, lavagem e o flushing.

O Compost, por outro lado, o material retirado da cama do Compost Barn pode ser utilizado como adubo para lavouras, podendo até mesmo oferecer uma renda extra para pecuaristas.

A escolha entre os dois confinamentos pode depender das prioridades que você possui, é possível considerar diversos fatores como bem-estar animal, higiene, controle de pragas, espaço disponível, entre outros. Olhar cada benefício e malefício entre os dois sistemas pode te auxiliar a encontrar aquele que atenderá suas expectativas.

Leia também: Quais são os diferentes tipos de ordenha e como diferenciá-los?


De maneira geral, o Compost Barn é uma ferramenta que mostra que a produtividade e o bem-estar animal podem andar lado a lado. Continue navegando em nosso blog e conheça outros sistemas e conteúdos relevantes sobre manejo de pragas, produtos veterinários e muito mais.

As bicheiras podem ser motivo de grande incômodo por parte dos animais e de pecuaristas, afinal, essa praga pode ser proliferadora de inúmeras doenças que afetam a produção leiteira. Conheça as principais causas, tratamentos e produtos indicados!

Até a próxima!